Totalmente alinhada à pegada sustentável, a economia circular propõe uma aliança entre consumo, bem-estar e preservação do meio ambiente

Economia circular: entenda esse conceito sustentável

Nas últimas décadas, felizmente, a questão ambiental tem ganhado relevância e até certo protagonismo em nossa sociedade. Afinal, hoje a preocupação com o desenvolvimento sustentável já faz parte de muitos setores, como o imobiliário, através do conceito de economia circular. Mas você sabe exatamente o que esse termo significa?

Bastante associado à reciclagem de materiais, o conceito na verdade vai além disso. Assim, trata-se de uma concepção de modelo econômico que alia consumo, preservação ambiental e bem-estar das pessoas. Tudo isso é guiado por três princípios básicos, que explicamos abaixo para você, trazendo mais detalhes sobre o assunto. Confira!

 

O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

Economia circular é um conceito que propõe a otimização dos ciclos de produção e consumo, focando na redução de desperdícios. Para tanto, se baseia em três princípios:

1.     PRESERVAÇÃO

Toda matéria-prima deve ser, preferencialmente, um recurso renovável. Ou seja, cuja extração não implique danos ao meio ambiente. Na área da construção civil e da arquitetura sustentável, o uso exclusivo de madeira de reflorestamento é bom exemplo disso.

2.     OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Etapa possivelmente mais relevante da economia circular, a otimização procura reduzir ao máximo os desperdícios e ainda ganhar produtividade. Não à toa, a reutilização de materiais e a reciclagem são tão associadas a esse conceito. Aliás, é possível resumir esse princípio em três “Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

3.     CRIAÇÃO DE PROCESSOS EFICAZES

O terceiro princípio diz respeito à forma como todo o ciclo é desenvolvido. Assim, da extração de matéria-prima à manufatura e à reciclagem, busca-se o uso inteligente de recursos como água e energia. Além disso, é essencial em todas essas etapas evitar processos que de alguma forma poluam o meio ambiente.

 

VANTAGENS DA ECONOMIA CIRCULAR

A mera preservação do meio ambiente já seria um ótimo benefício trazido pela adoção desse conceito. Porém, as vantagens vão além. Afinal, ao criar um ciclo produtivo muito bem ajustado e eficiente, a economia circular tem o potencial de baratear processos. Ou seja, pode criar produtos sustentáveis e mais acessíveis – desde itens simples do cotidiano até imóveis.

Embora a adesão em larga escala a esse conceito dependa da iniciativa de indústrias e empresas, você também pode fazer sua parte! Então, que tal começar a adotar hábitos alinhados à economia circular em sua casa? Clique aqui e saiba como.

 

Foto: iStock/RGBAlpha