Ainda que haja serviços profissionais para limpeza de ar-condicionado, o próprio usuário pode – e deve – manter o filtro do equipamento em dia

Limpeza de ar-condicionado: quando e como realizá-la?

Tanto em épocas de frio quanto de calor, um bom ar-condicionado sempre ajuda a manter o conforto térmico em casa. Porém, é certamente no verão que o uso desse equipamento ocorre de forma mais intensa e contínua. Ao mesmo tempo em que ameniza a temperatura, ele garante a boa circulação do ar em todo o espaço. Por isso, mantê-lo devidamente higienizado é fundamental para proteger a saúde de quem o utiliza. Consequentemente, pode ser de grande valia chamar um serviço profissional de limpeza de ar-condicionado de tempos em tempos. Mas, independentemente disso, é essencial manter devidamente higienizados os filtros do aparelho. No artigo de hoje, a H.Lar traz dicas para quem ainda tem dúvidas sobre a frequência ideal desses procedimentos.

 

LIMPEZA DE AR-CONDICIONADO

Quando se fala em limpeza de ar-condicionado, há cuidados que precisam ser observados semanalmente, enquanto outros podem ser mais espaçados. A seguir, explicamos quais as providências a se tomar nos intervalos semanal, semestral e anual. Confira:

SEMANAL

A limpeza semanal é bem simples de ser feita. Antes de tudo, não se esqueça de tirar o aparelho da tomada. Afinal, mesmo quando desligado, um equipamento conectado à rede elétrica pode oferecer risco de choque elétrico. Depois, remova a base frontal, passando um pano levemente umedecido, retire o filtro e lave-o com água morna. Deixe secar à sombra e, quando totalmente seco, recoloque-o no aparelho.

SEMESTRAL

Para a limpeza de ar-condicionado semestral, você precisará chamar um técnico especializado. Afinal, é hora de substituir o carvão ativado – tarefa que demanda um conhecimento mais profundo do aparelho. Contudo, é importante analisar com qual regularidade você utiliza o equipamento, bem com os níveis de poluição da sua cidade. Dependendo dessas variáveis, pode ser necessário encurtar a periodicidade da manutenção, com limpezas até mesmo mensais.

ANUAL

Uma vez por ano, recomenda-se ainda a realização de uma limpeza de ar-condicionado profissional completa. Neste caso, o técnico fará uma verificação completa do sistema, checando itens como o isolamento e a tubulação. Além disso, o equipamento pode ser parcialmente desmontado para higienização das partes interna e externa.

 

Ignorar os procedimentos de limpeza de ar-condicionado pode acarretar diversas situações indesejadas. Além de consumir mais energia elétrica e ter sua vida útil encurtada, um aparelho sujo facilita a proliferação de micro-organismos. Dessa forma, pode agravar ou servir de gatilho para processos alérgicos e infecciosos.

 

Foto: iStock/m-gucci