Vale dos Vinhedos é opção de destino tranquilo no Carnaval

Vale dos Vinhedos é opção de destino tranquilo no Carnaval

No Carnaval, há quem goste de aproveitar a folia, mas também quem prefira o sossego. Se você faz parte deste segundo grupo, existem muitos locais perto do Vale do Sinos que podem lhe agradar. Aliás, subindo um pouquinho a Serra há ainda mais opções. Neste ano, por exemplo, que tal fugir do agito do carnaval com um delicioso passeio pelo Vale dos Vinhedos? Afinal, o já célebre distrito de Bento Gonçalves é conhecido por sua beleza, charme, tranquilidade e, claro, pelos seus vinhos!

Localizado a cerca de 90 km de Novo Hamburgo, o Vale dos Vinhedos é a meca dos amantes de vinho no Brasil. Ali estão estabelecidas muitas das principais vinícolas do país, bem como infindáveis parreirais de uva. Logo, é natural que as atrações no Vale girem em torno do tema. Outro destaque da região é a gastronomia. A maravilhosa culinária de origem italiana está presente por todo lado, com seus queijos, salames e muito mais. Então prepare o apetite e confira nossas dicas de passeios e atrações no Vale dos Vinhedos!

 

VISITA ÀS VINÍCOLAS

Como seria de se esperar, são inúmeras as propriedades dedicadas à produção de vinho na região. Portanto, escolher quais visitar não é tarefa das mais fáceis. A boa notícia é que quase todas ficam próximas umas às outras, ao longo da RS-444. Assim, é possível dar uma espiada em muitas delas ao longo de um dia de passeio pelo Vale dos Vinhedos.

Para começar, não deixe de visitar a Casa Valduga, umas das vinícolas mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Lá é possível conhecer a maior cave de vinhos da América Latina, que guarda até seis milhões de garrafas. Já para apreciar belas paisagens, dê uma passada na Miolo. Com 50 hectares de parreirais, a propriedade é conhecida por ser uma das mais bonitas do Vale dos Vinhedos. Outras vinícolas que valem uma visita são a Lidio Carraro, a Pizzato e a Cave de Pedra. Essa última, aliás, tem como sede um castelinho em pedra basalto supercharmoso e instagramável.

 

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Ir ao Vale dos Vinhedos e não provar os seus melhores vinhos é como ir a Paris e não ver a torre Eiffel. Simplesmente inconcebível, não é mesmo? Por isso, vale a pena investir um pouquinho de tempo e dinheiro nas experiências enogastronômicas da região. Aqui separamos duas recomendações. Na Pizzato, conhecida como a casa do Merlot, a degustação inclui seis rótulos, entre tintos, brancos e espumantes. Todos harmonizados com queijos de produção 100% gaúcha. Já na Valduga a degustação oferece cinco vinhos e mais uma taça de cristal que você pode levar para casa. O pacote também inclui uma exclusiva visita guiada de 1h30 pela propriedade.

 

PIQUENIQUE NOS PARREIRAIS

Outra atividade imperdível de se fazer no Vale dos Vinhedos é um piquenique em meio às colinas cobertas de parreiras. Afinal, a exuberante e tranquila paisagem da região fica ainda melhor se acompanhada de sucos, vinhos e petiscos deliciosos. Aos finais de semana, um wine garden funciona nos jardins da vinícola Miolo. Lá você pode relaxar em esteiras no gramado, além de provar quitutes harmonizados com vinhos e espumantes, vendidos por taça.

Porém, se você prefere um ambiente ainda mais campestre a dica é ir fazer um piquenique na vinícola Dal Pizzol. Vizinha do Vale dos Vinhedos, a propriedade fica localizada no distrito de Faria Lemos. Durante a semana é oferecido o Piccolo Piacere, que inclui toda a infraestrutura para o piquenique. Toalhas, almofadas, comidinhas e um vinho ou espumante bem gelado à sua escolha. Na tábua de frios vem uma seleção de antepastos, pães, queijos e salames que é de dar água na boca. A vinícola recomenda o agendamento prévio e o custo do combo é R$ 150, servindo até 3 pessoas.

 

HOSPEDAGEM NO VALE DOS VINHEDOS

Após um dia inteiro de boa gastronomia e degustações de vinho, o melhor mesmo é passar a noite na região. Afinal, a combinação entre álcool e direção sempre deve ser evitada. A boa notícia é que não faltam excelentes opções de hospedagem nos arredores. Dentro do próprio Vale dos Vinhedos, aliás, há muitas pousadas e hotéis super charmosos. Um dos destaques com certeza é o Hotel & Spa do Vinho, bem próximo à Miolo. A imponente construção tem ótima estrutura e fica rodeada por colinas de parreirais. Já para quem é bom de garfo, o Hotel Villa Michelon pode ser uma opção bem interessante. Afinal, ele fica ao lado de dois dos melhores restaurantes da região: o Trattoria Mamma Gema e o Pizza Entre Vinhos. Para hospedagens mais econômicas, porém também muito boas, vale buscar alternativas no centro de Bento Gonçalves.

 

Foto: iStock/ah_fotobox