Atrair pássaros para seu lar é uma forma de alegrar ainda mais o ambiente, sobretudo pela maior proximidade com a natureza

Alegrando seu lar: plantas ideais para atrair pássaros

Mesmo para quem mora em apartamento, é perfeitamente viável investir em plantas para desfrutar de maior contato com a natureza. Tanto a partir de estratégias de decoração de interiores quanto do cultivo de hortas e jardins verticais. Aliás, ao apostar em determinadas espécies, é possível também atrair pássaros e, garantindo ainda mais alegria e bem-estar ao cotidiano. Afinal, quem não gosta de ouvir o canto dos passarinhos de vez em quando? Então, veja a seguir algumas dicas do que plantar em seus vasos e floreiras para facilitar essa aproximação.

 

PLANTAS QUE AJUDAM A ATRAIR PÁSSAROS

Basicamente, os principais chamarizes para pássaros são as flores aromáticas e exuberantes. Da mesma forma, frutos e folhagens fartas são bastante atrativos para as aves.

Trepadeiras

Embora sejam muito usadas em pergolados, trepadeiras também podem ser cultivadas em vasos para decorar sacadas e varandas de apartamentos. Aliás, com o auxílio de fitas ou linha de pesca, elas têm seu crescimento facilmente orientado. Logo, podem servir para adornar aberturas, emoldurando portas e janelas, ou mesmo ser plantadas em vasos pendentes. Assim, se a ideia é atrair pássaros, vale investir em espécies como sete léguas, sapatinho-de-judia e russélia, por exemplo. Isso porque todas elas apresentam características capazes de chamar a atenção desses animais, especialmente dos beija-flores.

Arbustos

Arbustos são plantas que não necessitam de grandes espaços para se desenvolver. Assim, são ótimos exemplares para cultivar em vasos. Ainda mais aquelas espécies consideradas ornamentais, como a helicônia e o camarão-amarelo. Ambas costumam atrair pássaros em função de suas cores exuberantes e quantidade de néctar.

Suculentas

Isso mesmo. Até algumas suculentas são capazes de atrair pássaros para sua sacada ou varanda. Por exemplo: a flor-de-maio é uma espécie de suculenta que chama a atenção dos beija-flores. Apesar de pertencer à família dos cactos, ela não apresenta espinhos.

Frutíferas

Independentemente de se tratar de árvores, muitas espécies frutíferas se adaptam ao cultivo em vaso. Porém, é importante escolher recipientes mais largos, com o máximo de espaço possível. Dessa forma, você pode considerar investir em mudas de plantas como pitangueira, jaboticabeira, romãzeira e aceroleira. Nesse caso, além de atrair pássaros, será possível dividir com eles alguns frutos cultivados em sua casa.

 

OUTRAS FORMAS DE ATRAIR PÁSSAROS

Além das plantas já citadas, é possível atrair pássaros com a ajuda de comedouros e bebedouros próprios para essas aves. Assim, caso não deseje ou não possa cultivar plantas frutíferas, você consegue disponibilizar pedaços de mamão e maçã em recipientes. Porém, lembre-se de cortá-las em pedaços pequenos para que os pássaros consigam pegá-los e transportá-los para outros locais. Já se a ideia for investir na observação dos pássaros, aposte frutas inteiras.

Ao investir num ambiente amigável para aves, considere estabelecer um espaço devidamente seguro para esses animais. Afinal, tanto em janelas quanto em sacadas e varandas fechadas, vidros transparentes podem ser verdadeiros algozes de pássaros. Diante disso, aconselha-se sinalizar essas barreiras com o uso de cortinas e persianas. Aliás, é importante observar também as regras de seu condomínio, especialmente sobre objetos pendurados do lado de fora do apartamento.

 

Foto: iStock/Halfpoint