Simples, prático e saboroso, o fondue é receita ideal para aquecer as noites de frio – especialmente quando acompanhado de um bom vinho

Fondue e vinho convidam aos encantos da temporada de frio

O inverno está chegando e, com ele, a hora de aprontar a casa para os meses de frio. Afinal, de junho a setembro, aqui no Sul do Brasil, é comum procurar formas de deixar os ambientes mais quentinhos. Aliás, isso se estende também ao preparo das comidas. Portanto, no inverno, ganham espaço aqueles pratos que ajudam a aquecer o corpo e a alma – como o fondue.

Originário da Suíça, essa delicioso receita consiste basicamente num creme, normalmente de queijo ou chocolate, aquecido num pequeno fogareiro (réchaud). Depois, é só espetar ingredientes como pães, vegetais ou frutas, mergulhá-los no creme e degustar. Além desses, outro sabor bastante popular é o de carne, no qual pedacinhos de filé são servidos com molhos variados.

 

SEQUÊNCIA DE FONDUE EM CASA

Se você já está ficando com água na boca, não perde por esperar! Isso porque, aproveitando a chegada do friozinho, o blog da H. Lar traz essas três receitas de fondue para você. Além disso, indicamos vinhos que podem harmonizar com cada opção. Confira!

 

QUEIJO

Ingredientes

  • Cerca de 400g de queijo estepe ralado grosso
  • Cerca de 400g de queijo gruyère ralado grosso
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 1 dente de alho
  • ¼ de xícara (chá) de cachaça
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • Noz-moscada a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque o dente de alho, corte-o ao meio e esfregue as metades no interior da panelinha de fondue.
  2. Numa tigela, misture os dois tipos de queijo, já ralados. Em outra tigelinha, coloque a cachaça e o amido de milho. Em seguida, mexa bem até que o amido se dissolva. Reserve.
  3. Despeje o vinho branco na panelinha e leve ao fogo bem baixo. Depois, quando o vinho começar a levantar algumas bolhas, junte o queijo aos poucos, mexendo muito bem. Afinal, é importante que se forme um creme liso e homogêneo.
  4. Tempere com noz-moscada e, por fim, adicione a mistura de cachaça e amido, mexendo bem por mais 2 minutos. Então, desligue o fogo e leve à mesa, mantendo a panelinha sobre o réchaud.

Acompanhamentos para o fondue de queijo: Cubinhos de pão italiano, brócolis cozidos, batatinhas cozidas, cenoura, salames, tomatinhos cereja.

Vinhos para harmonizar: Chardonnay, riesling ou merlot.

 

CARNE

Ingredientes

  • 1kg de filé mignon ou contrafilé
  • 60ml de cachaça
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 900ml de óleo

Modo de preparo

  1. Corte a carne em cubinhos de cerca de 2cm e transfira-os para uma tigela. A seguir, tempere com cachaça, sal e pimenta.
  2. Coloque o óleo na panelinha de fondue e leve ao fogo alto para aquecer. Então, quando o óleo estiver bem quente, transfira a panela para o réchaud aceso, com cuidado.
  3. Espete os cubinhos de carne e mergulhe no óleo, deixando fritar até o ponto desejado. Aliás, você pode apreciar a carne pura ou acompanhada de alguns molhos.

Molhos para acompanhar o fondue de carne: Molhos barbecue, pesto, geleia de pimenta, mostarda ou o próprio fondue de queijo.

Vinhos para harmonizar: Merlot, malbec ou cabernet sauvignon.

 

CHOCOLATE

Ingredientes

  • 500g de chocolate amargo picado
  • 1 xícara e meia (chá) de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de conhaque

Modo de preparo

  1. Despeje o creme de leite na panelinha do fondue e leve ao fogo médio.
  2. Quando ferver, abaixe o fogo e junte o chocolate picado, mexendo bem até que derreta.
  3. Adicione o conhaque, misture e transfira a panelinha para o réchaud.

Acompanhamentos para o fondue de chocolate: Frutas picadas: morangos, bananas, uvas, kiwis, carambolas, bergamotas…

Vinhos para harmonizar: Malbec, vinho do Porto ou espumante moscatel.

 

Gostou da ideia? Então é só comprar os ingredientes e preparar uma deliciosa sequência de fondue para curtir o friozinho em casa! 🙂

 

Foto: iStock/margouillatphotos