Além de agregar beleza e estilo, ter plantas no banheiro deixa o ambiente muito mais agradável ao incorporar elementos da natureza

Decoração e bem-estar: como dispor plantas no banheiro

Apesar de serem cômodos essencialmente funcionais, banheiros e lavabos também podem – e devem! – ser decorados. Afinal, faz toda a diferença tomar um banho relaxante num lugar que foi planejado para trazer sensações de bem-estar, não é mesmo? E o melhor: deixar esses espaços mais bonitos e agradáveis não é difícil, nem custa muito dinheiro. Isso porque basta colocar algumas plantas no banheiro ou lavabo para mudar completamente a atmosfera desse cômodo.

Pensando nisso, hoje a H.Lar traz algumas dicas de como você pode incluir as plantinhas na decoração. Além disso, mostramos quais são as espécies mais indicadas para os lavatórios com muita ou pouca luz. Confira nossas sugestões!

 

PLANTAS NO BANHEIRO – UM GUIA

Decorar a casa ou o apartamento com folhagens é bastaste comum. Especialmente quando são usadas na sala de estar ou perto das janelas, criando-se uma floreira. Porém, não é nada difícil incluí-las também na decoração dos banheiros. Afinal, elas podem ser colocadas em vasinhos sobre a bancada da pia, em potes no chão ou mesmo em suportes suspensos. Tudo, claro, vai depender do tamanho e das características do espaço.

Entretanto, pouco importa a forma como serão usadas: plantas no banheiro sempre tornam esse ambiente mais agradável, né?! Isso porque o verde das folhagens remete a sensações de harmonia, tranquilidade e liberdade. Além disso, o uso de elementos naturais é tendência na decoração de interiores, sobretudo em conceitos com o japandi. Ou seja, quando decide incluir plantas no banheiro, você dá um passo firme para aliar bem-estar e muito estilo.

 

QUAIS FOLHAGENS USAR?

A resposta para essa pergunta sempre varia de ambiente para ambiente, dependendo principalmente das condições de iluminação. Afinal, em espaços com boa incidência de luz, que possuam janelas amplas, praticamente qualquer espécie consegue se adaptar. Mesmo assim, as folhagens que gostam de umidade acabam se dando melhor. É o caso, por exemplo, da violeta, da samambaia, do lírio, da babosa e das orquídeas.

Já nos ambientes com pouca ou nenhuma iluminação natural, como os lavabos, são outras as espécies indicadas. Nessas situações, é melhor usar folhagens mais rústicas e resistentes, como a jiboia, a zamioculca ou a espada-de-são-Jorge. Contudo, espaços muito escuros, que não tenham aberturas para o exterior, demandam uma estratégia ligeiramente mais sofisticada.

Nesses casos, o melhor é ter mais de um conjunto de folhagens, revezando seu uso no lavatório. Ou seja: você deixa algumas plantas no banheiro, enquanto as outras ficam numa área mais iluminada. Então, a cada cinco dias (por exemplo), alternam-se esses conjuntos. Assim, mesmo lavabos pequenos e escuros sempre terão um agradável toque de natureza e bem-estar!

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz