A ergonomia dos móveis e uma boa iluminação são alguns dos itens que influenciam a produtividade do trabalho em home office

Home office: 5 dicas para seu espaço reservado ao trabalho

Desde o ano passado, com o início da pandemia, passamos a ter uma nova relação com nossos lares. Afinal, além de passar mais tempo em casa, também tivemos de adaptar o imóvel para novas funções. Por exemplo, as obrigações profissionais – que acabaram fortalecendo a busca por um espaço propriamente delimitado para home office.

Assim, se antes podia ser um pouco improvisado, agora o escritório de casa precisa oferecer boas condições para se trabalhar. Inclusive, a tendência é que o regime de trabalho remoto continue em vigor inclusive após o fim da pandemia. Portanto, vale investir desde já nesse espaço, tornando-o adequado ao home office e, por conseguinte, aliado da produtividade.

 

5 DICAS PARA O SEU HOME OFFICE

Pensando nisso, a H. Lar traz hoje uma série de sugestões para ajudar você a melhorar o seu escritório residencial. São dicas que vão desde a decoração do ambiente até a ergonomia dos móveis, passando também pela iluminação. Confira!

 

1.     ESCOLHA UM ESPAÇO SEM DISTRAÇÕES

Hoje em dia, uma das tendências da arquitetura é apostar nos ambientes integrados. Porém, quando falamos especificamente do escritório, o ideal é que seja um espaço reservado, longe de possíveis distrações. Dessa forma, adaptar um eventual quarto de hóspedes para abrigar o home office pode ser boa opção, por exemplo.

 

2.     APOSTE NA DECORAÇÃO MINIMALISTA

O foco do escritório deve ser no trabalho. Assim, para ajudar na concentração, procure manter a bancada limpa, organizada e livre de objetos desnecessários. Ao mesmo tempo, alguns itens têm efeito oposto, estimulando a produtividade. É o caso das plantas, que tornam o home office mais leve, agradável e com um toque natural.

 

3.     PREFIRA CORES CLARAS

Ainda no que se refere à decoração, outro ponto importante são as cores das paredes do escritório. Afinal, tons diferentes provocam sensações e estímulos distintos. Logo, evite cores escuras, uma vez que elas podem provocar sonolência e cansaço. Já os tons claros favorecem a concentração. Portanto, dê preferência a paredes brancas ou gelo, com detalhes em cores alegres, como amarelo e azul.

 

4.     INVISTA NA ILUMINAÇÃO

Assim como qualquer outro ambiente de trabalho, o home office deve ser bem iluminado – de preferência com luz natural. Por isso, busque trabalhar com as janelas abertas – prática que, adicionalmente, também garante boa ventilação. Já as lâmpadas e luminárias, quando necessárias, devem ser de luz branca, que ajuda a manter o foco.

 

5.     CUIDE DA ERGONOMIA DO HOME OFFICE

Além dos itens citados, a boa produtividade depende muito da ergonomia da estação de trabalho. Afinal, monitores na altura errada e cadeiras desconfortáveis podem causar dores no corpo e prejudicar a atenção. Assim, prefira cadeiras com apoio integral para as costas e com curvatura na região lombar. Além disso, regule a altura do assento para que os antebraços fiquem paralelos ao chão quando estiverem apoiados na mesa. Já o monitor deve ser posicionado a cerca de 60cm de distância do rosto, com a parte superior da tela na altura dos olhos.

 

Gostou dessas dicas? Então agora é só colocá-las em prática e garantir mais conforto e produtividade no seu trabalho em home office!

 

Foto: iStock/Inside Creative House