Assim como em diversos ramos, a pandemia acelerou a adoção de tendências digitais no mercado imobiliário, sobretudo com as visitas virtuais

Novo normal: alta tecnologia é aliada do mercado imobiliário

Ainda que com muitos recursos tecnológicos disponíveis, transformar tendências em práticas é um processo que normalmente demanda algum tempo. Afinal, você alugaria ou compraria um imóvel a partir de uma negociação 100% online? Provavelmente a situação lhe traria uma sensação de estranhamento, pois representa algo ainda bastante diferente do usual. Aliás, há detalhes que são fundamentais de se observar antes de comprar uma casa ou apartamento. Porém, com a pandemia do coronavírus, o mercado imobiliário precisou se adaptar rapidamente. Logo, imobiliárias, incorporadoras e construtoras adotaram uma série de ferramentas digitais que ajudaram a viabilizar a continuidade dos negócios. Assim, abriram caminho para diversos recursos que permaneciam em estágio inicial, tinham uso restrito ou nem eram utilizados ainda. Exemplos disso são as visitas virtuais, fotos e vídeos em 360° e contratos eletrônicos. Mas, a partir dessas experiências, já é perceptível que a digitalização do mercado imobiliário veio para ficar.

 

AVANÇOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO

 

VISITAS VIRTUAIS COM FOTOS E VÍDEOS EM 360°

Já faz anos que a H.Lar emprega inovação e tecnologia a favor dos negócios. Inclusive, ainda em 2017, o hotsite do Esplêndido Residências ilustrou muito bem essa questão. Afinal, possibilitava ao público experimentar virtualmente a sensação de olhar o horizonte a partir de seis alturas diferentes do prédio. Mesmo que, na época, o empreendimento do mais alto padrão no coração de Novo Hamburgo ainda estivesse em construção. Além disso, a página trazia vasta coleção de imagens do acompanhamento da obra, bem como perspectivas em 3D. De lá para cá, fotos e vídeos produzidos com câmeras 360° têm sido cada vez mais utilizadas pelo mercado imobiliário. Aliás, do mesmo modo que as câmeras e aplicativos de realidade aumentada. Assim, de maneira remota, é possível conhecer em detalhes todos os imóveis que despertam a curiosidade dos clientes.

Depois dessa primeira análise, fica mais fácil definir quais visitas presenciais serão mais certeiras em relação aos interesses do consumidor. Com isso, consegue-se otimizar o tempo de negociação e reduzir o desgaste de percorrer a cidade em busca de diferentes imóveis. Além disso, é uma forma de garantir mais segurança a condôminos e proprietários. Afinal, reduz-se a circulação de pessoas nos imóveis, com visitas mais focadas em clientes realmente interessados em fazer negócio.

 

CONTRATOS ELETRÔNICOS

O contrato eletrônico talvez seja a maior e mais significativa mudança implementada durante a pandemia. Afinal, a possibilidade de fechar um negócio de maneira totalmente digital torna o processo muito mais rápido e cômodo. Pois, além de desburocratizar a questão, traz muitas vantagens a todos os envolvidos. Especialmente para quem tem um imóvel em outra cidade ou Estado, por exemplo. Dessa forma, tudo pode ser resolvido de maneira remota. Além disso, o cliente consegue ler o documento, consultar seu advogado e tomar uma decisão de maneira absolutamente tranquila.

 

APROVAÇÃO DE CRÉDITO ONLINE

Outra etapa que se tornou muito mais simples foi a aprovação de crédito. Isso porque, antes da pandemia, era preciso imprimir documentos, fazer cópias e levá-las pessoalmente até a instituição de crédito. Em contraste, isso é agora facilmente resolvido com uma foto do seu documento feita a partir de um smartphone. Em seguida, passados alguns minutos, o cliente já recebe a resposta sobre sua avaliação de crédito.

Como se vê, a tecnologia é uma grande aliada para romper a burocracia, acelerar processos e revolucionar o mercado imobiliário. Ao mesmo tempo, é evidente que as pessoas sempre terão um papel fundamental na hora de concretizar bons negócios. Ou seja: quando os melhores profissionais encontram as tecnologias certas, a negociação é muito mais tranquila para todos os envolvidos!

 

Foto: iStock/bernardbodo