Além de fresquinhas e nutritivas, as receitas de saladas são sucesso no verão, pois além de fáceis de preparar, garantem muita disposição!

Saladas: 5 boas opções para refeições leves e saudáveis

Ao contrário dos dias frios, que inspiram cardápios consistentes e quentinhos, o clima do verão suscita refeições mais leves. Dessa forma, as saladas aparecem como ótimas opções. Aliás, tanto para garantir praticidade na cozinha quanto para investir numa alimentação mais saudável e equilibrada. Afinal, muitos dos seus ingredientes ajudam a manter o peso, reforçar a imunidade do organismo e amenizar sintomas de doenças. Veja:

 

5 RECEITAS DE SALADAS PARA A SEMANA

 

1.     TABULE TROPICAL

Que tal preparar quatro porções de uma saborosa receita de tabule tropical? Para tanto, basta reunir os ingredientes listados e acompanhar os seguintes passos:

INGREDIENTES:

1 xícara de trigo para quibe
2 tomates picados
– 1 pepino grande picado em cubos
cebolinha verde e salsinha a gosto
hortelã fresca a gosto
1 colher de sopa de azeite de oliva
suco de 1 limão
1 manga cortada em cubos
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 pé de alface

MODO DE PREPARO:

Deixe o trigo de molho por uma hora. Depois, escorra toda a água e coloque numa tigela. Então junte os tomates, o pepino, a cebolinha, a salsinha, a manga e a hortelã. Em seguida, tempere com azeite, sal, limão e pimenta. Misture bem e sirva sobre a alface.

Além de prato principal para os dias quentes, essa receita de origem espanhola pode servir como complemento para ocasiões especiais. Aliás, é uma ótima maneira de consumir o trigo para quibe, um cereal integral com muitas propriedades nutritivas. Por exemplo: é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, potássio, magnésio e selênio. Dessa forma, além da função antioxidante, seu consumo contribui para o controle de peso e da diabete!

 

2.     SALADA DE GRÃO-DE-BICO

Chamado de “grão da felicidade”, o grão-de-bico também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso porque seu consumo retarda a absorção de carboidratos. Além disso, ele é fonte de fibras e proteínas. Assim, invista nesta receita que rende cinco porções:

INGREDIENTES:

1 cebola
– 1 colher de sopa de mostarda
– 2 colheres de sopa de cheiro-verde
– 4 colheres de sopa de azeite
– 4 dentes de alho
– 200 g de grão-de-bico
– Suco de 1 limão
– Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Misture a cebola, o alho, o azeite, a mostarda e o suco do limão. Em seguida, cozinhe o grão-de-bico, retire a casca e reserve. Numa assadeira, coloque o molho que resultou da mistura dos primeiros ingredientes, salpique o sal e junte o grão-de-bico. Depois, misture bem e leve à geladeira por 30 minutos. Antes de servir, salpique o cheiro-verde. Bom apetite!

 

3.     SALADA MARROQUINA

Além de frutas e legumes, esta receita de salada inclui frango entre os ingredientes. Logo, representa uma opção mais completa e reforçada para um prato principal. Rende até 15 porções.

INGREDIENTES:

– 250 g de peito de frango
– 1 xícara e meia de trigo para quibe
– 4 maçãs
– 150 g de uvas passas
– 150 g de azeitonas verdes
– 1 pimentão verde, 1 amarelo e 1 vermelho
– 1 cebola
– 3 colheres de sopa de limão
– 2 colheres de mostarda
– Maionese a gosto

MODO DE PREPARO:

Deixe o trigo de molho de um dia para o outro e escorra-o muito bem. Depois, cozinhe o frango com um caldo caseiro ou da marca de sua preferência. Em seguida, desfie com a ajuda de um mixer, batedeira ou triturador. Então pique os pimentões, a cebola e a maçã em cubinhos bem pequenos. Por fim, misture todos os ingredientes e sirva.

 

4.     SALADA DE AIPO COM MAÇÃ

O aipo (ou salsão) é um alimento aromático que ajuda na digestão e possui baixíssima quantidade de calorias. Além disso, por ser rico em água, é um ótimo aliado para manter a saúde dos rins. Veja como preparar essa receita bem leve e que rende até quatro porções.

INGREDIENTES:

2 xícaras de aipo cortado em tirinhas
– 2 xícaras de maçã, sem casca e cortadas em tirinhas
– 1 xícara de castanhas de caju picadas
– 2 colheres (sopa) de maionese
– 2 colheres (sopa) de creme de leite
– 1 pitada de sal
– pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Misture todos os ingredientes e deixe tomar gosto por pelo menos por 1 hora. Aliás, se quiser servir como entrada, torre algumas fatias de pão e forre uma travessa com folhas de alface. Em seguida, finalize a apresentação do prato, formando uma camada de cada item: alface, torradas e salada. Caso prefira, em vez de fatias, reparta o pão torrado em cubinhos e espalhe por cima de tudo.

 

5.     SALADA CAESAR

Esta é uma receita que não poderia ficar de fora das sugestões de saladas. Afinal, a caesar é muito saborosa e inclui entre seus ingredientes o filé de anchova. Ou seja, um prato rico em vitaminas e minerais que, nesta versão, rende quatro porções.

INGREDIENTES:

Salada:

– 1 alface americana lavada, higienizada e picada grosseiramente
– 1 peito de frango sem osso, temperado, grelhado e picado em tiras (opcional)
– 1 xícara de parmesão ralado grosseiramente
– 2 xícaras de croûtons bem crocantes (feitos com pão de forma sem casca)

Molho:

– 1/2 xícara de óleo (milho, canola ou girassol)
– 1/2 xícara de azeite extravirgem
– 1 gema crua (caso queira, também pode ser cozida)
– 2 dentes de alho amassados
– 5 filés de anchovas
– 2 colheres de sopa de maionese caseira
– 1 colher de sopa mostarda
– 1 colher de sopa de suco de limão

MODO DE PREPARO:

Para fazer o molho, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata pouco, bem de leve. Aliás, cuide para somente unir os ingredientes, pois, se bater demais, o resultado será uma maionese. Em seguida, arrume a alface numa saladeira funda, coloque o frango em tiras (opcional), regue com o molho e polvilhe o parmesão. Depois, logo antes de servir, cubra com os croûtons.

 

Com essas cinco saladas, você pode passar uma semana bem saudável e refrescante neste verão. Já para finalizar sua refeição de um jeito ainda mais saboroso, a dica é investir nesta salada de frutas com creme!

 

Foto: iStock/Motortion