Descubra 8 erros que podem estar comprometendo a limpeza de sua casa e desestimulando a realização das tarefas domésticas diárias

Dicas de limpeza para manter o lar saudável e aconchegante

Não é sempre que um imóvel residencial transmite aquela autêntica – e desejável – sensação de “lar”. Afinal, para isso ele precisa expressar vida, propagar aconchego, servir de refúgio e, claro, refletir o estilo de seus moradores. Portanto, mais do que seguir tendências de decoração presentes em mostras e revistas, é fundamental investir em conforto e pertencimento. Nesse contexto, vivenciar alguns momentos de bagunça em família pode até ser algo bem positivo. Porém, o que não pode faltar num verdadeiro lar é limpeza. Afinal, higiene tem tudo a ver com saúde e bem-estar.

 

8 ERROS QUE AFETAM A LIMPEZA DO LAR

Por mais que desempenhar tarefas domésticas não seja muito animador, seguir algumas estratégias pode tornar a faxina menos desgastante. Ainda mais com a ajuda da tecnologia! Por outro lado, cometer certos deslizes pode prejudicar as atividades e até sua disposição para investir em organização e limpeza. Por isso, a H.Lar preparou uma lista com oito situações que devem ser evitadas em seu dia a dia. Aliás, você sabia que limpar a casa também contribui para diminuir a ansiedade e aumentar o bem-estar e a tranquilidade?

 

1. NÃO ADOTAR “REGRAS” DE LIMPEZA

Sempre que há tarefas acumuladas, concluí-las fica ainda mais difícil, certo? Por isso, implementar algumas “regrinhas” de limpeza pode ser a melhor solução para deixar a faxina mais leve. Isso vale especialmente no que se refere àquelas tarefas domésticas que podem ser concluídas em poucos minutos. Por exemplo, sempre lavar a louça logo após as refeições ou limpar algo imediatamente após sujá-lo. Somente com essa mudança de hábito, evitando que as coisas se acumulem, já é possível economizar um tempo precioso!

2. DEIXAR DE LADO AS TAREFAS DIÁRIAS

Normalmente, a faxina completa é feita uma vez na semana ou a cada 15 dias. Mesmo assim, dar atenção a certos detalhes no dia a dia faz toda a diferença. Isso porque, além de manter a higiene, esses pequenos atos trazem sensação de conforto. Aliás, para realmente implementar um novo hábito em sua rotina, é fundamental manter a constância, sem interrupções. Depois de pelo menos um mês, aquela atividade já estará integrada ao seu cotidiano.

3. ESCOLHER MAL OS UTENSÍLIOS

Contar com os utensílios certos para cada tarefa é um dos principais segredos da faxina. Aliás, se engana quem pensa que vassoura é tudo igual. Isso porque há modelos de diferentes materiais e, consequentemente, é importante conhecer quais os mais indicados para cada finalidade. Além de facilitar a limpeza, a dica também é válida para prologar a vida útil dos seus revestimentos!

4. LIMPAR UM CÔMODO POR VEZ

Por mais que pareça estranho, limpar um ambiente por vez é menos produtivo do que dividir o tempo por tarefas. Assim, experimente organizar todos os cômodos como primeira tarefa. Depois passe o aspirador de pó e, na sequência, o pano. Com esse teste, você poderá comprovar que seguir uma ordem predefinida costuma facilitar o trabalho.

5. DESORDEM NO BANHEIRO

Mesmo que não seja nada aparente, as bactérias estão sempre se multiplicando em seu banheiro. Afinal, o ambiente é utilizado várias vezes ao dia e fica em constante contato com todo o tipo de micro-organismo. Por isso, evite deixar a tampa do vaso sanitário aberta, sobretudo ao dar a descarga. Isso porque agentes causadores de doenças podem se espalhar e permanecer por até duas horas no ar. Também por esta razão, evite deixar a maquiagem na pia ou a escova de dentes fora do armário. Caso contrário, tudo pode acabar contaminado…

6. ESPANAR A POEIRA

Os espanadores de penas devem ser extintos de seu kit de limpeza. Afinal, sua função é simplesmente espalhar o pó, transferindo-o de uma superfície para outra. Portanto, a dica é usar um pano úmido com água. Além disso, alguns cantos de móveis e ambientes podem requerer técnicas de limpeza específicas.

7. USAR UM PRODUTO DE LIMPEZA SÓ

Assim como no caso da vassoura, produtos de limpeza também precisam ser aplicados de acordo com cada tipo de revestimento. Ou seja: vidros, rejuntes, azulejos, paredes, eletrodomésticos, madeira, inox e bancadas pedem métodos de limpeza diferentes. Mais do que uma questão de praticidade na faxina, apostar nos materiais certos ajuda a preservar suas coisas!

8. NEGLIGENCIAR APARELHOS ELETRÔNICOS

Assim como qualquer utensílio, aparelhos eletrônicos comuns também acumulam sujeira e bactérias. Logo, demandam cuidados específicos no momento da limpeza. Antes de começar a higienização, o ideal é desligar os equipamentos e desconectá-los de tomadas e acessórios. Para reduzir o acúmulo de poeira e sujeira, opte por produtos antiestáticos – como panos de microfibra para telas e teclados. Aliás, não se indica borrifar nenhum produto diretamente na tela da TV. O ideal é utilizar sempre o paninho para realizar essa limpeza.

 

E aí? Aprendeu alguma coisa nova com as nossas dicas de limpeza? Com esses cuidados, será possível tornar a rotina muito mais agradável – e garantir aquela sensação gostosa de um verdadeiro lar. 🙂

 

Foto: iStock/ferlistockphoto