Descubra quais pontos você deve analisar, dos serviços à segurança, para decidir qual o melhor bairro para você e sua família

Como escolher o melhor bairro para morar? Veja 5 dicas

Na hora de comprar ou alugar um novo imóvel, sempre surge aquela dúvida: qual o melhor bairro para morar? Afinal, gostar de determinada área da cidade não significa necessariamente que aquele lugar seja o mais indicado para você e sua família. Assim, é preciso considerar múltiplos fatores antes de fazer uma escolha – incluindo itens como segurança, infraestrutura e localização.

 

O MELHOR BAIRRO PARA VOCÊ

Mudar-se para um novo bairro é uma decisão bastante importante, que possivelmente impactará sua vida por pelo menos alguns anos. Por isso, confira cinco sugestões que a H.Lar selecionou para tornar esse processo de escolha mais fácil e certeiro!

 

1.      ANALISE O PERFIL DA SUA FAMÍLIA

Esse é o primeiro passo e talvez o mais importante. Afinal, tanto o imóvel quanto a região devem, na medida do possível, atender às necessidades da família. Assim, quem tem filhos pequenos provavelmente preferirá um bairro com boas escolas e áreas de lazer. Enquanto isso, jovens solteiros costumam escolher regiões mais movimentadas, próximas ao centro. Já as pessoas mais velhas valorizam bastante a tranquilidade. Claro, cada família tem integrantes com diferentes perfis, então é bem importante que todos participem do processo de escolha.

 

2.      PESQUISE SOBRE A INFRAESTRUTURA

Para quase todo mundo, o melhor bairro para morar é aquele que fica próximo dos serviços mais utilizados. Ou seja, supermercado, farmácias, lojas, cinemas, restaurantes, paradas de ônibus e metrô… Logo, é essencial passear pelas redondezas para verificar se a região tem tudo o que você precisa. Além disso, tem ainda a questão da infraestrutura de serviços públicos. Saneamento, rede elétrica, coleta de lixo e ruas calçadas ou pavimentadas são essenciais. Porém, também é interessante que o bairro fique próximo a postos de saúde ou hospitais, quartéis de bombeiros e postos policiais.

 

3.      PRESTE ATENÇÃO NA SEGURANÇA

Falando em polícia, é preciso lembrar que, infelizmente, muitas cidades brasileiras possuem elevado índice de criminalidade. E, embora nenhum lugar seja 100% seguro, alguns bairros são menos perigosos que outros. Assim, você deve pesquisar notícias e estatísticas sobre violência na sua cidade para descobrir qual o melhor bairro nesse quesito. Além disso, verifique se a região tem ruas muito escuras à noite e se há imóveis ou terrenos abandonados. Afinal, características como essas podem contribuir para o aumento da criminalidade.

 

4.      VISITE O BAIRRO EM DIVERSOS HORÁRIOS

Essa dica é muito simples, mas preciosa. Afinal, é muito comum que as ruas e bairros tenham características totalmente diferentes dependendo do horário ou dia da semana. Alguns locais são movimentados em horário comercial, mas vazios à noite. Ou então tranquilos de segunda a quinta, mas muito agitados de sexta a domingo, com bares e festas. Logo, você precisa saber de todos esses detalhes para decidir qual o melhor bairro para sua família. Ah, e essas visitas em diferentes horários ainda ajudam você a entender bem a posição solar do imóvel.

 

5.      CONVERSE COM OS MORADORES

Por fim, vale lembrar que uma das melhores formas de se informar sobre o bairro é conversando com quem já mora lá. Logo, você pode procurar conhecer os moradores visitando o comércio local, como padarias e mercadinhos. Outra possibilidade é perguntar ao seu corretor de imóveis se ele pode indicar moradores com quem você possa trocar uma ideia. Dessa forma, além de descobrir o melhor bairro para sua família, quem sabe você não acaba fazendo amizade com os novos vizinhos?

 

Foto: iStock/Zinkevych