home staging

Vai anunciar seu imóvel? Então capriche no “home staging”!

Mesmo não sendo propriamente novidade, o “home staging” é um recurso do marketing imobiliário que vem ganhando força no país. Afinal, ainda hoje, a estratégia criada por Barb Schwarz nos anos 1970 representa uma excelente maneira de valorizar o imóvel. Aliás, vale para quem deseja tanto vender quanto alugar sua residência de maneira mais rápida. Nesse sentido, profissionais de arquitetura, decoração e design também têm transformado a técnica num modelo de negócio lucrativo e inovador. Sobretudo por deixar o lar irresistível sem requerer grande investimento por parte do proprietário.

Antes de tudo, vale saber que home staging, em tradução livre, significa “encenação de casa”. Assim, a estratégia aposta em artifícios para melhorar o visual dos cômodos e inspirar forte apelo estético e emocional. Portanto, não se trata apenas de reparar falhas e estragos, bem como potencializar os pontos fortes do imóvel. É igualmente importante “despersonalizar” o lar, organizar o layout, incrementar a decoração e, principalmente, criar uma atmosfera de casa-modelo. Com isso será possível estabelecer os atrativos mais desejáveis por parte dos compradores ou inquilinos.

 

HOME STAGING EM 4 PASSOS

A seguir, veja como valorizar o imóvel ao empregar as melhores estratégias do home staging.

 

1.     DETALHES ESTRUTURAIS

Em primeiro lugar, certifique-se de que as partes elétrica e hidráulica da residência estejam em perfeitas condições. Além disso, aproveite estratégias de iluminação para ampliar os espaços, o charme e o conforto visual dos ambientes. Outro detalhe importante para quem pretende vender ou alugar um imóvel é atualizar a pintura dos cômodos. Assim, caso o piso não esteja em boas condições, a técnica piso sobre piso representa uma opção simples e rápida.

 

2.     MÓVEIS E DECORAÇÃO

Poucas pessoas conseguem imaginar um espaço vazio mobiliado. Além disso, um ambiente desocupado geralmente dá sensação de ser menor do que realmente é. Logo, os possíveis compradores ou inquilinos podem ter dificuldade para imaginar como seria viver num imóvel desabitado. Por isso, é sempre interessante manter alguns elementos de mobiliário e decoração em seu imóvel. Contudo, evite exageros, preferindo produções neutras e atemporais, que são capazes de deixar qualquer lugar mais acolhedor. Nesse sentido, uma dica é apostar na tendência Japandi, cujo foco é tornar os espaços mais amplos, harmônicos e relaxantes. Além de verificar as condições do mobiliário existente, outra sugestão é apostar em peças soltas. Isso porque elas são versáteis e favorecem a adequação do layout dos cômodos de acordo com a necessidade do morador. Também é bacana incluir algumas plantas na decoração, pois elas contribuem para estimular a sensação de bem-estar.

 

3.     LIMPEZA

Sem dúvida, não há nada mais atraente do que visitar um local limpinho e perfumado. Por isso, antes de cada visita ao imóvel, é fundamental verificar suas condições de higienização. Inclusive, a dica é deixar a área de serviço abastecida com um pequeno kit de utensílios que facilitam a limpeza. Além disso, um aromatizador suave, que não seja enjoativo, pode ajudar a manter uma atmosfera agradável. Afinal, quem é que não gosta de um cheirinho de casa nova?

 

4.     DIVULGAÇÃO

Para compensar todo esse capricho para valorizar o imóvel, não se esqueça de investir em boas imagens de seus ambientes. Afinal, o anúncio da casa ou apartamento é o principal cartão de visitas do mercado imobiliário. Dessa forma, não deixe de usar fotos e até vídeos com qualidade profissional. Para completar, faça uma descrição convidativa e detalhada em seu anúncio de divulgação.

 

Caso deseje ampliar suas inspirações para valorizar o imóvel, saiba mais sobre as novas prioridades na vida e no lar. Além disso, aqui no blog da H.Lar você encontra muitas dicas para tornar seus ambientes ainda mais modernos e aconchegantes. Aproveite!

 

Foto: iStock/Feverpitched