Por que é importante pensar a iluminação do quarto infantil?
Além do seu objetivo prático, a iluminação pode estimular diferentes sensações nas pessoas. Aliás, você já deve ter reparado que a iluminação de cozinhas e ambientes de trabalho são geralmente brancas ou azuladas. De fato, a psicologia das cores explica que tons frios transmitem a sensação de atenção e agilidade. Logo, planejar a iluminação do quarto infantil é também escolher quais emoções você quer que a criança sinta.
A ILUMINAÇÃO DO QUARTO INFANTIL
Nessa etapa tão delicada e importante da vida, nada é mero detalhe. Nesse sentido, uma luz inadequada pode causar alterações no sono, impactando o desenvolvimento e a própria disposição da criança. Por isso, confira abaixo o que é necessário para que a iluminação do quarto infantil seja funcional, confortável e acolhedora.
LUZ NATURAL: SEMPRE BEM-VINDA
A primeira característica de um quarto saudável, seja para crianças ou adultos, é a presença da luz natural. Portanto, deixe entrar o máximo de luminosidade durante o dia para aproveitar todos seus benefícios – que vão da saúde à economia de energia. Uma dica para os dias mais quentes é optar por cortinas leves e finas para diminuir a intensidade do sol.
TEMPERATURA DA LUZ
Diferentemente da recomendação para locais como cozinhas e locais de trabalho, no quarto a iluminação precisa acalmar e relaxar. Dessa forma, o indicado é usar sempre a luz amarela, priorizando lâmpadas com temperatura de cor de 2700K a 3000K. Isso porque essas tonalidades ajudam a tornar o ambiente claro e aconchegante ao mesmo tempo.
TIPOS DE ILUMINAÇÃO
A iluminação indireta é a melhor para o quarto infantil, distribuindo-se igualmente pelo espaço e não agredindo os olhos. Para conseguir esse efeito, a luz precisa refletir primeiro numa superfície para, então, atingir o local pretendido. Contudo, para crianças maiores, a luz direta também pode ser utilizada em luminárias de mesa e pontos específicos.
ILUMINAÇÃO DECORATIVA
Que tal usar a iluminação para deixar o quarto mais divertido? Para tanto, invista em luzes coloridas, com desenhos, formatos ou enfeites iluminados. Inclusive, você pode combinar a iluminação com o resto da decoração para criar um quarto temático. Dependendo da faixa etária da criança, ela pode participar dessas escolhas, explorando sua criatividade e personalidade.
ILUMINAÇÃO PARA QUARTO DE BEBÊ
Principalmente nos primeiros meses de vida, os sentidos do bebê ainda são muito frágeis, pedindo o dobro de atenção. Aliás, durante a amamentação, por exemplo, as melhores opções para iluminar o quarto são os abajures com cúpula ou as arandelas (luminárias de parede). Melhor ainda se vierem com dimmer para regular a intensidade da luz conforme a necessidade e os horários.
Agora que você entendeu mais sobre a importância da iluminação, veja também como o quarto montessoriano propõe mais autonomia para as crianças. E se você curtiu essas dicas, continue acompanhando o nosso blog, que traz novidades toda semana!