Veja algumas dicas de atividades lúdicas para aproveitar o feriado do Dia das Crianças em família com muita diversão e troca de experiências

Dia das Crianças: brincadeiras que estimulam a socialização

Mais do que presentear, o Dia das Crianças é um importante momento de refletir sobre a valorização da infância. Aliás, tanto em relação à proteção e aos cuidados básicos quanto ao desenvolvimento e ao próprio afeto dedicado aos pequenos. Portanto, que tal dedicar o feriado de 12 de outubro para realizar atividades de lazer, diversão e aprendizado em família? Afinal, por meio de brincadeiras e dinâmicas em grupo, é possível estimular a interação e a socialização das crianças. Inclusive, ambas as áreas merecem ainda mais atenção depois do período de isolamento social devido à pandemia. Assim, confira a seguir algumas opções de brincadeiras para aproveitar o Dia das Crianças em casa.

 

APRENDENDO NO DIA DAS CRIANÇAS

Diferentemente de outros comportamentos, a socialização infantil é um hábito aprendido pelas crianças durante a interação com os adultos. Por isso, envolver a família em atividades lúdicas é uma das melhores maneiras de estimular relações saudáveis entre os pequenos. Por exemplo: ao propor jogos de colaboração, é possível ensiná-los sobre empatia e solidariedade. Enquanto isso, brincadeiras em que cada participante tem sua vez demonstram a importância de respeitar o espaço do outro. Ao mesmo tempo, dinâmicas como “siga o mestre” ajudam a incentivar a socialização, a memória e a imaginação.

 

JOGOS COOPERATIVOS

Quando os jogos são do tipo cooperativo, todo o mundo sai ganhando. Afinal, eles representam uma forma divertida de ensinar as crianças sobre convivência em grupo, colaboração e cooperação. Para isso, é possível programar brincadeiras como bola no lençol e história coletiva.

Para o jogo da bola no lençol, você precisa de uma bola, um lençol e pelos menos quatro participantes. Então, os jogadores ficam em volta do lençol, segurando-o aberto e esticado. Em seguida, a bola é colocada no centro, e todos devem sacudir o lençol para cima e para baixo. Dessa forma, o desafio será cooperar nos movimentos para que a bola não caia no chão.

Já se a ideia é promover uma atividade que não dependa de muito espaço, a história coletiva é ideal. Afinal, basta reunir a família ou os amigos numa roda e dar início à criação de uma história. Porém, em determinado momento, ela deve ser interrompida e continuada por outra pessoa, com suas próprias ideias. Além disso, alguém pode ficar encarregado de escrever ou gravar tudo o que é dito. Assim, a criação conjunta pode ser apresentada mais de uma vez!

 

FÁBRICA DE RECICLAGEM

Muitas vezes, a ideia de criar o próprio brinquedo já é a melhor parte da brincadeira. Mas, ao incentivar o reaproveitamento de materiais para dar um novo uso às coisas, também é possível trabalhar a sustentabilidade. Nesse sentido, vale usar rolhas e tintas para criar carimbos ou garrafas pet para fazer um jogo de boliche. Também dá para usar latas e garrafas para criar instrumentos musicais ou criar um jogo de futebol de mesa com uma caixa de sapato, palitos de churrasco e prendedores de roupa.

 

DIVERSÃO COM PROPÓSITO DE COMUNIDADE

Outra proposta interessante para o Dia das Crianças é envolver os pequenos em ações e projetos sociais. Para isso, basta reunir alguns brinquedos em bom estado para trabalhar o desapego e a solidariedade. Ao mesmo tempo, você pode inspirar a criança a liderar uma arrecadação com a família ou na vizinhança. Pode ser de roupas, de alimentos ou materiais de higiene, por exemplo. Depois, basta eleger alguma entidade ou grupo de pessoas em vulnerabilidade social e realizar as entregas. Com isso, além de beneficiar o próximo, você ajudará a desenvolver o espírito solidário nas crianças. Sobretudo ao permitir que elas participem de todas as etapas do processo.

 

De volta ao lar, também é possível investir em jogos de tabuleiro e sessões de cinema na sala. Depois de toda a diversão, aliás, é importante envolver as crianças na reorganização dos brinquedos. Para isso, basta seguir algumas dicas para tornar a tarefa rápida, simples, prática e, ao mesmo tempo, educativa. 🙂

Feliz Dia das Crianças!

 

Foto: iStock/jacoblund