Vale do Sinos: 6 lugares incríveis para conhecer

Quedas d’água, montanhas, cidades charmosas. Você fica encantado só de imaginar destinos assim? Então temos uma sugestão de passeio: o Vale do Sinos. A região, cuja maior cidade é Novo Hamburgo, possui lugares incríveis para conhecer. Confira as dicas da H.Lar!

Reserva Picada Café

Cachoeira na Reserva Picada Café

Um paraíso ecológico entre Dois Irmãos e Sapiranga, o acesso mais curto é via BR-116, pela entrada principal de Dois Irmãos. Partindo de Novo Hamburgo, demora pouco mais de uma hora. A reserva possui cinco cachoeiras que formam /piscinas naturais, nas quais é possível tomar banho. Tem desde as mais tranquilas, para se refrescar com as crianças, até a mais radical, de 30 metros de altura. Dentre as atividades para os esportistas, tem rapell e tirolesa.

Cascata dos Bugres

Rapel na cascata dos bugres

Localizada em Santa Maria do Herval, a Cascata dos Bugres é um belo destino para os visitantes do município. Fica a 1,5 km do centro da cidade e a 44 minutos para quem sai de Novo Hamburgo via BR-116! O recanto verde pertence à prefeitura e tem acesso gratuito. A água refrescante, com partes rasas, atrai banhistas, enquanto a queda d’água é procurada pelos esportista também para a prática do  rapell.

Morro da Embratel (Felskopf)

Mirante do Morro da Embratel

O mirante do Morro da Embratel (Felskopf) fica a menos de 2 quilômetros do centro de Morro Reuter e a 50 minutos do Centro de Novo Hamburgo. O lugar é elevado sob um platô de rocha basáltica a 700 metros acima do nível do mar. Do topo, tem-se uma vista panorâmica para várias cidades do Vale dos Sinos. O trajeto para quem vai de Novo Hamburgo também é via BR-116.

Morro Ferrabraz

Voo Livre no Morro Ferrabraz

Procurado por quem pratica Voo Livre, o Morro Ferrabraz possui 779 metros, fica na cidade de Sapiranga e está a 634 metros acima do nível do mar. É destino também de quem busca paisagens para fazer rappel, mountain bike e trilhas em meio à natureza. A vista é tão bonita que muitos sobem o morro apenas para apreciar o visual. Quem vai de Novo Hamburgo, via RS-020 e RS-239, leva em torno de uma hora e meia para chegar.

Mirante Belvedere

Mirante Belvedere

A apenas 47 minutos de Novo Hamburgo, via BR-116, Ivoti é um encantadora cidade de colonização alemã. Além de apreciar a charmosa arquitetura, as flores que enfeitam canteiros e a deliciosa gastronomia colonial, visite também o Mirante Belvedere, também conhecido como Mirante de Ivoti. O local é um dos principais atrativos turísticos, no qual você depara-se com uma vista encantadora para a Serra do Belvedere!

Núcleo de Casas Enxaimel

Casas Enxaimel

Outro atrativo de Ivoti é a vila formada por charmosas casas em estilo enxaimel, uma técnica arquitetônica trazida pelos imigrantes. Nas ruas que compõem o Núcleo de Casa Enxaimel ocorrem vários eventos da cidade, como feiras de artesanato e produtos coloniais, além de atrações musicais típicas da cultura alemã!

Pés sobre folhas

Tem outras dica de lugares incríveis para conhecer no Vale dos Sinos? Compartilhe nos comentários!

Continue lendo mais sobre a região, sobre tendências de decoração e sobre o mercado imobiliário de alto padrão no blog de H.Lar.