Investir em imóveis para alugar

Mercado imobiliário: cresce o número de imóveis alugados no país

Investir e ter uma renda extra mensal por meio do aluguel de imóveis esse é o plano de muitos que desejam faturar com o mercado imobiliário. É o seu caso? Então as notícias divulgadas recentementes deixarão você ainda mais certo de que investir nesse mercado é um negócio altamente rentável. 

Segundo esta reportagem da Revista Exame, publicada em maio de 2019, o total de domicílios alugados no país cresceu 5,3% em 2018, quando comparado a 2017. Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Para se ter uma ideia, dos 71 milhões de domicílios existentes no Brasil em 2018, 12,9 milhões eram alugados

Em outras palavras, investir em um imóvel para alugar no Brasil é um excelente negócio. Mas é preciso ficar atento a algumas características antes de escolher o melhor empreendimento para investir.

O que faz o imóvel ser bom?

Assim como no mercado financeiro, no mercado imobiliário o primeiro ponto a ser observado é o potencial de valorização do produto e, posteriormente, alguns fatores fundamentais para indicar se determinado imóvel tem possibilidades de valorizar.

Processo de urbanização é um ponto importante. Empreendimentos verticais em regiões residenciais em transformação, ou seja, com casas em sua maioria, tendem a receber melhorias e a atrair investimentos, como supermercados, lojas e serviços de conveniência. Esse processo contribui para uma valorização do bairro como um todo.

Conhecer o histórico da construtora também é essencial. Sempre pesquise quais foram os demais empreendimentos imobiliários construídos e busque conhecê-los. 

Como é calculado o aluguel?

O aluguel deve corresponder de 0,5% a 1% do valor líquido do imóvel, ou seja, sem incluir IPTU, condomínio e seguros. O que determinará se o preço ficará mais próximo ao 0,5 ou ao 1% é o padrão construtivo. Neste post, a H.Lar compartilha 7 maneiras de identificar um imóvel de alto padrão.

Investir em imóveis para alugar

Quer acompanhar mais notícias do mercado imobiliário? Confira outras publicações do blog de H.Lar. Leia também: O que é preciso saber antes de comprar um apartamento?