Em tempos de alta tecnologia, os jogos de tabuleiro não apenas resistem, como inclusive ganham mais espaço nos lares das famílias brasileiras

Diversão em família: jogos de tabuleiro revivem seu sucesso

Na contramão do excesso de exposição às telas, os jogos de tabuleiro estão de volta aos lares dos brasileiros. Aliás, durante a quarentena, eles têm contribuído também para conservar a saúde mental de jogadores de todas as idades. Afinal, esses jogos desempenham um importante papel social ao reunir e aproximar a família. Além disso, ajudam a manter o cérebro ativo, estimulam o desenvolvimento cognitivo, reduzem o estresse e promovem vários outros benefícios. Dessa forma, o mercado de jogos de tabuleiro (ou, modernamente, “board games”), não apenas resiste como segue apresentando inúmeras novidades. Sobretudo para manter o interesse de crianças e adultos em atividades lúdicas e prazerosas.

Diferentemente dos jogos clássicos, que normalmente apresentam partidas bastante longas, os títulos modernos trazem experiências mais ágeis e estimulantes. Ao mesmo tempo, algumas versões tradicionais tornaram-se ainda mais atrativas a partir da combinação com aplicativos para dispositivos móveis. Logo, há opções para todas idades e perfis e que são capazes de garantir muita diversão em família. Assim, confira as dicas da H.Lar e aproveite os melhores momentos na companhia daqueles que são mais importantes para você!

 

JOGOS DE TABULEIRO PARA ANIMAR A ROTINA

Mesmo que todos os membros da família estejam presentes num mesmo cômodo, o foco nem sempre está nas interações pessoais. Afinal, outras situações da rotina costumam desviar a atenção. Seja um programa na TV ou atividades em celulares e tablets, por exemplo. Já os jogos de tabuleiro envolvem os participantes de maneira ativa e pessoal, motivando-os a competir ou colaborar. Consequentemente, as famílias se unem em atividades agradáveis que ajudam a estreitar os vínculos emocionais. Além disso, podem melhorar até mesmo a comunicação entre seus membros. Por isso, conheça a seguir algumas opções bacanas para investir em suas relações familiares.

 

CÓRTEX DESAFIOS! 2 (2017)

Recomendado para maiores de 14 anos, envolve 2 a 6 jogadores numa partida de aproximadamente 15 minutos.

Córtex 2 é um jogo de cartas que testa a memória, a cognição e a percepção sensorial de seus jogadores. Assim como na primeira versão, traz desafios rápidos e intrigantes para testar o cérebro de pessoas de todas as idades. Além disso, o jogo contém cartas com textura e, com isso, acrescenta um elemento diferente para incrementar as partidas.

 

ICE COOL (2016)

Recomendado para maiores de 5 anos, envolve 2 a 4 jogadores numa partida de aproximadamente 20 minutos.

Ice Cool é um jogo bem divertido, que exige destreza e coordenação para orientar o caminho das peças pelo tabuleiro. Em outras palavras, os jogadores devem usar “petelecos” para movimentar os pinguins que estão em busca de peixes. Assim, vence a partida quem conseguir obter a maior quantidade de peixes.

 

PUERTO RICO (2002)

Recomendado para maiores de 14 anos, envolve 2 a 5 jogadores numa partida de aproximadamente 90 minutos.

Puerto Rico é um jogo de estratégia que demanda as melhores decisões para administrar os recursos de sua fazenda. Para isso, os jogadores têm a missão de conduzir de maneira eficiente suas plantações de diferentes culturas. Assim, além de plantar milho, tabaco, açúcar e café, é necessário construir prédios e negociar os produtos no mercado. Aliás, todo o jogo remonta ao período das grandes navegações.

 

TICKET TO RIDE (2005)

Recomendado para maiores de 10 anos, envolve 2 a 5 jogadores numa partida de aproximadamente 60 minutos.

Ticket to Ride é um jogo dinâmico e desafiador, com regras simples e que requer bastante estratégia dos jogadores. Apesar de ter sido lançado em diversas versões, sua dinâmica se mantém em todas elas. Ou seja: o objetivo é utilizar seus recursos para construir a maior linha de trens do mapa e completar suas missões. Como, por exemplo, interligar Edimburgo a Constantinopla ou Lisboa a Moscou (na versão com o mapa da Europa). Dessa forma, também é possível “visitar” grandes cidades e aprimorar seus conhecimentos em geografia.

 

BANCO IMOBILIÁRIO COM APLICATIVO (2016)

Recomendado para maiores de 8 anos, envolve 2 a 6 jogadores numa partida de aproximadamente 60 minutos.

Mais moderno e competitivo, o Banco Imobiliário lançado em 2016 levou um dos melhores jogos de tabuleiro para o universo digital. Agora, a versão do título com aplicativo traz o dinamismo do mundo dos negócios para os dias atuais. Dessa forma, é possível montar estratégias, comprar e vender imóveis e ficar rico. Desde que, é claro, o jogador tenha uma boa gestão de seus ativos, especialmente ao usar o cartão.

 

SUPER JOGO DA VIDA (2014)

Recomendado para maiores de 8 anos, envolve 2 a 6 jogadores numa partida de aproximadamente 45 minutos.

Antes mesmo do Banco Imobiliário, outro jogo clássico que ganhou requintes tecnológicos foi o Super Jogo da Vida. Apesar de não possuir aplicativo, ele inclui uma “maquininha de crédito e débito” que também cumpre a função de roleta. Além disso, ela calcula os juros automaticamente e ainda anuncia o vencedor. Dessa forma, o jogo dispensa a necessidade de ser combinado a qualquer outro dispositivo móvel.

 

WAR: O JOGO DA ESTRATÉGIA (1972)

Recomendado para maiores de 10 anos, envolve 3 a 6 jogadores numa partida de aproximadamente 180 minutos.

Baseado no jogo americano Risk, o War é um dos jogos de tabuleiro mais tradicionais do Brasil. Aliás, é um jogo que fascina os participantes mais competitivos numa disputa acirrada por territórios que pode durar várias horas. Isso porque a partida é regida tanto pela estratégia dos jogadores quanto pela sorte com os dados. Em primeiro lugar, cada participante recebe uma carta com um objetivo a ser cumprido. Em seguida, começa a batalha entre os exércitos que são distribuídos no tabuleiro – um mapa dividido em seis regiões.

 

DICA BÔNUS

Para tornar suas escolhas mais fáceis, uma boa dica é acompanhar as novidades reunidas pelo site Ludopedia. Conforme os idealizadores, o portal é atualmente a maior referência para jogos de tabuleiro do Brasil. Afinal, possui o maior acervo de jogos cadastrados, canais, leilões, podcasts, vídeos, imagens, fóruns e reviews. Vale a pena conferir! 🙂

 

Foto: iStock/Lacheev