A partir da posição solar correta, é possível não apenas economizar energia elétrica, como proteger o bem-estar e a saúde dos moradores

Posição solar do imóvel: saiba como acertar na escolha

Normalmente, ao buscar um imóvel para morar, a maioria das pessoas avalia principalmente o preço, o tamanho e a localização. No entanto, outra importante questão a ser considerada é a posição solar do seu próximo lar. Afinal, a incidência de luz natural impacta tanto na conservação dos móveis quanto na qualidade de vida dos moradores. Isso, principalmente, por sua relação com o conforto térmico e a luminosidade dos ambientes. Consequentemente, o ideal é que o imóvel não receba sol de mais, nem de menos. Além disso, a posição solar correta ajuda a proteger os cômodos de elementos como umidade e mofo. Também agrega vantagens ligadas à economia de energia elétrica, valorização do imóvel, bem-estar e saúde dos moradores. Portanto, veja a seguir algumas dicas para não errar em suas escolhas!

POSIÇÃO SOLAR NORTE

Segundo engenheiros, arquitetos e especialistas do ramo imobiliário, a principal recomendação é dar preferência a imóveis direcionados para o norte. Inclusive, note que são esses que costumam receber destaque nos anúncios de venda. Afinal, no hemisfério sul, o empreendimento voltado para o norte recebe maior incidência de radiação solar. Visto que o sol nasce no leste, posiciona-se ao norte na maior parte do dia e se põe no oeste. Contudo, nem sempre a face do prédio é totalmente norte. Aliás, muitas vezes, o empreendimento tem mais de uma face voltada para o sol. Dessa forma, a maior incidência de luz natural pode ser dividida nos períodos da manhã (leste) e da tarde (oeste). Nesse sentido, convém avaliar quais áreas precisarão de maior conforto térmico em cada hora do dia. Aliás, essa dica é particularmente útil nas regiões com inverno mais rigoroso.

Em resumo, o importante é ter mais sol em ambientes como quartos e salas, onde as pessoas costumam ficar mais. Da mesma forma, locais de menor permanência e circulação podem ser menos expostas ao sol. Logo, espaços como banheiros, corredores, cozinha e área de serviço não são tão decisivos para a escolha da posição solar.

OUTROS FATORES

Como toda regra tem exceção, optar pela face norte não necessariamente garante a melhor posição solar para todos os casos. Por isso, é preciso levar em conta outros fatores capazes de beneficiar ou prejudicar suas escolhas. Afinal, em regiões de calor muito intenso, por exemplo, tanta exposição solar pode ser desaconselhável. Isso porque, dependendo do caso, essa posição solar pode tornar a temperatura interna insuportável.

Outra questão a ser avaliada são elementos externos capazes de influenciar a incidência de luminosidade e calor no imóvel. Por exemplo, prédios muito altos ou muito próximos um do outro, assim como árvores de grande porte. Isso porque esse tipo de interferência pode bloquear a passagem de luz solar (ou refleti-la de forma excessivamente concentrada). Aliás, o sombreamento elimina por completo a vantagem de uma fachada voltada para o norte. Logo, estudar o entorno do empreendimento antes de escolher seu imóvel é fundamental.

POSIÇÃO SOLAR LESTE OU OESTE

Imóveis com sol a leste ou a oeste também oferecem suas vantagens. Afinal, pela manhã, os raios solares advindos do Leste são menos intensos, então o calor é menor. Porém, a claridade de um quarto nesta posição é intensa. Portanto, uma cortina “blackout” pode ser um investimento necessário. Enquanto isso, à tarde, com o sol que incide do Oeste, há mais calor. Com isso, consegue-se diminuir os riscos de mofo nas regiões em que a umidade do ar é maior.

ATENÇÃO À ESCOLHA DO ANDAR

Entre os imóveis mais procurados estão aqueles que se localizam nos andares mais altos. Afinal, além de evitar o sombreamento em relação à posição solar, fugir dos elementos externos garante uma vista mais privilegiada. Além disso, imóveis situados nos andares superiores são mais silenciosos, já que estão mais distantes das ruas. Outra vantagem é a maior privacidade e a ventilação mais eficiente. Logo, os ambientes ficam mais arejados e livres de problemas como mofo e bolor.

Por outro lado, deve-se ponderar que mudanças ou mesmo uma eventual evacuação do prédio se tornam mais desafiadoras. Além disso, sem outros prédios e elementos externos que possam servir de barreira, ventanias são mais intensas nos andares altos. Enquanto isso, os pavimentos inferiores costumam apresentar vantagens como preços mais acessíveis e mobilidade facilitada.

Agora que você já sabe mais sobre posição solar, que tal algumas dicas sobre como escolher um corretor de imóveis? Afinal, quando o assunto é morar bem, no blog da H.Lar você sempre encontra as melhores informações! 🙂

 

Foto: iStock/RomanBabakin