Limpar e organizar a casa pode ajudar a diminuir a ansiedade

Apesar de muitas vezes serem associadas a desânimo e estresse, as tarefas domésticas também são capazes de produzir efeito contrário. Ou seja, podem servir como estratégia de combate à angústia e à ansiedade, ajudando a cuidar da saúde psicoemocional. Principalmente porque o ato de limpar a casa e colocar os ambientes em ordem gera sensações de relaxamento e tranquilidade. Afinal, ao arrumar o que estava bagunçado, as pessoas têm uma impressão de “controle” sobre o ambiente. Consequentemente, afastam o sentimento de incerteza que costuma permear a vida humana. Portanto, reservar alguns minutos diários para executar uma tarefa doméstica pode contribuir para aliviar um pouquinho das tensões da mente. Assim, vale a pena ponderar e colocar em prática o famoso trocadilho da “ter-a-pia”. Seja varrendo o chão, lavando louça, organizando brinquedos ou recolhendo e dobrando aquelas roupinhas espalhadas pelo quarto.

 

ARRUMAÇÃO VERSUS ANSIEDADE

Por mínima que seja, a sensação de ter algo sob controle consegue diminuir os efeitos de estresse, angústia e ansiedade. Por isso, sentir-se responsável e agir proativamente em relação a qualquer coisa é um bom caminho para conquistar o bem-estar. Dessa forma, organizar e limpar a casa funciona como uma espécie de “reforço positivo” para o cérebro. Aliás, existem explicações científicas e psicológicas para isso. Por exemplo: num estudo feito pela OfferUp, 70% dos pesquisados declararam que arrumar a casa oferece um sentimento de realização. Além disso, 61% disseram que as tarefas domésticas os fazem se sentir bem, e 54% garantiram encontrar relaxamento nessas tarefas.

Enquanto isso, a Psicologia relaciona as tarefas domésticas aos rituais da mente humana, que tem predileção por prever as coisas. Aliás, quem não gosta de saber o que está acontecendo consigo, com outras pessoas e com o mundo? Porém, quando as situações ficam mais imprevisíveis e caóticas, surgem a tensão e a ansiedade. Inclusive, este momento de pandemia é um exemplo para lá de atual. Especialmente em função de que limpar a casa e organizá-la deixa toda a família segura e confortável em seu espaço.

Em outras palavras, tudo isso traz efeitos muito positivos para a saúde mental e contribui para o alívio do estresse. Tanto que há até uma analogia entre arrumar a casa e a paz de espírito. Afinal, segundo vertentes da Psicologia, o que ocorre no ambiente externo reflete o próprio interior dos indivíduos. Aliás, mesmo que a situação varie conforme cada personalidade, ambientes desorganizados e caóticos favorecem sintomas de depressão e ansiedade. Diante disso, o ideal é encontrar um equilíbrio saudável entre situações extremas.

 

DICAS PRÁTICAS PARA DIMINUIR A ANSIEDADE

É natural sentir estresse, angústia e ansiedade às vezes. Logo, não é preciso – nem faz sentido – virar uma pessoa obsessiva por limpeza e organização. Porém, com algumas dicas simples e práticas, é possível garantir mais bem-estar sem complicação.

Para começar, pesquise sobre utensílios capazes de tornar as tarefas domésticas mais práticas, assim como produtos e acessórios. Outra sugestão é começar com pequenos atos, como arrumar a cama ao acordar e não deixar a louça acumular. Especialmente quando é possível resolver a tarefa em poucos minutos. Além disso, recursos tecnológicos que transformam o lar numa casa conectada também são ótimos para ampliar o controle da situação. Assim, basta experimentar novos hábitos, aos poucos, e descobrir o que funciona melhor para você!

Eventualmente, a partir dessas observações, você percebe que precisa de mais espaço para organizar tudo no lugar. Ou, ainda, que sua casa atual é grande demais, exigindo muito tempo de limpeza e arrumação. Em ambos os casos, até fazer uma mudança pode acabar sendo uma decisão favorável para sua qualidade de vida. De qualquer forma, o importante é encontrar seu ponto de equilíbrio – e boa organização tende a ser um bom começo! 🙂

 

Foto: iStock/YakobchukOlena