Além de segura, a massinha de modelar caseira ajuda a desenvolver a coordenação motora, a atenção e a criatividade dos pequenos

Mês das Crianças: como fazer massinha de modelar em casa

Outubro é o mês da crianças, e a H.Lar também ajuda a entrar no clima. Por isso, trazemos dicas de atividades em família, especialmente para tornar a quarentena com os pequenos mais divertida e estimulante. Nesse sentido, que tal conhecer algumas receitas para fazer sua própria massinha de modelar em casa? Além de fáceis, elas demandam ingredientes simples e que não oferecem riscos à saúde das crianças. Aliás, algumas podem até ir sem risco à boca, visto que são formuladas com ingredientes obtidos diretamente na cozinha. Dessa forma, a brincadeira e o aprendizado já começam no momento de criar a massinha de modelar. Afinal, os pequenos podem ser envolvidos em todas as etapas do processo.

Além de estimular a curiosidade e a criatividade, o preparo da receita proporciona um momento de maior aproximação da família. Ao mesmo tempo, promove a organização, a divisão de tarefas e o trabalho em equipe. Assim, é uma ótima oportunidade para desenvolver essas questões que, normalmente, costumavam ser mais vivenciadas na escola. Aliás, os adultos conseguem aproveitar a brincadeira para trabalhar com os pequenos cores e formas, concentração, imaginação e coordenação motora. Então, vamos começar?

 

QUATRO RECEITAS DE MASSINHA DE MODELAR

1.       MASSINHA DE FARINHA DE TRIGO

Uma vez que a receita inclui somente ingredientes alimentícios, esta massinha de modelar é segura para crianças de diferentes idades. Veja:

Ingredientes:

– 1 xícara de sal;
– 4 xícaras de farinha de trigo;
– 1 xícara e meia de água;
– 3 colheres de sopa de óleo;
– Corantes alimentares naturais ou sucos em pó.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture a farinha e o sal. Em seguida e aos poucos, acrescente a água. Depois, coloque o óleo e o corante. Então, amasse até formar uma massa homogênea. Caso a mistura fique muito mole, acrescente mais farinha. Se ela ficar muito seca, coloque mais um pouquinho de água e pronto!

2.       MASSINHA BEM MACIA

Assim como a primeira receita, esta massinha também é formada exclusivamente por ingredientes alimentícios. Porém, a diferença é que ela vai ao fogo e, assim, requer mais cuidado ao ser feita com as crianças. Acompanhe:

Ingredientes:

– 20 g de farinha;
– 20 g de sal;
– 10 g bicarbonato de sódio;
– 200 ml de água;
– 1 colher sopa de óleo vegetal;
– Corantes alimentares naturais ou sucos em pó.

Modo de preparo:

Numa panela, misture todos os ingredientes secos e misture. Em seguida acrescente o óleo e mexa bem. Depois coloque a água e, por último, o corante. Então misture tudo até ficar homogêneo. Após, leve ao fogo, mexendo sempre para não grudar no fundo. Assim que a mistura endurecer, desligue o fogo e deixe a massinha esfriar.

3.       MASSINHA FÁCIL – SÓ 3 INGREDIENTES

Diferentemente das duas primeiras receitas, esta massinha de modelar inclui um ingrediente não comestível. Com isso, apesar de ser mais prática de fazer, não deve ser oferecida a crianças muito pequenas. Veja:

Ingredientes:

– 2 xícaras de amido de milho;
– 1 xícara de condicionador ou hidratante corporal;
– Corantes alimentares naturais ou sucos em pó.

Modo de preparo:

Utilize um recipiente para misturar todos os ingredientes e mexa-os até formar uma massa homogênea. Simples assim! 🙂

4.       Massinha com tinta guache

Normalmente, as cores desta receita ficam mais vivas e atraentes. Porém, ela deve ser utilizada apenas por crianças maiores, visto que não pode ser levada à boca. Além disso, o modo de preparo também requer um pouquinho mais de atenção e cuidado. Acompanhe:

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de vinagre;
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 2 colheres de sopa de sal;
– 3 colheres de sopa de água fervente;
– Tinta guache (um potinho de cada cor desejada).

Modo de preparo:

Num recipiente de vidro, dissolva a tinta guache em água fervente. Em outro pote, misture os demais ingredientes. Logo após, junte-os à mistura de água e tinta e amasse até ficar homogêneo.

 

BÔNUS: INCREMENTANDO A MASSINHA DE MODELAR

No caso das crianças maiores, também é possível incluir glitter e até mesmo essências. Dessa forma, massinha de modelar ganhar ainda mais estilo e personalização. Além disso, a brincadeira envolverá o estímulo de vários sentidos. De qualquer forma, todas as receitas podem ser conservadas na geladeira e, assim, proporcionar meses de diversão e aprendizado!

 

Foto: iStock/Viktoriia Hnatiuk