Conheça os segredos de uma boa degustação de vinhos – desde a escolha do tema até a ordem de apreciação das bebidas

Degustação de vinhos é opção para celebrar o Dia dos Pais

Vinhos são presentes clássicos para o Dia dos Pais, não é mesmo? Afinal, representam maturidade e conhecimento, bem como o respeito e a admiração que sentimos por quem nos criou. Todavia, mesmo o clássico pode ser inovado. Neste ano, em vez de presentear apenas uma garrafa, que tal preparar uma degustação de vinhos completa para seu pai? Sem dúvidas ele vai adorar a surpresa! E, com as dicas a seguir, fica muito fácil organizar esse pequeno evento vínico em homenagem a quem você ama. Confira o passo a passo!

 

ESCOLHA UM TEMA PARA A DEGUSTAÇÃO

A primeira etapa é decidir qual será o tema da degustação. Você pode selecionar rótulos pela variedade da uva, pela safra, pela vinícola, pelo país ou pela região de origem… As possibilidades são infinitas! Uma dica é procurar conhecer os gostos de seu pai. Ele aprecia mais vinhos brancos ou tintos? Tem preferência por alguma uva, como merlot, tannat ou chardonnay? É fã dos vinhos produzidos na Argentina, no Chile ou na Serra Gaúcha? Informações como essas ajudarão você a preparar a degustação perfeita para o Dia dos Pais!

 

COMPRE OS VINHOS ONLINE

Decidida a temática, é preciso adquirir os produtos. Por motivos de cuidado com a saúde, durante a pandemia o ideal é fazer as compras pela internet. Assim, você evita sair de casa e não se expõe ao coronavírus. Para tanto, há várias alternativas, desde supermercados com vendas online até aplicativos de entregas.

Porém, para uma degustação, recomendamos as lojas e sites especializados em vinhos. Isso porque disponibilizam uma variedade maior de rótulos e podem inclusive lhe orientar em suas escolhas. Na internet, páginas como Evino e Wine oferecem diversos filtros de categorização muito úteis na hora de selecionar os produtos. Você pode fazer buscas por tipo de vinho, pelo país de origem ou pela variedade de uva. O mesmo vale para as lojas da região metropolitana de Porto Alegre que trabalham com e-commerce, como a Vinhos do Mundo. Situada na capital, consegue fazer entregas no Vale do Sinos, por exemplo, de forma mais ágil que os grandes sites.

 

PREPARE A DEGUSTAÇÃO

Numa degustação de vinhos, a ideia é apreciar cada bebida em sua essência. Assim, vale prestar atenção a certos detalhes para evitar confusão no paladar. É recomendado, por exemplo, que se tenha à disposição água e petiscos leves, como pães e torradinhas. Dessa forma, é possível limpar o paladar entre cada dose. Porém, o mais importante mesmo é a ordem em que as bebidas são servidas.

Se a sua degustação envolver apenas vinhos de uma mesma variedade de uva, comece sempre pelos mais jovens e baratos. Depois, vá servindo as safras mais antigas. Já se a seleção envolver diversos tipos de vinhos e espumantes, a dica é começar pelos brancos, seguidos de rosés e tintos. Quando a variedade de bebidas for grande, para evitar confusões, procure observar a seguinte ordem:

  1. Espumantes secos
  2. Brancos jovens
  3. Brancos envelhecidos
  4. Rosés claros
  5. Rosés escuros
  6. Tintos jovens
  7. Tintos envelhecidos
  8. Espumantes doces
  9. Vinhos doces

Note que é importante reservar os vinhos doces, tanto brancos quanto tintos, para o final. Isso porque altos teores de açúcar podem influenciar a percepção do paladar.

 

AMPLIE SUA CARTA DE VINHOS

Se o seu pai aprecia um bom vinho, não há dúvidas de que o evento de degustação será um sucesso. Assim, que tal aproveitar para incrementar ainda mais o presente de Dia dos Pais? Para tanto, nossa dica são os clubes de assinatura de vinhos. Através desses serviços, é possível receber periodicamente uma caixa de vinhos selecionados por especialistas. Dessa forma, seu pai garante que sempre terá bebidas de ótima qualidade na adega de casa.

Atualmente existem muitos clubes de assinatura desse estilo no Brasil, cada um com planos e modalidades distintas. Em alguns casos, é possível escolher a quantidade de garrafas, a periodicidade de entrega e, também, a categorias dos produtos. Assim, basta explorar as opções e decidir qual se encaixa melhor ao perfil de seu pai. Alguns dos principais sites que oferecem o serviço são: Winelands, Clube Adega, Winet Club e Sociedade da Mesa. O Evino e o Wine, mancionados anteriormente, também oferecem o serviço de assinaturas.

 

Então?! Gostou das nossas sugestões de degustação e clubes de assinatura? Com essas dicas, agora fica fácil aliar o clássico vinho de Dia dos Pais a um presente criativo e inovador! E, dessa forma, tornar a data ainda mais especial e inesquecível. 🙂

 

Foto: iStock/Alina Rosanova