Mesmo optando por um cardápio clássico, é possível incrementar suas receitas doces e salgadas para inovar na ceia de Natal

Ceia de Natal: 7 receitas para sua confraternização em casa

Em 2020, as buscas por inspirações para as festas de fim de ano começaram ainda mais cedo. Aliás, um estudo divulgado pelo Pinterest identificou que as primeiras pesquisas já foram feitas na plataforma em abril. Afinal, durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas se dedicaram a acrescentar vida e alegria aos ambientes residenciais. Nesse contexto, o clima natalino é perfeito para inspirar união, esperança, paz e harmonia nos lares. Então, se você já decorou sua casa, que tal conferir algumas ideias também para a ceia de Natal? Afinal, mesmo seguindo um cardápio clássico e tradicional, é possível incrementar as receitas com um toque especial. Aliás, tanto para veteranos quanto para aqueles que pretendem fazer sua estreia no preparo das ceias de final de ano. Confira!

 

MAIS SABOR PARA A CEIA DE NATAL

As receitas clássicas da ceia de Natal são também as mais apreciadas. Inclusive, há quem espere o ano todo para saborear o cardápio especialmente elaborado para as festas de final de ano. Todavia, com simples ajustes nos ingredientes e na apresentação dos pratos você consegue aliar tradição e criatividade. Aliás, com porções individualizadas de saladas e sobremesas é possível otimizar o espaço à mesa e ainda investir em prevenção. Sobretudo ao evitar o compartilhamento de pratos e talheres. Mas, voltando às receitas, veja a seguir alguns itens que não podem faltar em sua ceia de Natal!

 

1. ARROZ COM LARANJA E PASSAS

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola pequena ralada
– 1 ½ xícara de chá de arroz
– 1 colher de sobremesa de cúrcuma
– 2 xícaras de chá de água
– 1 xícara de chá de suco de laranja
– 1 colher de sopa de raspas de laranja
– ½ xícara de uvas passas escuras
– Rodelas de laranja para enfeitar

Modo de preparo:

Refogue o arroz no azeite com a cebola e a cúrcuma, coloque o sal e a água, deixe até secar. Depois, junte o suco, as raspas de laranja, as passas e cozinhe novamente até secar. Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Após, decore um refratário com as rodelas de laranja, distribua o arroz e sirva em seguida.

 

2. PERU CLÁSSICO

Ingredientes para o peru:

– 1 peru temperado descongelado (cerca de 4 quilos)
– ½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– ½ xícara (chá) de suco de laranja
– 4 colheres (sopa) de manteiga

Ingredientes para o molho cítrico:

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– ½ colher (chá) de suco de limão cravo
– 2 colheres (sopa) de suco de laranja
– ½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca

Modo de preparo do peru:

Numa assadeira, espalhe sobre a ave o tempero pronto amassado com meia xícara (chá) de água, formando uma pastinha. Acrescente o vinho e o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira para tomar gosto por cerca de 30 minutos. Retire da geladeira, coloque o peito virado para baixo e besunte com a manteiga. Cubra com papel-alumínio novamente e leve ao forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio, vire o peru com cuidado e deixe assar por mais 1 hora, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira.

Depois de assado, passe o peru para uma travessa de servir e reserve na própria assadeira, para o preparo do molho, o caldo que se formou no cozimento. Molho cítrico: Em um recipiente, dissolva a farinha de trigo em meia xícara (chá) de água e adicione ao caldo do cozimento na assadeira. Acrescente o suco de limão cravo, o suco de laranja e o tempero pronto e deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar. Sirva em uma molheira à parte acompanhando o peru. Dica: Enquanto o peru estiver no forno, regue-o com o molho formado na assadeira. Isso deixará sua carne mais macia e úmida.

 

3. FAROFA DE LINGUIÇA COM ERVAS

Ingredientes:

– 1 embalagem de bacon em cubos
– 2 gomos de linguiça fina cortada em rodelas finas
– 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
– 2 cebolas descascadas e picadas em cubos pequenos
– 4 dentes de alho descascados e picados finamente ou amassados
– 2 cenouras descascadas e raladas
– 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada
– 2 xícaras (chá) de ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho ou outras de sua preferência)
– 1 xícara (chá) e uvas passas brancas ou pretas
– 1 xícara (chá) de castanhas do Brasil picadas grosseiramente
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, doure o bacon em sua própria gordura, junte as linguiças e refogue até que elas fiquem douradas. Então, acrescente a manteiga, a cebola e o alho, e refogue um pouco mais. Em seguida, junte as cenouras e vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, sempre mexendo. Após, coloque as ervas, as uvas passas, tempere com sal e pimenta, finalize salpicando as castanhas do Brasil e sirva.

 

4. MINISSALADA DE BERINJELA E ABOBRINHAS

Ingredientes:

– 1 berinjela (350g) em cubinhos
– 1 abobrinha italiana (300g) em cubinhos
– 1 cebola (150g) em cubos
– 2 colheres de tomates secos picados
– 2 colheres de salsinha picadas
– 2 colheres de nozes picadas grosseiramente
– 6 colheres de sopa de azeite de oliva
– Orégano e sal à gosto

Modo de preparo:

Numa frigideira, cozinhe ligeiramente a berinjela com 2 colheres de água e coloque num refratário. Em seguida, faça o mesmo com a abobrinha e a cebola. Em seguida, junte e misture todos os outros ingredientes numa tigela e deixe na geladeira até servir. Antes de iniciar a ceia de Natal, prepare a salada em potinhos individuais. Aliás, note como a salada ajuda a decorar a mesa com suas próprias cores natalinas.

