Quer saber como economizar luz em casa? Pois saiba que, com atitudes simples, é possível reduzir custos e ainda ajudar o meio ambiente!

Como economizar luz: dicas para reduzir a conta

Além de reduzir os gastos financeiros, saber como economizar luz é uma forma de preservar o planeta. Sobretudo em função dos impactos sobre clima, vegetação, fauna e recursos minerais causados por usinas hidrelétricas. Aliás, adotar medidas mais conscientes pode ser também mais simples e prático do que parece à primeira vista. Por exemplo: é fácil prestar atenção e apagar luzes quando não houver ninguém em determinado cômodo. Assim como tentar ficar no banho não mais do que o tempo necessário. Afinal, os chuveiros representam um dos principais vilões de consumo. Assim, mesmo com um sistema a gás, é importante se policiar para não associar temperaturas muito quentes e alta vazão de água.

 

COMO ECONOMIZAR LUZ SEM ESFORÇO

Evitar o desperdício no uso da energia elétrica é a maneira mais básica de economizar luz. Mas várias outras dicas de fácil implementação no dia a dia ajudam a reduzir a conta no final do mês. A seguir, confira 5 sugestões valiosas que o blog da H.Lar listou para você:

 

1.     TROQUE LÂMPADAS

Tidas como grandes campeãs de economia, as lâmpadas LED podem reduzir o consumo de energia elétrica em até 85%. Apesar de mais caras que incandescentes, halógenas ou fluorescentes, elas oferecem vida útil muito maior. Afinal, podem durar até 30.000 horas! Como se não bastasse, as lâmpadas de LED são as que menos prejudicam a natureza. Isso porque não contêm elementos poluentes – e sua estrutura é quase que inteiramente reciclável. Além disso, são descartadas com menor frequência e não aquecem o ambiente – portanto, reduzem o consumo do ar-condicionado. Logo, mesmo que as lâmpadas LED exijam um investimento inicial maior, sua tecnologia garante benefícios de longo prazo. Sobretudo em questões como economizar luz, ajudando a otimizar o orçamento doméstico e a proteger o meio ambiente.

Se sua casa já possui apenas lâmpadas de LED, outra maneira de poupar energia elétrica é aproveitar a luz natural. Ou seja: evite deixar as luzes acesas durante o dia e aposte em boas estratégias de decoração de interiores. Por exemplo: eleja branco ou cores claras para pintar o teto e as paredes, pois elas refletem melhor a claridade. Além disso, invista em cortinas e persianas que ajudem a dosar a entrada de luz e previnem calor excessivo. Assim você consegue não apenas proteger os móveis da ação do sol, como manter o clima mais agradável nos cômodos.

 

2.     ATENTE AO AR-CONDICIONADO

Por falar em clima, o ar-condicionado é outro equipamento que contribui para elevar a conta de luz. Especialmente em locais de temperaturas muito elevadas, em que ele chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa. Por isso, é muito importante utilizá-lo com cautela. Por exemplo: ao adquirir um ar-condicionado, prefira modelos que contenham o Selo Procel de Economia de Energia. Outra recomendação útil é comprar um aparelho de potência condizente com o espaço a ser atendido. Além disso, procure manter os filtros sempre limpos e evite o resfriamento excessivo dos cômodos.

 

3.     CUIDE BEM DA GELADEIRA

A cozinha é considerada “o coração da casa”, e a geladeira certamente contribui muito para esse status. Aliás, ela precisa estar constantemente ligada para cumprir sua função. Assim, preste bastante atenção à borracha de isolamento da porta. Quando ela não veda bem, ocorrem desperdício de energia e prejuízo ao correto armazenamento dos alimentos. Ao mesmo tempo, se for adquirir uma geladeira nova, vale a mesma dica do ar-condicionado. Ou seja: opte por um modelo com o Selo Procel de Economia de Energia. Além disso, evite ficar abrindo e fechando o refrigerador: o melhor é pegar tudo que se precisa de uma vez. Se for fazer uma viagem longa, uma boa opção é esvaziar o eletrodoméstico e desligá-lo.

 

4.     OTIMIZE O USO DA LAVADORA

As máquinas de lavar também gastam significativa quantidade de energia. Aliás, especialmente os modelos que cumprem também a função de secar. Por isso, a dica é acumular o máximo possível de roupas sujas para então fazer uma única lavagem. Ou seja: em vez de lavar poucas peças todos os dias, prefira usar a capacidade máxima do aparelho. Além disso, limpe o filtro com frequência e não exagere na quantidade de sabão, evitando a necessidade de repetidos enxágues. Assim como o ar-condicionado e a geladeira, as máquinas de lavar mais recentes trazem o Selo Procel. Logo, prefira modelos classificados como Classe A em economia de energia.

 

5.     EDUQUE PARA A SUSTENTABILIDADE

Não existe uma idade específica para aprender como economizar luz e proteger o meio ambiente. Portanto, além de seguir as dicas, busque orientar as crianças desde cedo. Assim, elas poderão crescer sabendo o quão importante é poupar energia e recursos naturais. Para tanto, pode-se começar orientando os pequenos a sempre apagarem as luzes e desligar equipamentos que não estejam em uso. 🙂

 

Foto: iStock/Pornpak Khunatorn