Aprenda a decorar a sala de estar por contra própria, planejando desde as cores das paredes até a iluminação e o estilo dos móveis

Decoração: 10 dicas para deixar sua sala de estar incrível

Não há praticamente ninguém que discorde: a sala de estar é a alma de qualquer casa ou apartamento. Afinal, é ali que passamos a maior parte do tempo – seja para ver TV, receber visitas ou ficar com a família. Logo, nada mais justo que seja um ambiente agradável, funcional e bonito, não é mesmo?

Pensando nisso, hoje a H.Lar traz uma série de sugestões que podem ajudar você a dar um “up” na sua sala. Confira!

 

10 DICAS PARA A SALA DE ESTAR

1.     ESCOLHA UMA COR TEMÁTICA

Para criar uma unidade na decoração na sala, é interessante que uma mesma cor se repita em vários elementos. Assim, você pode escolher um tom para uma das paredes e repeti-lo nas almofadas, por exemplo. Aliás, na hora de escolher as cores, leve em consideração os princípios da cromoterapia. Afinal, cada tom instiga diferentes sensações.

2.     USE ESPELHOS DE FORMA INTELIGENTE

Os espelhos são muito úteis na criação de projetos de decoração, já que dão a sensação de amplitude. Logo, se a sua sala de estar for pequena, um espelho grande vai ajudar a “aumentar” o espaço. Procure posicioná-lo na parede em frente à janela, pois assim ele também ajuda a refletir a luz natural.

3.     INVISTA NO SOFÁ

O sofá é provavelmente a mobília mais importante de qualquer sala de estar. Afinal, ocupa bastante espaço e é onde passamos a maior parte do tempo sentados. Assim, vale investir num produto de qualidade, que alie conforto e beleza. O melhor é que a espuma seja macia, porém consistente. Ou seja, nem muito fofa, nem muito dura. Já a cor ideal do sofá vai variar de acordo com a decoração de cada ambiente. Porém, de forma geral, os tons neutros costumam ser os mais indicados.

4.     APOSTE NA ILUMINAÇÃO INDIRETA

Quase todo mundo quer que sua sala seja aconchegante, certo? Assim, uma das melhores formas de criar um clima acolhedor é com a iluminação indireta. Isso pode se dar tanto através de abajures nos cantos da sala quanto de spots de luz virados para as paredes. Além disso, as fitas de led na parte de baixo de estantes e prateleiras podem cumprir esse papel. E lembre-se: na sala, sempre prefira lâmpadas com luz amarela, o que favorece o clima intimista.

5.     PENDURE ALGUNS (OU MUITOS) QUADROS

Ter quadros nas paredes da sala de estar é uma ótima forma de enriquecer a decoração do espaço. Porém, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente com muitos quadros grandes. Já se forem quadrinhos pequenos, com a moldura certa, a quantidade não costuma ser um problema. De forma geral, reserve uma das paredes para os quadros e, quanto maior for a área, mais itens podem ser pendurados.

6.     DÊ MAIS VIDA COM PLANTAS E FLORES

Já faz alguns anos que o uso de elementos naturais é tendência na decoração de interiores. Assim, sempre é interessante ter algumas plantinhas na sala de estar, não importando o tamanho do ambiente. Afinal, há folhagens de todos os tipos, que podem ser usadas até mesmo em apartamentos com pouca luz solar. Logo, basta escolher uma que se adeque ao seu imóvel e ao seu gosto pessoal.

7.     PADRONIZE O ESTILO DOS MÓVEIS

Lá no começo falamos sobre a importância da cor temática. Pois esse conceito de identidade visual também se aplica aos móveis. Assim, se o seu rack da TV possui cantos arredondados, por exemplo, procure por uma mesinha de centro com as mesmas características. Além disso, a unidade também pode ser buscada pelo material, tom de madeira, tipo de revestimento, etc.

8.     PRIORIZE A FUNCIONALIDADE

Claro, a sala de estar deve ser bonita e aconchegante. Porém, como ela é usada o tempo todo, não podemos deixar a praticidade de lado. Logo, o ideal é que o projeto de decoração preveja móveis e itens utilitários. É o caso de mesinhas de apoio, prateleiras e gavetas na estante ou no rack da TV. Outro ponto importante é o posicionamento das tomadas. Hoje em dia, quanto mais pontos de energia, melhor.

9.     CALCULE O ESPAÇO DA SALA DE ESTAR

Especialmente em apartamentos compactos, muitas vezes a sala tem dimensões bem pequenas. Logo, é necessário levar isso em consideração antes de comprar novos móveis e objetos de decoração. Afinal, de nada adianta ter um sofá maior ou um abajur moderno e arrojado se eles prejudicam a circulação do ambiente. Assim, sempre que quiser mudar alguma coisa na sala, não esqueça de medir muito bem todas as dimensões.

10. IMPRIMA SUA PERSONALIDADE

Como falamos, a sala de estar é a alma da casa. Logo, antes de tudo, precisa agradar justamente quem mora ali. Então, quando for planejar a decoração, procure formas de aliar as dicas acima às suas preferências. Dê ao ambiente a sua personalidade, com fotos, pôsteres, objetos pessoais, lembranças de viagem… Torne sua sala de estar única e, quem sabe até, memorável. Assim, se ao sentar-se no sofá e olhar ao redor você se sentir genuinamente em casa, então o projeto de decoração foi um sucesso.

 

Foto: iStock/gorodenkoff