Com o fim de ano, plataformas de streaming estão repletas de filmes de Natal para reunir a família em sessões de cinema em casa

Filmes de Natal: dos clássicos aos lançamentos da Netflix

Nesta época de fim de ano, não há nada como aproveitar o tempo disponível em casa junto da família. Sobretudo se você seguiu as dicas da H.Lar sobre como montar sua própria sala de cinema. Assim, é chegado o momento de colocar em cartaz aqueles filmes de Natal que marcaram sua infância. Ou, ainda, explorar as muitas novidades incluídas nos catálogos de suas plataformas de streaming preferidas. Afinal, a Netflix, por exemplo, anunciou recentemente um verdadeiro compilado de produções que incluem filmes de Natal e de Ano-Novo. Desde títulos classificados como românticos, alto-astral, comédias, animações, produções de Hollywood e dramas, até algumas séries e lançamentos. Então prepare a pipoca, acomode todo mundo no sofá e aperte o play! 🙂

 

FILMES DE NATAL CLÁSSICOS

Nos anos 1980 e 1990, a televisão brasileira costumava reproduzir os mesmos filmes de Natal a cada fim de ano. Dessa forma, muitos se tornaram clássicos e, mesmo com opções mais atuais, vale a pena ativar certas memórias afetivas. Ao mesmo tempo, é sempre interessante proporcionar essas trocas de experiências e vivências entre adultos e crianças. Por isso, confira algumas sugestões e embarque nesta viagem pelo tempo:

1.     ESQUECERAM DE MIM

Com toda a certeza, Esqueceram de Mim é o título que abre a lista de filmes de Natal clássicos. Afinal, no primeiro filme, que se passa em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem, um dos filhos (Macaulay Culkin), de apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, além de ser obrigado a se virar sozinho, o garoto ainda precisará defender sua casa de dois ladrões.

2.     UM DUENDE EM NOVA YORK

Um Duende em Nova York retrata uma crise no Polo Norte gerada pela diminuição do espírito natalino. Então, inconformado, um duende de 2 metros de altura decide ir à civilização investigar as causas do problema. No entanto, o ajudante do Bom Velhinho descobre que nunca foi um duende e que, na verdade, é um humano. Diante disso, bastante dividido, o “ex-elfo” decide salvar o Natal – começando por procurar seu pai, um magnata da indústria editorial.

3.     DURO DE MATAR

Este clássico foi o principal responsável por transformar o ator Bruce Willis numa estrela do cinema. Aliás, o longa original é de 1988 e teve cinco continuações – a última, lançada em 2013. Dessa forma, a sequência inteira pode render numa maratona familiar e tanto! Esse clássico mistura bom humor, ação e – colocando-o nesta lista – Natal. Além disso, o título é tão icônico que já recebeu homenagens em séries como Brooklyn Nine-Nine, Friends e The Office.

4.     MEU PAPAI É NOEL

Sucesso nos anos 1990, Meu Papai é Noel conta a história de um publicitário que acidentalmente mata o Papai Noel. Dessa forma, ele acaba sem escolha e precisa assumir o lugar do Bom Velhinho. Para tanto, o protagonista, estrelado por Tim Allen, tem de se submeter a uma transformação de peso e fisionomia. Além do título original, a produção ganhou duas sequências – que, no entanto, não repetiram o sucesso do primeiro filme.

 

FILMES MAIS RECENTES NA NETFLIX

1.     UMA INVENÇÃO DE NATAL

Lançada em 2020, Uma Invenção de Natal é uma produção original da Netflix que mistura Natal, musical, fantasia e comédia. Aliás, o filme combina com maestria recursos de live-action, animação e arranjos musicais. Assim, conta a história de um fabricante de brinquedos que foi traído por seu aprendiz. Porém, a chegada de sua neta acaba mudando completamente o seu destino.

2.     KLAUS

Primeiro longa de animação original da Netflix, Klaus (2019) é capaz de conquistar o coração de toda a família. Afinal, conta a história de um carteiro egoísta e de um fabricante de brinquedos solitário que cultivam uma amizade improvável. Dessa forma, conseguem novamente levar alegria a uma cidade fria e sombria.

3.     UM NEGÓCIO BRILHANTE

Com cenas cômicas e uma fotografia de cores predominantemente frias, Um Negócio Brilhante apresenta humor ácido e inspirador. Sobretudo ao mostrar o dilema de um ex-presidiário que aceita embarcar num esquema que visa ao enriquecimento rápido. Para tanto, ele acaba contrariando o espírito da data ao mentir, roubar e enganar para vender árvores de Natal.

4.     O NATAL ESTÁ NO AR

Outro representante da categoria “Filmes para toda a família” da Netflix, O Natal Está no Ar foi lançado em 2019. Logo, trata-se de um título recente – e que conta a história de um pai solteiro com quatro filhos mimados. Depois de uma reviravolta, a família é forçada a cortar despesas e repensar o que importa de verdade. Com isso, a produção destaca a importância da conexão e do amor entre pais e filhos.

 

DICA BÔNUS

Além dos filmes de Natal, que tal garantir inspiração para os cardápios das ceias de final de ano? Então, a dica é acompanhar a temporada especial de uma série que reúne confeiteiros numa competição doce e muito acirrada. Trata-se de Sugar Rush de Natal, que traz receitas e desafios com o sabor das festas de fim de ano. Vale a pena conferir!

 

Foto: iStock/LuckyBusiness