Especialmente após a pandemia, quando vier a retomada da rotina, ter uma casa conectada será alternativa para manter a atenção com o lar

Casa conectada: como manter o controle do seu lar à distância

Ainda antes da pandemia, a Internet das Coisas  já figurava como forte tendência para revolucionar o futuro da habitação. Porém, um novo estilo de vida decorrente da quarentena pode ter contribuído para acelerar mais este processo. Afinal, com o suporte da tecnologia, as pessoas conseguirão preservar sua ligação com o lar, mesmo à distância. Portanto, saiba mais sobre alguns dos recursos que já estão transformando os lares em diversas regiões do Brasil.

 

COMO COMEÇAR UMA CASA CONECTADA

Contar com equipamentos que trocam dados via internet é o princípio básico para ter uma casa conectada. Por isso, a dica inicial é pesquisar como está o avanço dessa tecnologia no Brasil. Ou seja: quais aparelhos já estão disponíveis no mercado nacional e quais dos importados apresentam boa compatibilidade de uso. Além disso, é importante analisar preços, marcas, seus conceitos e objetivos de aplicação. Afinal, as possibilidades oferecidas pela Internet das Coisas são imensas. Mas o que pode ou deve compor o “kit básico” para começar um projeto desse tipo? Pois a H.Lar reuniu dez dos principais dispositivos já disponíveis no mercado brasileiro. Conheça-os a seguir.

 

1.     SMART SPEAKER

Objeto de desejo de todo fã de tecnologia, o smart speaker (alto-falante inteligente) representa peça central de uma casa conectada. O mais famoso é o Echo Dot – modelo de entrada da Amazon. Com ele, a assistente virtual Alexa é literalmente levada para dentro de casa. Assim, a partir de comandos de voz, é possível assegurar a execução de diversas tarefas. Ou seja: um smart speaker possibilita gerenciar uma gama de dispositivos inteligentes compatíveis com seu respectivo sistema. A lista inclui televisores, geladeiras, lâmpadas e tomadas inteligentes, para ficar com alguns exemplos. Consequentemente, pode-se usar a voz para acender e apagar luzes, trancar portas, gerenciar centrais de automação e muito mais. Semelhantemente à Siri e ao Google Assistant, a Alexa está “embarcada” nos smart speakers Echo Dot, Echo e Echo Show. Aliás, todos podem ser utilizados também para ouvir músicas, notícias e podcasts, é claro.

 

2.     CONTROLE REMOTO WI-FI UNIVERSAL

Outro dispositivo capaz de integrar e comandar funções de outros equipamentos da casa conectada é o controle remoto wi-fi universal. Aliás, o aparelho representa uma solução simples e acessível para conectar aparelhos comuns costumeiramente presentes em qualquer casa. Isso inclui televisores, sistemas de home theater e condicionadores de ar comandados por controle remoto infravermelho, por exemplo. Basta posicionar o controle universal num ponto em que ele “enxergue” os dispositivos e, a seguir, conectá-lo à rede wi-fi. Dessa forma, será possível aposentar os controles específicos de cada aparelho, usando seu próprio smartphone para fazer tudo. Isso porque o gadget inteligente recebe os comandos via wi-fi e os converte em sinais infravermelhos, direcionando-os aos respectivos equipamentos. Além disso, pareando o controle remoto universal com assistentes virtuais como a Alexa, é possível comandar tudo por voz.

 

3.     PLUGUES INTELIGENTES

Num primeiro momento, não é preciso trocar todos os seus equipamentos para testar os recursos de uma casa conectada. Afinal, plugues e tomadas inteligentes têm se mostrado alternativas eficientes e acessíveis para isso. Ou seja: com eles, é possível ligar e desligar qualquer aparelho eletrônico pelo celular, a partir de qualquer lugar. Aliás, por fora, os dispositivos parecem comuns. No entanto, por dentro, plugues e tomadas inteligentes contam com muita tecnologia e conexão wi-fi. Isto é, eles basicamente “transformam” qualquer equipamento comum num eletrodoméstico inteligente. Assim, é possível “smartificar” uma torradeira, cafeteira, panela elétrica e muitos outros itens. Dessa forma, antes mesmo de chegar em casa você poderá gerenciar os aparelhos a partir de um aplicativo para smartphone. Aliás, outro benefício do plugue inteligente é medir o consumo de energia de cada equipamento em tempo real.

