Saiba como deixar um apartamento grande aconchegante

Acolhimento, amparo, conforto… um ambiente aconchegante é o que todos buscam ao decorar o próprio imóvel. Por mais que a palavra “aconchegante” lembre ambientes pequenos, é possível deixar um apartamento grande bem aconchegante. Tem dúvidas sobre como fazer isso? A H.Lar separou algumas dicas úteis para deixar o seu apartamento do jeito que você sempre quis. Confira! 

Mix de texturas

apartamento aconchegante

A sensação de aconchego se dá em grande parte por causa dos tecidos que usamos. Se utilizamos essa lógica para roupas, por quê não aplicá-la ao “vestir” a casa? Texturas quentes no mobiliário, como sofás de veludo e poltronas de couro, em contraste com ornamentos mais frios, como mármores, funcionam perfeitamente para equilibrar o ambiente. 

Além disso, você pode abusar de diversas texturas nos acessórios através de grandes tapetes persas ou de lã, cortinas estampadas, mantas e almofadas. Cobertores, por exemplo, aproximam os móveis, minimizando as dimensões do espaço, dando a impressão de maior aconchego e um toque final na decoração intimista. 

Ambiente aconchegante: uso de madeira

apartamento aconchegante

A madeira, por si só, já é um elemento extremamente aconchegante. Ela pode ser usada nos móveis, como estantes e racks, em itens variados de decoração e, inclusive, nas paredes. Paredes? Sim! Os painéis de madeira têm sido cada vez mais utilizados, afinal, unem sofisticação e funcionalidade em uma única peça. Podem ser usados como divisórias estratégicas, como diferencial em alguma parede ou para dialogarem com outras peças na decoração. É uma ótima forma de tornar seu ambiente aconchegante. Aposte nela e apaixone-se! 

Pontos de luz

apartamento aconchegante

A iluminação tem um potencial incrível para transformar ambientes. Para deixá-lo aconchegante, existem diversas formas: você pode usar pontos de luz estratégicos, criando uma atmosfera mais intimista; ou iluminação embutida no gesso, o que distribui a luz de forma mais uniforme, porém, de modo indireto. Outra alternativa é a utilização de pequenas luzes, sejam arandelas, spots ou abajures — elas ficam um charme na composição com o ambiente. 

Em relação à luz, para deixar tudo mais aconchegante, invista em luzes com tons quentes, como amarelados e alaranjados, que trazem conforto visual e convidam para momentos de relaxamento. 

Investindo nas peças certas você com certeza transformará sua casa em um ambiente aconchegante e confortável, perfeito para desfrutar os melhores momentos ao lado de quem ama. Conte com as dicas da H.Lar e acompanhe nosso blog.