Já que a pandemia ainda não permite viajar nas férias, o jeito é encontrar formas de divertir os pequenos sem precisar sair de casa

Férias: 5 atividades para entreter as crianças em casa

Já estamos em julho, tradicional época das férias de inverno para as crianças que estão em idade escolar. Porém, se normalmente este é um período para fazer passeios ou viagens com a família, neste ano, o ideal é permanecer em casa. Afinal, a pandemia ainda não acabou, e as recomendações dos especialistas em saúde continuam sendo no sentido de manter o distanciamento social.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas de atividades para fazer em casa e manter as crianças entretidas nos dias sem aula. Então role a página e confira nossas sugestões!

 

IDEIAS PARA AS FÉRIAS EM CASA

1.      PINTURAS E DESENHOS

Com a pandemia e as aulas online, as crianças estão cada vez mais ligadas à tecnologia. Assim, quando chega o período das férias, pode ser uma boa ideia dar uma desconectada. Portanto, que tal incentivar os pequenos a criar verdadeiras obras de arte? Para isso, basta dar-lhes papel, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e deixar a criatividade rolar solta!

2.      MÃO NA MASSA

Outra atividade interessante no campo “artístico” é brincar de escultor com massinha de modelar. Inclusive, o manuseio desse material tem certo efeito terapêutico e pode ajudar com a ansiedade natural deste período de isolamento. Assim, você pode comprar as massinhas prontas ou mesmo fabricá-las em casa a partir de ingredientes supersimples.

3.      CULINÁRIA EM FAMÍLIA

Outra forma de colocar a mão na massa nas férias é na cozinha – e as crianças adoram! Afinal, é sempre divertido ajudar a preparar refeições e guloseimas para toda a família. Além disso, cozinhar é uma atividade educativa, pois envolve cuidados com higiene e ensina a evitar desperdícios. Então que tal chamar os pequenos para preparar uma deliciosa pizza ou alguns quitutes de festas juninas?

4.      À MODA ANTIGA

Seja durante as férias, nos fins de semana ou até no dia a dia, é importante que as crianças tenham brincadeiras “reais”. Ou seja, fora dos onipresentes videogames, tablets e smartphones. Aliás, há muitas atividades que podem ser incentivadas pelos pais, como teatro de fantoches, criações com sucata e o tradicional esconde-esconde. Além disso, os jogos de tabuleiro podem ser ótimas opções de entretenimento e confraternização para toda a família brincar junto.

5.      FILMES PARA AS FÉRIAS

Por fim, depois de tantas atividades, que tal descansar no conforto do sofá, assistindo a um filme? Nessa hora, o desafio costuma ser escolher o que assistir. Afinal, os serviços de streaming estão repletos de opções de filmes e animações infantis. Apenas da Netflix, trazemos três sugestões para você: Encrencão (2021), A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021) e o clássico Matilda (1996). Então, qual sua família vai assistir primeiro nestas férias? 🙂

 

Foto: iStock/nd3000