Veja como você pode tornar as tarefas de limpar e organizar a casa ainda mais simples e práticas ao seguir algumas estratégias da H.Lar.

Como organizar a casa: 5 dicas para manter o lar em ordem

Possivelmente você já tenha ouvido falar que há uma relação direta entre manter sua casa e sua mente em ordem. Afinal, ambos são sinônimos de paz, equilíbrio e bem-estar. No entanto, dificilmente os reparos e as tarefas domésticas encontram-se no topo das listas de atividades favoritas das pessoas! Por isso, a H.Lar preparou algumas dicas sobre como limpar e organizar a casa de maneira mais prática. Desse modo é possível cultivar a ordem em seus ambientes sem gerar estresse e esgotamento físico.

TUTORIAL PRÁTICO PARA ORGANIZAR A CASA EM 5 PASSOS

Ainda que manter o lar saudável e aconchegante demande tempo, esforço e umas doses de paciência, o resultado ultrapassa a sensação de dever cumprido. Pois mesmo sem perceber, o que aparenta ser apenas outra tarefa entre tantas, tem capacidade de gerar benefícios psicológicos significativos. Então, descubra a seguir como tornar mais prática a rotina de limpeza doméstica.  

1. ESTABELEÇA TAREFAS DIÁRIAS

Em primeiro lugar, identifique as tarefas imprescindíveis de serem realizadas diariamente. Conforme o funcionamento da rotina da sua casa – afinal, cada lar tem sua própria rotina – liste aquilo que é prioridade. Por exemplo: varrer, passar pano e aspirador de pó, retirar o lixo, e tudo mais que encaixe com seu cotidiano.

2. FAÇA UMA FAXINA GERAL SEMANALMENTE

Embora a recomendação seja semanal, é possível ajustar a frequência de acordo com as necessidades do seu lar. Afinal, é menos trabalhoso organizar a casa quando se mora sozinho ou passa muito tempo fora. Porém, as tarefas dessa faxina mais pesada permanecem iguais. Ou seja: limpar a parte superior dos móveis, janelas, cortinas, fogão, geladeira, piso, banheiro, e assim por diante.

3. USOU, GUARDOU / SUJOU, LIMPOU

Essa dica é para evitar o acúmulo de tarefas lá na frente e o estresse que isso costuma causar. Sendo assim, ordene tudo que estiver fora do lugar logo no primeiro momento. Isto é: recolha roupas e sapatos utilizados, arrume a cama ao acordar, lave a louça após as refeições, etc. Da mesma forma, aplique a dica com aqueles incidentes cotidianos, ao derramar algum líquido e sujar o fogão ao cozinhar, por exemplo.

4. USE ORGANIZADORES

Já que tudo deve ser colocado no seu devido lugar, os organizadores facilitam e tornam mais rápida a organização. Além disso, a variedade de modelos permite com que sejam usados para variadas finalidades e em diferentes locais. Também é possível investir em outros aliados para pôr em ordem itens espalhados, como prateleiras, ganchos e suportes. Ademais, móveis versáteis como sofás/camas/pufes com baú funcionam igualmente como locais de armazenamento.

5. TENHA UMA ROTINA DE DESCARTE/DESAPEGO

Para terminar, uma dica com benefício duplo: organizar a casa e ajudar outras pessoas. Assim, ao menos duas vezes por ano, verifique os armários e pratique o desapego. Não apenas daquilo que raramente ou nunca é usado, mas também daquilo que precisa de conserto. Por exemplo: ao organizar roupas sem uso, você pode doá-las, enquanto itens sem arrumação devem ser arrumados ou descartados. Consequentemente você obtém satisfação pessoal, ganha espaço e se livra do acúmulo – grande causador da desorganização.

Então, gostou das nossas dicas? Perceba como incluir essas pequenas práticas na rotina simplifica e otimiza a missão de manter sua casa sempre organizada! Se você quer conferir mais conteúdos assim, acompanhe o nosso blog. Afinal, aqui o que não faltam são dicas para você morar e viver com conforto e comodidade!

Foto: iStock/ Valeriy_G