Confira o comparativo entre os dois aparelhos e descubra se o seu imóvel é mais adequado para o uso de ventilador ou ar-condicionado

Ventilador ou ar-condicionado: qual o melhor para sua casa?

Úmido, abafado e muito quente: assim costuma ser o verão para quem mora no Vale dos Sinos. Consequentemente, para amenizar o calor dentro de casa, o jeito é recorrer a um ventilador ou ar-condicionado. Mas qual desses aparelhos é a melhor opção?

A resposta a essa pergunta, na verdade, vai depender de uma série de fatores. Afinal, ambos os equipamentos têm seus prós e contras. O ar-condicionado, por exemplo, é ótimo para resfriar os ambientes, mas gera aumento significativo na conta de luz. Já o ventilador é econômico, porém pode não ser suficiente em dias de calor extremo.

Assim, para escolher qual o mais adequado para sua casa, o melhor é conhecer melhor essas vantagens e desvantagens. Aliás, é exatamente isso que a H. Lar preparou para você no post de hoje! Confira a seguir:

 

PRÓS E CONTRAS DE CADA UM

Elencamos as principais vantagens e desvantagens de ambos os aparelhos, junto a uma breve descrição de seus funcionamentos. De posse dessas informações, certamente ficará muito mais fácil tomar a decisão de investir em um ou no outro.

 

VENTILADOR

Sua função é produzir vento através da rápida movimentação do ar. Assim, o ventilador consegue gerar certa sensação de frescor dentro da área de cobertura. Pode ser usado em ambientes fechados, mas se torna mais eficiente se houver uma abertura que permita a renovação do ar.

VANTAGENS:
  • Possui diferentes tamanhos e modelos, como os ventiladores de teto ou de pedestal;
  • No caso dos modelos portáteis, um mesmo aparelho pode ser usado em diversos cômodos;
  • O valor de aquisição é baixo, bem como o consumo de energia elétrica.
DESVANTAGENS:
  • Como o ventilador apenas movimenta o ar (em vez de resfriá-lo), é menos eficiente em dias de calor intenso;
  • Os ambientes precisam estar limpos. Pois, do contrário, o vento levantará muito pó, podendo desencadear crises de alergia;
  • Dependendo do modelo e da potência, o ventilador também pode ser fonte de bastante ruído.

 

AR-CONDICIONADO

Mais complexo, o ar-condicionado utiliza um sistema de gás pressurizado em serpentinas para resfriar o ar quente. Assim, consegue de fato baixar a temperatura do ar dentro dos ambientes. Mas, para melhor eficiência, deve ser usado em peças fechadas.

VANTAGENS:
  • Resolve o problema do calor mesmo em dias muito quentes;
  • Pode ser programado para temperaturas específicas e até integrado a soluções de automação residencial;
  • Vários modelos possuem opções de filtragem e purificação do ar.
DESVANTAGENS:
  • O preço de aquisição, instalação e manutenção de um ar-condicionado pode ser alto;
  • Aumenta bastante o consumo de energia elétrica;
  • Resseca o ar do ambiente, podendo desencadear problemas respiratórios.

 

ENTÃO, QUAL O MELHOR?

Como você pode ver, isso depende muito da configuração dos seus ambientes e de suas preferências. Em apartamentos pequenos, o ar-condicionado geralmente é uma ótima opção. Afinal, apenas um aparelho consegue resfriar praticamente todo o imóvel. Já em casas e apartamentos maiores, podem ser necessárias várias unidades, elevando os custos de aquisição, instalação e manutenção.

Assim, uma boa ideia pode ser fazer uso conjunto dos dois equipamentos. Ou seja, faça a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas, no dia a dia, dê preferência ao uso do ventilador. Dessa forma, você evita sustos com a conta de luz e, ao mesmo tempo, se refresca nos dias mais quentes! 🙂

 

Foto: iStock/archideaphoto