Saiba como organizar a reciclagem do seu lixo eletrônico e contribuir com o desenvolvimento sustentável adotando uma vida mais ecológica

Sustentabilidade: como reciclar o lixo eletrônico corretamente?

Conforme a modernização dos aparelhos eletrônicos torna-se mais frequente, mais rápido esses produtos são considerados obsoletos e entram em desuso. Logo, não é surpresa que o volume de lixo eletrônico esteja crescendo consideravelmente num espaço de tempo cada vez mais curto. Assim, na melhor das hipóteses, acabam sendo acumulados em garagens, caixas, gavetas, quando na realidade poderiam ter um final bem mais produtivo.

Afinal, a reciclagem e o descarte correto dos equipamentos tecnológicos contribui com a economia circular. Desse modo, traz importantes reflexos à preservação do meio ambiente e ao bem-estar coletivo. Então, a seguir, veja como fazer a sua parte com as dicas da H.Lar!

 

RECICLANDO O LIXO ELETRÔNICO 

O primeiro passo para um descarte seguro é a separação adequada. Isso porque nem sempre os pontos de coleta reciclam todos os tipos de aparelhos. Portanto, é importante separá-los por categorias – ou linhas, como são comumente chamadas:

LINHA VERDE

Celulares, tablets, computadores, impressoras, mouses, carregadores, fones de ouvido, baterias, pilhas.

LINHA MARROM

Televisores, equipamentos de DVD/VHS, monitores, aparelhos de som e projeção em geral.

LINHA AZUL

Eletrodomésticos portáteis, como liquidificadores, secadores de cabelo, ferro de passar, rádios, câmeras digitais, ferramentas elétricas, ventiladores.

LINHA BRANCA

Eletrodomésticos portáteis grandes, como geladeiras, fogões, micro-ondas, ares-condicionados, máquinas de lavar.

 

DICA BÔNUS E POSTOS DE COLETA

Ao contrário do que se acredita, não é recomendado desmontar os aparelhos antes do descarte. Aliás, nem mesmo a bateria deve ser entregue separada do dispositivo. A única exceção válida é para produtos a pilha.

Assim, o próximo passo é procurar as recomendações de descarte do fabricante. Já que cada marca possui sua política e indica as assistências técnicas autorizadas que servem de ecoponto. Às vezes os ecopontos são as próprias lojas da marca, então é interessante buscar mais informações.

Pronto! Agora basta encontrar o ponto de coleta mais próximo e descartar o seu lixo eletrônico. Para isso, você também pode recorrer a sites especializados, como o Green Eletron, por exemplo, que oferece um localizador específico para essa demanda. Também há opções em shoppings e comércios de rua que, frequentemente, disponibilizam serviços de ecoponto.

O descarte consciente do lixo eletrônico torna seu lar mais eficiente e natural, ajudando a amenizar os impactos nocivos desses resíduos na natureza. Logo, essa é uma forma de colaborar na construção de um amanhã mais promissor e saudável. Tanto para si mesmo(a) quanto para quem você ama!

 

Foto: iStock/kazoka30