Felicidade: como ser positivo e constante ao longo da vida
Embora estejamos vivendo um recente contexto pós-pandemia, o cenário ainda não inspira total tranquilidade. Ao mesmo tempo em que houve uma melhora graças à vacinação em massa, fomos surpreendidos pela guerra na Ucrânia. E a pergunta para momentos como esses é: como ser positivo em meio a tantos acontecimentos negativos? Mesmo que esse conflito entre países seja internacional, ainda existe o medo de talvez viver essa situação em algum futuro. Além disso, é perfeitamente natural se preocupar com outras tantas mazelas que atingem o Brasil.
COMO SER POSITIVO EM 5 PASSOS
Permanecer otimista não se trata de ignorar a realidade, visto que isso representaria a chamada “positividade tóxica”. Afinal, ser uma pessoa positiva não significa desconsiderar circunstâncias desfavoráveis, mas as enfrentar, buscando soluções. Se você quer descobrir como manter a positividade mesmo em momentos críticos, confira as dicas a seguir!
1. ESCOLHA PENSAR POSITIVO
Todos passam por situações difíceis na vida, isso é fato. Mas a diferença entre o otimista e o pessimista nessas ocasiões está na forma de encarar as dificuldades. Portanto, se pode dizer que adotar uma postura positiva é, pelo menos em parte, uma questão de escolha. Certamente não se trata um hábito simples de se adquirir, mas é claramente possível desenvolvê-lo. Para tanto, a receita é treinar seus pensamentos quando for confrontado(a) por acontecimentos ruins. Ou seja: trocar o ponto de vista negativo pelo positivo.
2. EVITE RECLAMAR
A reclamação tornou-se algo tão comum que já foi incorporada como um comportamento habitual pela maioria das pessoas. Como resultado, há queixas para todos os assuntos: trabalho, família, trânsito, clima… E, sem notar, você passou o dia inteiro irritado(a) e descontente por tudo que não correspondeu às expectativas. Afinal, não temos controle sobre os acontecimentos e as pessoas, mas podemos controlar a forma como reagimos. Por isso é importante abrir espaço para a decepção e aceitar que nem tudo irá acontecer da forma como queremos.
3. DEFINA METAS
Estabelecer objetivos significa ter uma perspectiva positiva – seja para um futuro próximo ou mais distante. Assim, você mantém a energia ativa e a motivação com seus projetos. Conforme essas metas vão sendo alcançadas, aumentam as sensações de autoconfiança e realização, gerando mais otimismo em relação a vida. Porém, esses objetivos não precisam ser grandiosos. Afinal, por si só, o fato de ter propósitos para alcançar gera motivação e bem-estar independentemente de quais eles sejam.
4. CULTIVE A GRATIDÃO
Ser grato é reconhecer todas as coisas boas do presente, desde os pequenos aspectos até os maiores. Praticar esse exercício de reconhecimento é tomar consciência das qualidades, dos pontos positivos do momento atual. Por isso que muitos psicólogos indicam a dinâmica de diariamente fazer uma pequena lista daquilo que se é grato. Desse modo, mesmo enfrentando uma circunstância difícil, consegue-se perceber as partes positivas e como ainda há coisas boas acontecendo.
5. APRENDA O VALOR DO PRESENTE
Principalmente nos dias de hoje, estar presente é uma habilidade que poucos dominam. A importância de viver no agora é libertar-se da culpa e da raiva do passado e da ansiedade do futuro. Visto que o passado não volta e todo ser humano é passível de erro, cobrar falhas rigorosamente é gastar energia. Portanto, liberte a si mesmo e aos outros, transformando a cobrança em perdão. Da mesma forma, não se angustie em relação ao futuro, projetando possíveis situações que talvez nunca ocorram.
O otimismo traz benefícios tanto para a saúde mental quanto para a saúde física. Manter uma atitude positiva mesmo diante de cenários difíceis, reduz chances de depressão e até o risco de doenças cardíacas. Então, mesmo quando parece impossível ser positivo, assumir uma posição de esperança é zelar pelo seu bem-estar. E, por consequência, é essa tranquilidade o primeiro passo no caminho à solução.
Foto: iStock/fizkes