 

4.     LÂMPADA WI-FI

Apesar de muito semelhantes às lâmpadas comuns, as versões wi-fi podem ser controladas pelo celular. Mais do que isso, oferecem não apenas uma, mas até milhões de possibilidades de cores. Assim, você pode tanto controlar a tonalidade quanto a intensidade da iluminação de vários cômodos de sua casa conectada. Seja para criar aquele clima para o cineminha ou jantar romântico, seja para iluminar e colorir as festas. Inclusive, por ser dotada de tecnologia LED, a lâmpada wi-fi também oferece consumo baixíssimo de energia. Além disso, permite agendar horários para acender e apagar. E, é claro, pode ser comandada por voz com o uso de uma assistente virtual compatível.

 

5.     INTERRUPTOR INTELIGENTE

Por falar em gerenciamento, com o interruptor inteligente é possível controlar a iluminação da casa inteira num único ponto. Isso porque, uma vez conectado ao wi-fi, ele pode ser tanto acionado pelo botão quanto controlado via aplicativo. Assim, fica fácil ligar ou desligar suas lâmpadas de onde você estiver! Além disso, consegue agendar ou temporizar os acionamentos por meio do app para smartphone.

 

6.     FECHADURA DIGITAL WI-FI

Por si mesma, a fechadura digital já é um recurso inovador. Afinal, elimina a necessidade de uma chave tradicional e pode ser aberta com uso de biometria. Já a fechadura digital wi-fi incrementa essa funcionalidade, oferecendo ainda mais controle e segurança à casa conectada. Isso porque ela pode ser aberta e fechada a qualquer distância, por meio de um aplicativo. Logo, é ideal para garantir que suas portas estarão sempre trancadas. Ao mesmo tempo, permite liberar a entrada para convidados em casos de necessidade, mesmo que você não esteja por perto.

 

7.     CÂMERAS IP

É claro que abrir a porta de casa para alguém sem estar presente pode não ser uma atitude confortável. Porém, ao combinar uma fechadura digital wi-fi às câmeras de segurança IP, fica fácil acompanhar a movimentação na casa conectada. Por isso, as câmeras representam uma solução completa de segurança e gerenciamento para o lar. Sobretudo porque, conectadas ao wi-fi, são capazes de fornecer imagens e áudio, mesmo durante a noite. Por isso, vale a pena investir em equipamentos de qualidade, com alta resolução e visão noturna. Aliás, dá até para programá-las para que enviem alertas automáticos ao seu celular diante de qualquer movimento incomum.

 

8.     VIDEOPORTEIRO CONECTADO

Unindo áudio e imagens, o videoporteiro é outro recurso bacana de se ter numa casa conectada. Afinal, com ele é possível atender ao interfone mesmo sem estar presente no lar. Assim, você consegue ver quem está batendo à porta e resolver qualquer assunto à distância. Aliás, o recurso também é capaz de detectar movimento e enviar notificações para o seu celular. Inclusive pode mandar imagens de pessoas que passaram pela frente de sua casa. Dessa forma, funciona também como um reforço em sua segurança residencial.

 

9.     SENSOR DE FUMAÇA

Tão importante quanto a proteção da área externa é o cuidado e a prevenção em ambientes internos da casa conectada. Por isso, os sensores de fumaça wi-fi fazem parte dos equipamentos básicos dos lares contemporâneos. Afinal, são ideais para ajudar a detectar princípios de incêndio e, assim, evitar transtornos maiores. Além de práticos, esses equipamentos têm fácil instalação: dotados de bateria e sistema “plug & play”, basta fixá-los no teto.

 

10. AR- CONDICIONADO INTELIGENTE

Por fim, a décima dica é uma opção de equipamento já capacitado com a tecnologia da Internet das Coisas. Trata-se do ar-condicionado inteligente. Portanto, ao substituir um aparelho antigo ou equipar um novo ambiente, a versão wi-fi é uma ótima pedida. Dessa forma, será possível controlar o ar-condicionado e ajustar sua temperatura antes mesmo de chegar em casa! Além disso, é possível usar comandos de voz, dispensando totalmente qualquer tipo de controle remoto manual.

 

Bacana, não é mesmo? Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre estes aparelhos, que tal iniciar seu projeto de casa conectada? 🙂

 

Foto: iStock/RossHelen