Adicione um sabor a mais às suas receitas com um delicioso alho em conserva

Como fazer alho em conserva para temperar suas receitas

O alho é um ingrediente indispensável na cozinha. Afinal, seu sabor intenso e aroma marcante adicionam um toque especial a uma variedade de pratos. E quem resiste a uma comida bem temperada, não é mesmo? Para fugir do comum, preparar o alho em conserva pode ser uma maneira deliciosa e prática para incluí-lo ao cardápio.

Mas será que você sabe o melhor jeito de fazer? Embora a receita de alho em conserva seja simples, alguns truques ajudam a garantir o máximo sabor. Então, siga o passo a passo para ter um alho macio, suave e delicioso. Ele é ideal para acompanhar saladas, massas e sanduíches. Além disso, o alho em conserva pode ser usado para realçar o sabor de carnes, molhos e marinadas.

RECEITA DE ALHO EM CONSERVA

INGREDIENTES:

  • 3 xícaras de chá de dentes de alho
  • 3 xícaras de chá de vinagre de maçã
  • 1 e ½ xícara de água filtrada
  • 1 e ½ colher de sopa de sal
  • 2 e ½ colheres de sopa de açúcar
  • Pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • Sementes de mostarda a gosto
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

Para começar, esterilize um recipiente de vidro com tampa hermética. Depois, em uma panela, adicione o vinagre de maçã, a água, o sal, o açúcar, a pimenta-do-reino, o orégano e as sementes de mostarda. Então, leve ao fogo médio e deixe ferver por aproximadamente cinco minutos, para que os sabores se misturem.

Em seguida, é hora de adicionar os dentes de alho e deixar cozinhar por aproximadamente três minutos. Feito isso, desligue o fogo e coloque a mistura no recipiente esterilizado. Por fim, acrescente o azeite, tampe o vidro e guarde-o de cabeça para baixo até esfriar.

O ideal é manter o alho em conserva descansando fora da geladeira por, pelo menos, cinco dias, para então saboreá-lo. Depois de aberto, guarde o vidro na geladeira por até um mês. O tempo de descanso é essencial para garantir que todos os sabores se desenvolvam por completo, resultando em um alho mais suave para o consumo.

Depois de pronto, vale a pena conferir nossas dicas para higienizar seu cooktop e deixá-lo com aspecto de novo.

APROVEITE O ALHO EM CONSERVA

Agora que você aprendeu a receita de alho em conserva, é hora de descobrir alguns truques extras. Como dito acima, o sabor do alho ficará ainda melhor à medida que ele descansar na conserva. Por isso, tenha paciência antes de experimentá-lo.

Já para quem gosta de inovar no sabor, é possível personalizar a receita de alho em conserva adicionando outros ingredientes. Entre os mais indicados estão ervas frescas, como alecrim, louro e tomilho. Para um gostinho a mais, experimente acrescentar pimenta dedo de moça.

Viu só? O alho em conserva é uma excelente dica para quem gosta de preparar receitas caseiras e aproveitar o sabor dos alimentos. Para conferir mais dicas, como de deliciosas bolachinhas de milho, é só continuar navegando no blog da H.Lar

Foto: iStock/ChamilleWhite