Recuperando cada vez mais espaço no mercado fonográfico, os discos de vinil também podem ser muito úteis na decoração de ambientes.

Retorno triunfal: discos de vinil animam (e decoram) sua casa

O mundo dá voltas. E os discos… também! Sucesso absoluto especialmente da década de 1950 à década de 1980, os discos de vinil acabaram perdendo espaço depois. Isso porque o CD e, mais recentemente, os serviços de streaming de música passaram a dominar o mercado fonográfico. Assim, muitos de nós chegamos a pensar que os famosos “bolachões” estavam fadados a cair no esquecimento. Porém, estávamos errados…

 

A VOLTA DOS DISCOS DE VINIL

Nos últimos anos, os long plays voltaram com tudo. Primeiro, entre o público de meia idade, que nutre certa nostalgia pelos LPs da sua juventude. Entretanto, agora os jovens também estão se interessando pelo formato. E a pandemia, desde o ano passado, parece ter aquecido ainda mais esse mercado. Afinal, com menos opções de entretenimento fora de casa, o investimento em hobbies e coleções cresceu. Assim, muitos produtores e vendedores especializados em discos registraram recorde de lucros em 2020.

 

DISCOS DE VINIL NA DECORAÇÃO

Já pelo lado dos consumidores, os LPs vão além de uma forma mais vintage de ouvir músicas. Isso porque os belos encartes, muitas vezes com acabamento de luxo em edições especiais, também contribuem para a decoração da casa. Aliás, especialmente quando ganham um espaço de destaque no ambiente da sala, junto à vitrola. Assim, confira três dicas de como integrar os discos de vinil à decoração:

1.      EM NICHOS E PRATELEIRAS 

Guardar os discos um ao lado do outro, em prateleiras, é com certeza a forma mais prática e compacta. Porém, acaba não dando muito destaque aos encartes. Assim, caso haja espaço na prateleira, uma dica é deixar um ou mais discos posicionados de frente. Dessa forma, inclusive, você pode trocar os LPs em destaque de tempos em tempos, variando a decoração.

2.      INTEGRADOS AOS MÓVEIS

Seja de frente ou lado a lado, você pode posicionar os discos de vinil em móveis que possuam algum espaço sobrando. Dessa forma, não é nem mesmo necessário dispor de uma prateleira exclusiva para os LPs. Aliás, uma ideia bacana é dispor os discos na mobília do cantinho do bar. Assim, você cria um ambiente ainda mais completo para o happy hour, unindo música e drinks.

3.      EM QUADROS NA PAREDE

Por fim, uma dica que dá um pouco mais de trabalho, mas que vale a pena: emoldurar os discos. Inclusive, um bom truque é deixar aberto um dos lados da moldura – pode ser a parte de cima, por exemplo. Dessa forma, você poderá retirar o bolachão do quadro para ouvi-lo no toca-discos sempre que desejar. Ao mesmo tempo, é possível ir trocando os LPs que ficam nas molduras. Afinal, todos os encartes dos discos de vinil possuem o mesmo formato. Assim, você enfeita sua parede, dá um toque personalizado à decoração e ainda pode criar inúmeras combinações com discos diferentes!

 

Foto: iStock/Poike