Vamos desvendar os segredos da Monstera e mostrar como você pode transformar sua casa em um paraíso tropical com a planta que é unanimidade na decoração de interiores.

Saiba como cuidar da Monstera e invista na decoração do lar

O conceito de urban jungle cresceu nos últimos anos e vem sendo cada vez mais utilizado na decoração. Nesse sentido, a Monstera é uma das plantas mais populares para compor ambientes internos e externos. Pois além de sua beleza e estilo único, essa é uma planta fácil de cuidar. Mas, se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, siga as dicas da H. Lar!

 

APRENDA A CUIDAR DA SUA MONSTERA

A Monstera é uma planta de fácil manutenção, mas requer alguns cuidados para que possa crescer saudável. O primeiro passo é colocá-la em um lugar bem iluminado. Porém, cuide para que ela não receba luz solar direta, que pode queimar suas folhas. Ao preparar a terra, lembre-se que ela prefere solos bem drenados e levemente ácidos. Então fique atento à mistura utilizada.

Por ser uma planta tropical de áreas úmidas da América Central e do Sul, a Monstera gosta de umidade. Por isso, o ideal é borrifar água diariamente em suas folhas. A rega, no entanto, deve ocorrer apenas quando o solo estiver seco. Observe a quantidade de água utilizada, pois a planta não tolera água acumulada no fundo do vaso, o que pode levar ao apodrecimento de suas raízes.

 

PARA ANOTAR E NÃO ESQUECER

Luminosidade: a Monstera gosta de ficar em locais bem iluminados, porém, não tolera a incidência direta de sol. Assim, coloque-a em ambientes claros, com amplas aberturas, ou em áreas sombreadas do jardim, evitando que a luz solar seja direcionada para suas folhas.

Rega: essa planta gosta muito de umidade, porém, não aceita solos encharcados. Logo, a dica é borrifar água diariamente em suas folhas e realizar a rega somente quando o solo estiver seco. No verão, isso pode ocorrer duas vezes na semana. Já no inverno, apenas uma vez. Para ter certeza, antes de regar, finque um palito na terra e observe: se sair seco, é hora de regar. Caso saia úmido, aguarde mais um dia.

Solo: embora fertilizantes e adubo sejam importantes para o desenvolvimento da planta, cuide para não os colocar em excesso, pois isso pode prejudicar o crescimento saudável. Além disso, lembre-se que a Monstera não suporta solos encharcados, então evite excesso de água.

Mas atenção! A Monstera é uma planta tóxica. Então, procure mantê-la longe de crianças e animais de estimação e utilize luvas para manuseá-la.

 

CONHEÇA OS TIPOS DE MONSTERA

A Monstera possui diferentes espécies e cada uma delas tem características únicas. A mais conhecida é a Monstera Deliciosa – popularmente chamada de Costela de Adão. Suas folhas são grandes, podendo chegar a 90 centímetros de diâmetro. Esse tipo é o mais utilizado na decoração de interiores.

Outra variedade é a Monstera Adansonii, com pequenas folhas em formato de coração. O que pouca gente sabe é que essa espécie possui um fruto comestível extremamente aromático, que remete ao perfume do abacaxi. Uma dica interessante é a possibilidade de cultivá-la em vasos suspensos, afinal, de acordo com o tipo de plantio, suas folhas crescem de forma pendente. Já a Monstera Obliqua tem perfurações maiores em relação às folhas, o que a torna mais imponente.

Um pouco diferente, a Monstera Variegata possui uma coloração única, com folhas que variam entre nuances de verde, quase chegando ao branco. Isso ocorre devido à clorofila que está presente em menor quantidade. No entanto, vale lembrar que essa espécie precisa de bastante luz para se desenvolver plenamente.

 

COMO FAZER A MONSTERA CRESCER?

Uma dúvida comum é em relação a melhor forma de fazê-la crescer. Para que isso ocorra, o ideal é utilizar um suporte adequado, como uma treliça ou vara, que servirá de condutor para o crescimento vertical da planta.

Mas, claro, para que a Monstera cresça de forma saudável, é necessário manter a rega em dia, cuidar da luminosidade e preparar o solo com fertilizantes. Cuide para não exagerar e observe a quantidade de adubo utilizada. Regularmente, fique atento ao visual da planta, a fim de detectar infestações de pragas ou sinais de doença. Caso identifique qualquer anormalidade, trate-a imediatamente para evitar que se espalhe para outras partes.

E então, gostou das nossas dicas? Como vimos até aqui, a Monstera é uma planta fácil de cuidar e que ajuda a deixar os ambientes ainda mais bonitos e charmosos. Para completar sua decoração, aproveite para conferir as novidades no blog da H.Lar.

 

Foto: iStock/franz12