Veja como o papel de parede pode mudar o visual de seus ambientes sem fazer bagunça e sem a necessidade de mão de obra profissional

Papel de parede: 5 dicas para renovar a decoração do seu lar

O papel de parede é um dos melhores aliados para renovar a decoração de forma fácil e rápida. Afinal, além de conferir mais estilo aos ambientes, sua instalação não gera sujeira nem odores. Logo, é o candidato perfeito para dar início àquele projeto de “faça você mesmo” neste período de distanciamento social. Pois, além de ocupar o tempo e desafiar-se em algo novo, é possível desfrutar daquela sensação de novidade. A seguir, veja algumas dicas para repaginar sua casa e garantir mais bem-estar e tranquilidade em seu cotidiano. 🙂

 

COMO INSTALAR PAPEL DE PAREDE

  1. ESCOLHA A PAREDE IDEAL PARA O PROJETO

Se você já começou sua pesquisa, provavelmente descobriu uma imensa variedade de cores, temas e texturas. Porém, antes de escolher o papel de parede de sua preferência, é importante eleger o local ideal para recebê-lo. Afinal, ao considerar determinados aspectos, é possível garantir mais qualidade e durabilidade ao trabalho. Por isso, observe no cômodo que será renovado, qual das paredes sofre menor exposição ao sol. Dessa forma, você evita que o material desbote muito rápido. Além disso, verifique possíveis defeitos como furos, rachaduras, proeminências, mofo, infiltrações ou sujeira. Caso existam, corrija-os antes da aplicação.

 

  1. CALCULE A MEDIDA CERTA DO PAPEL DE PAREDE

Depois disso, meça com atenção a área em que o papel de parede será aplicado. Em seguida, anote a altura e a largura da parede. Assim será possível garantir que a quantidade de material seja suficiente para o seu projeto. Aliás, se a parede tiver janelas, tomadas e interruptores, marque estes locais com as medidas exatas para facilitar os recortes. Além disso, pense se você quer fazer apenas detalhes, como faixas, ou cobrir a parede toda.

 

  1. DEDIQUE-SE À PREPARAÇÃO DO LOCAL

Se sua parede precisa de reparos, a dica é apostar em produtos especiais como as massas reparadoras. Além de secagem rápida, elas oferecem muita praticidade e facilidade de uso. Mesmo que a parede esteja em perfeitas condições, é essencial limpá-la antes de qualquer coisa. Para isso, utilize um pano limpo e álcool.

 

  1. FIQUE ATENTO À UMIDADE

Não são apenas cômodos como salas, quartos e escritórios que podem receber papel de parede. Afinal, há uma variedade de materiais utilizados para a fabricação deste tipo de revestimento. Aliás, isso também deve influenciar muito na sua durabilidade. Por isso, observe as especificações e indicações feitas pelos fabricantes. Dessa forma, até mesmo ambientes úmidos, também chamadas de áreas molhadas, podem receber papel de parede, incluindo cozinha e banheiro. Para isso, basta optar por modelos específicos, mais resistentes e laváveis. Afinal, sobre a camada de papel ou tecido, eles têm um revestimento superior de plástico PVC (vinil) ou PU (poliuretano).

 

  1. PREPARE-SE PARA A COLAGEM E APLICAÇÃO

Agora que a parede está preparada para receber a repaginação, é hora de espalhar a cola por todo o papel. Então, com o auxílio de um pincel ou rolo de pintura, aplique a cola do centro para as bordas. Depois, inicie a aplicação pelo topo, com a ajuda de um pano seco ou espátula para evitar bolhas. Vá colando cada uma das tiras com calma, atenção e cuidado, sem pressa. Aliás, quando chegar às quinas e junções, deixe aproximadamente 1 cm do papel avançar sobre a outra parede. Em seguida, cole a próxima lâmina sobre o anterior e, para um bom acabamento, marque bem o papel no cantinho. Por fim, passe uma esponja umedecida sobre as emendas dos papéis, fazendo movimentos suaves.

 

DESFRUTE DE SUA NOVA DECORAÇÃO

Concluir um projeto com sucesso é sempre recompensador. Além do orgulho pelo trabalho feito, você ainda poderá desfrutar dos benefícios diários de sua realização. Especialmente porque as mudanças na decoração ajudam a promover diferentes sensações. Logo, se você está em busca de mais energia, criatividade e autoestima, invista num papel de parede com cores quentes. Enquanto isso, os tons de verde e azul são perfeitos para inspirar calma, serenidade e paciência.

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz