As molduras são complementos essenciais para fotografias e pinturas, uma vez que valorizam o destacam o conteúdo dos quadros

Em busca da moldura perfeita: como valorizar seus quadros

Quando o assunto é originalidade na decoração, poucos itens são tão relevantes quanto os quadros nas paredes. Isso porque eles conseguem dar um toque único e exclusivo para a sua casa, refletindo a personalidade de quem mora ali. Assim, tendo tanta importância, merecem receber uma moldura que também valorize seu conteúdo. Afinal, o acabamento de um quadro faz toda a diferença na forma como observamos a pintura ou fotografia ali contida.

Mas como escolher o complemento perfeito para os seus quadros? De forma geral, não existem regras pétreas, e a criatividade pode ser bastante explorada. Porém, é sempre interessante prestar atenção a alguns detalhes para não errar na escolha. Assim, a H. Lar traz hoje 5 dicas para ajudar na escolha da moldura ideal. Confira!

 

5 DICAS PARA ELEGER A MELHOR MOLDURA

1.     HARMONIA COM O QUADRO

Ao contrário do que muita gente pensa, a moldura não deve ser pensada para combinar com móveis ou paredes. Isso porque a função mais importante do acabamento é oferecer destaque ao quadro em si. Logo, é a harmonia com o conteúdo que deve ser priorizada na hora de escolher cores e modelos de molduras.

2.     SIMPLICIDADE

Caso você já tenha explorado opções de moldura numa loja especializada, sabe que as possibilidades são incontáveis. Aliás, dá para ficar até um pouco perdido! Nesse caso, a dica é sempre optar pela simplicidade, como os modelos tipo caixa em cores neutras. Assim, as chances de errar na escolha ficam, certamente, bem menores. Essa simplicidade, inclusive, vai ao encontro do minimalismo, que é uma das tendências na decoração de interiores em 2021.

3.     ATENÇÃO AO PASSE-PARTOUT

A escolha do acabamento também envolve o passe-partout. Ou seja, aquela “margem interna” da moldura, geralmente branca ou preta. Sua função é dar ainda mais destaque ao quadro, evitando também que o vidro encoste diretamente na tela ou fotografia. Na hora de decidir a largura do passe-partout, leve em conta as dimensões da obra emoldurada. Quanto menor a imagem, mais largo pode ser o passe-partout.

4.     COMBINAÇÃO DE ESTILOS

Uma mesma casa ou ambiente pode ter nas paredes fotografias, obras contemporâneas e telas ou reproduções de pinturas clássicas. Essa variedade não é, de nenhuma forma, considerada um erro. Porém, o ideal é que cada quadro tenha uma moldura alinhada ao seu próprio estilo. Ou seja, pinturas clássicas costumam ficar melhor com acabamentos igualmente clássicos, como os de madeira trabalhada. Ao mesmo tempo, quadros mais modernos pedem molduras leves, de estilo contemporâneo.

5.     COMPOSIÇÃO DE PAINÉIS

Escolhida a moldura para cada item, chega a hora de planejar a distribuição dos quadros na parede. Aqui, você pode misturar tamanhos e estilos diferentes sem problemas, colocando quantos quadros desejar. Aliás, hoje em dia é muito fácil pendurá-los sem nem precisar furar as paredes. Então o mais importante é prestar atenção ao alinhamento dos objetos. De preferência, planeje a disposição dos quadros de forma que as molduras se alinhem em pelo menos um dos lados. Dessa forma, seu painel ficará mais harmônico e elegante. 🙂

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz