Na dúvida se você vai dividir ou não o quarto com seu filho recém-nascido? Então veja as estratégias de decoração que a H.Lar preparou

Bebê no quarto dos pais: dicas para adaptar o espaço

Sem dúvida, a chegada de um bebê traz inúmeras mudanças para a vida familiar. Não apenas na organização da rotina, mas também na adequação de móveis e ambientes do lar. Nesse sentido, o planejamento e a decoração do quarto infantil podem constituir uma etapa mágica. Mesmo que, num primeiro momento, o recém-nascido passe algumas noites no quarto dos pais. Afinal, a opção costuma agregar praticidade e comodidade à família neste período inicial de adaptação. Logo, também é interessante tentar antecipar decisões e providenciar algumas alterações em seu próprio quarto. Dessa forma, é possível dividir o espaço e, ao mesmo tempo, manter estilo e conforto na decoração.

 

BERÇO NO QUARTO DOS PAIS?

Apesar de muitos estudos indicarem que dormir no quarto dos pais pode contribuir para o desenvolvimento do bebê, há ressalvas. Afinal, o mais recomendado é que a criança possa dormir em seu próprio berço, especialmente por questões de segurança. Diante disso, já é possível encontrar no mercado diversos modelos de berços portáteis. Tanto modelos que podem ser acoplados ao lado da cama do casal quanto versões desmontáveis, com rodinhas e dimensões reduzidas. Inclusive, o chamado “miniberço camping” é um dos que podem ser levados a qualquer lugar. Dessa forma, facilita até mesmo possíveis passeios e viagens da nova família.

Enquanto isso, para quartos maiores e espaçosos, é possível considerar soluções que proporcionem mais conforto e privacidade. Isso porque, além de um berço tradicional, o cômodo pode receber uma poltrona de amamentação. Além disso, o uso de tapetes contribui para demarcar a divisão dos ambientes. Aliás, pintura ou papel de parede em determinados lados também são boas opções. Contudo, lembre-se de observar cores e materiais para manter o estilo e a harmonia na decoração. Por exemplo: uma dica bacana é optar por móveis de base neutra com tons de branco, madeira ou claros. Dessa forma você evitará sobrecarregar um espaço fundamentalmente reservado ao relaxamento e ao descanso.

Outra sugestão é apostar em cortinas ao redor do berço ou, ainda, em elementos divisórios como biombos, prateleiras e nichos. Inclusive, estes últimos podem cumprir dupla função, servindo também como apoio. Assim, uma mesinha de canto com um abajur, por exemplo, deixa o espaço do bebê mais charmoso, funcional e acolhedor.

 

EQUILÍBRIO ENTRE PRÓS E CONTRAS

Há quem pondere os impactos de dormir com os pais sobre o desenvolvimento da autonomia e da independência da criança. Aliás, a prática tem reflexos evidentes também sobre a privacidade e o próprio momento de descanso dos pais. Por isso, a questão deve ser bastante discutida, tanto em família quanto com médicos e outros especialistas. Afinal, como dizem muitas vovós, “cada caso é um caso”.

 

Foto: iStock/LSOphoto