Comemorado em 22 de outubro, o Dia do Enólogo é uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre vinho

Dia do Enólogo: que tal uma degustação de vinhos?

Da harmonização ao turismo, o vinho é uma bebida que conjuga gastronomia, história, cultura, saúde, celebração e interação social. Porém, diante de um mercado extremamente amplo, acertar na escolha nem sempre é tarefa fácil. Mesmo assim, algumas dicas simples costumam ser muito úteis para embasar suas decisões. Aliás, neste 22 de outubro, comemora-se o Dia do Enólogo – o especialista na técnica de produção e conservação do vinho. Logo, a ocasião pode ser perfeita para ampliar seus conhecimentos e até investir numa degustação.

 

UM BOM VINHO NO DIA DO ENÓLOGO

Em primeiro lugar, a leitura do rótulo é uma das etapas mais importantes na avaliação de um vinho. Afinal, praticamente todas as informações que você precisa ter e avaliar estão ali. Entre elas, o nome do produtor, o ano da safra, o tipo de uva, sua região e país de origem. Portanto, antes de ir às compras, dedique um tempinho para pesquisar sobre essas informações. Ou seja: procure conhecer os principais produtores, os tipos de uvas e as safras mais bem avaliadas.

Certamente, gostar ou não de um vinho é o resultado de uma avaliação bastante pessoal. Logo, por mais que determinado rótulo seja premiado, não significa que, necessariamente, ele vá conquistar seu paladar. Inclusive, há mais de cinco mil uvas viníferas cultivadas em todo o mundo. Dessa forma, o que não faltam são sabores, aromas e experiências sensoriais diferentes para você testar. Afinal, existem uvas que resultam em vinhos mais encorpados e marcantes, enquanto outras são caracterizadas por sua leveza e frescor. Assim, o mais indicado é conhecer as características básicas das principais uvas presentes no mercado.

Além disso, algumas regiões são conhecidas por terem clima e solo propícios para o cultivo de determinadas uvas. Desse modo, muitas vezes elas servem como referência para atestar a qualidade superior de um vinho. Por exemplo: o Chile é reconhecido por sua produção de Cabernet Sauvignon, enquanto a Argentina se destaca pelo Malbec. Já o Brasil costuma ser referência em Merlot. Outra dica para quem está iniciando é dar preferência aos vinhos elaborados com apenas uma uva, chamados de varietais. Então, ao encontrar sua favorita, você estará apto ao próximo estágio: comparar o vinho de diferentes produtores e regiões. Logo depois, eleve o grau com vinhos de corte, elaborados com duas uvas ou mais.

 

CARACTERÍSTICAS COMUNS AOS BONS VINHOS

Além de suas particularidades, bons vinhos reúnem características que são comuns a todos os tipos. Com isso, conhecer esses detalhes também é uma maneira de garantir a escolha de uma bebida de qualidade. Para tanto, considere avaliar as seguintes questões:

  • Visualmente, bons vinhos não apresentam partículas em suspensão ou depositadas ao serem servidos.
  • Outro elemento característico é o aroma. Logo, se o vinho não apresenta aroma ou se remete a algo que está estragado, fique atento. Afinal, esse é um sinal de uma bebida de baixa qualidade.
  • Frequentemente os vinhos de qualidade inferior deixam um amargor residual na boca e, em algumas pessoas, causam dores de cabeça.

 

LITRAGEM TAMBÉM É IMPORTANTE

Pode até parecer pretexto, mas uma das questões mais importantes para se tornar um expert é a litragem. Ou seja: o volume de vinho que você já degustou e consumiu ao longo da vida. Afinal, quanto maior seu contato com a bebida, maior será sua habilidade em desenvolver sensibilidade para conhecer suas diferentes características. Por isso, já no título do texto sugerimos comemorar o Dia do Enólogo com uma degustação!

Para completar, invista no registro de suas impressões sobre cada descoberta. Afinal, essa é uma ótima estratégia para não esquecer as características dos vinhos que você provou. Tanto dos que você mais gostou quanto daqueles que não lhe agradaram tanto. Inclusive, é possível tornar essa tarefa bem prática a partir de aplicativos como o Vivino. Com ele, você consegue fotografar rótulos e registrar suas principais informações. Ao mesmo tempo, ele tem uma rede social em que os usuários fazem avaliações e trocam recomendações.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de uma pesquisa inicial, crie sua própria lista de atributos para classificar um bom rótulo de vinho para você. Caso tenha ou esteja montando um bar em casa, siga também algumas estratégias para armazenar suas garrafas da maneira correta. Além disso, outra dica para complementar sua programação do Dia do Enólogo é investir no preparo da autêntica pizza italiana! 🙂

 

Foto: iStock/Alina Rosanova