O consumo consciente e sustentável de produtos, água e energia elétrica é o ponto de partida para ajudar o meio ambiente

Dicas para adotar um estilo de vida mais sustentável em casa

Sustentabilidade: é fácil perceber como essa palavra ganhou importância nos últimos anos. Aliás, o motivo para isso também é, de certa forma, simples. Com o agravamento de problemas como o aquecimento global, multiplicaram-se iniciativas pela redução do impacto humano sobre o meio ambiente. Nesse sentido, a ideia é que consigamos viver de forma mais sustentável. Ou seja, em harmonia com a natureza, preservando os recursos naturais do planeta.

Um exemplo de projeto criado de forma ecológica é o Partec Green, no Parque Tecnológico São Leopoldo, junto à Unisinos. Voltado ao uso de empresas, o empreendimento conta com design sustentável, que reduz expressivamente o consumo de energia elétrica. Mas essa dinâmica não precisa – nem deve! – estar presente apenas em modernos complexos comerciais. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia, em casa, também são muito importantes.

Pensando nisso, hoje a H.Lar traz quatro dicas de como fazer a sua parte para cuidar do meio ambiente. Confira!

 

  1. UTILIZE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Uma das atitudes que mais ajuda a natureza é diminuir a produção de lixo em casa. Sobretudo de plástico, que muitas vezes não pode ser reciclado e demora centenas de anos até se decompor. Assim, para um estilo de vida sustentável, evite materiais descartáveis – como copos, talheres e pratos de plástico. Da mesma forma, na hora de fazer compras, dê preferência a produtos que venham em embalagens recicláveis de vidro, papel ou papelão. Além disso, para diminuir o uso de saquinhos plásticos, que tal levar sua própria sacola ecológica na ida ao supermercado?!

 

  1. SEPARE SEU LIXO

Além de mudar os hábitos de compra, também é importante passar a separar o lixo, classificando-o entre seco e orgânico. Para tanto, basta adquirir um segundo cesto de lixo para sua casa e ali depositar vidros, metais, papeis e plásticos recicláveis. Na hora de levar esse lixo para ser recolhido, siga as orientações da prefeitura de sua cidade. Em Novo Hamburgo, por exemplo, a administração municipal está instalando contêineres para coleta seletiva. O lixo orgânico (restos de comida e resíduos de banheiro) deve ser colocado nos contêineres laranjas. Já os materiais recicláveis devem ser despejados nas lixeiras verdes.

 

  1. FAÇA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Outro hábito sustentável que ajuda muito o meio ambiente é a diminuição do consumo de água e luz em casa. Assim, procure reduzir o tempo do banho e evite deixar torneiras abertas enquanto escova os dentes ou lava louça. A mesma lógica serve para a energia elétrica: lembre-se de desligar lâmpadas e aparelhos que não estejam em uso. Além disso, é possível usar a tecnologia a favor do planeta. Lavadoras de roupa e de louça permitem grande economia no consumo de água. Aliás, sempre que for comprar um novo eletrodoméstico, procure pelo selo “Procel”. Ele é garantia de que aquele aparelho possui eficiência energética.

 

  1. REDECORE O AMBIENTE

Por fim, que tal levar mais natureza para dentro da sua casa? O uso de materiais naturais, inclusive, é uma forte tendência na área de decoração de interiores. Isso porque plantas são uma ótima forma de dar mais vida à sala, à cozinha ou ao home office. Além da parte estética, elas ajudam a regular a temperatura dos ambientes, especialmente no verão. Afinal, um cômodo com folhagens tende a ficar fresquinho mesmo nos dias mais quentes!

 

Quer mais dicas de como usar plantas para decorar sua casa? Então confira este outro post do nosso blog que fala especificamente sobre isso. Seguindo nossas recomendações, com certeza seu estilo de vida pode ficar ainda mais sustentável! 🙂

 

Foto: iStock/Bruno Giuliani