 

5. TIRAMISÙ COM CHOCOTONE

Ingredientes:

– 3 ovos
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 200 g de mascarpone (uma variedade de queijo de consistência muito cremosa)
– 200 g de chocottone
– 1/2 xícara (chá) de café bem forte
– 2 colheres (sopa) de rum
– 50 g de chocolate amargo em pó

Modo de preparo:

Misture as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com uma batedeira elétrica até que fiquem bem branquinhas. Então, incorpore o mascarpone, continue batendo e reserve. Logo após, bata as claras em neve firme para misturá-las delicadamente ao creme de mascarpone. Depois, em um prato, junte o café e o rum, e passe o chocotone cortado em fatias por esta mistura. Agora, basta fazer a montagem em potes de sobremesa. Para isso, coloque uma parte do creme em cada taça, cubra com algumas fatias de chocotone e finalize com o creme. Após, polvilhe com o chocolate em pó, cubra com filme plástico, leve à geladeira por 4 horas e sirva gelado.

Dica:

Caso não encontre o mascarpone pronto, você pode apostar no preparo caseiro. Para isso, basta usar 500 ml de creme de leite fresco e o caldo de 1 limão. Primeiro, numa panela média, leve o creme de leite fresco ao fogo baixo e mexa até começarem a subir as primeiras bolhas. Então, junte o caldo de limão e mexa delicadamente, ainda em fogo baixo, por mais 5 minutos até engrossar levemente. Após, desligue o fogo e deixe amornar na própria panela, em temperatura ambiente por 20 minutos. Afinal, esse tempo de descanso é fundamental para atingir a consistência certa antes de drenar.

Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela. Se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio. Coloque o creme na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por no mínimo 6 horas. Assim, o creme vai liberar o soro aos poucos e ficar firme, com a consistência do mascarpone. Mas atenção: alguns cremes levam mais tempo para atingir a consistência, verifique com uma colher e se necessário deixe drenar por mais tempo. Quando estiver pronto, transfira o mascarpone para um recipiente com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 3 dias.

Caso também não encontre o creme de leite fresco, você pode substituí-lo por duas xícaras de chá de nata. Ou, ainda, usar duas latas de creme de leite de 300g. Porém, nesse caso, não leve ao fogo, apenas junte e misture ao caldo de um limão. Em seguida, deixe drenar numa peneira forrada por pelo menos 4 horas ou até ficar firme.

 

 6. BROWNIE COM FRAMBOESAS

Ingredientes:

– 150 g de manteiga
– 150 g de chocolate meio amargo
– 150 g de chocolate ao leite picado
– 4 ovos médios
– 10 colheres (sopa) de açúcar
– 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo (100g)
– 1 colher (sopa) de baunilha
– 150 g de farinha de trigo
– 100 g de framboesas frescas

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e o chocolate meio amargo no micro-ondas ou em banho maria até formar uma mistura esteja homogênea. Então, em outro recipiente, bata os ovos, o açúcar e o açúcar mascavo. Em seguida, adicione a baunilha e incorpore à mistura a manteiga e o chocolate meio amargo derretidos. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e, por último, o chocolate ao leite picado. Depois, despeje a mistura em uma forma retangular (20x30cm) untada com manteiga e com o fundo forrado com papel-manteiga, untado. Logo após, distribua as framboesas por toda a massa, afundando-as levemente, e leve ao forno médio (180°C) preaquecido. Então, asse por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja firme e seca. Deixe esfriar, retire da assadeira, corte em quadrados e sirva a seguir.

Aliás, por conter fruta fresca, a dica é conservar o brownie na geladeira até o momento da ceia de Natal. Assim, antes de servir, basta aquecer as porções no micro-ondas, por cerca de 20 segundos. Caso não encontre framboesa, substitua pela mesma quantidade de morangos picados em pedaços médios. Inclusive, é possível incrementar sua receita com uma calda de frutas vermelhas ou geleia.

 

7. BOLACHINHAS DE NATAL

Ingredientes para a massa:

– 500 gramas de farinha de trigo
– 200 gramas de açúcar
– 75 gramas de manteiga em temperatura ambiente
– 4 ovos
– 1/2 colher de sopa (rasa) de bicarbonato de sódio ou amônio

Ingredientes para a cobertura:

– 1 clara de ovo
– 1 e 1/4 xícara de açúcar refinado
– Gotas de limão

Modo de preparo da massa:

Misture todos os ingredientes numa vasilha. Em seguida, numa superfície plana, abra a mistura com um rolo de massa e corte com um cortador de biscoito. Depois, unte a forma e espalhe as bolachinhas deixando um espaço entre elas. Então, leve para assar em forno médio, preaquecido até dourar.

Modo de preparo da cobertura:

Misture bem todos os ingredientes numa vasilha. Logo depois, espalhe sobre as bolachinhas já assadas e decore conforme o seu gosto. Após, deixe por cinco minutos em forno baixo novamente ou até que a cobertura seque.

 

Foto: iStock/Choreograph