Determinadas características e atitudes podem ajudar a reconhecer um corretor de imóveis qualificado.

Procurando corretor de imóveis? Saiba como escolher

Em 27 de agosto comemora-se o Dia do Corretor de Imóveis. Ou seja, daquele profissional responsável por identificar os melhores negócios e ajudar a concretizar grandes sonhos. Isso tanto no momento de comprar ou alugar quanto na hora de vender uma propriedade comercial ou residencial. Porém, também por isso é fundamental saber a quem confiar seus planos, assim como prestar atenção às práticas do mercado. Por isso, a H.Lar preparou estas dicas de como identificar um bom corretor de imóveis para cada caso.

 

  1. BUSQUE O CORRETOR DE IMÓVEIS NO CRECI

Qualificação profissional é um quesito básico em qualquer área de atuação. Por isso, a primeira dica é fazer uma busca online no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Dessa forma, é possível certificar-se de que o profissional prestou as provas e está devidamente registrado no órgão fiscalizador.

 

  1. CONSIDERE O ESTILO E O NICHO DESEJADOS

O mercado imobiliário também se divide em áreas de especialização. Assim, um corretor de imóveis pode ter sua atuação baseada em diferentes critérios. Por exemplo: o generalista (ou funcional) negocia todos os tipos de imóveis. Enquanto isso, o especialista atua em segmentos específicos – classificados por área geográfica, público, tipos de imóveis ou faixas de preço. Consequentemente, estes profissionais conseguem rapidamente se diferenciar dos demais. Afinal, acabam adquirindo maior experiência e vantagem competitiva no seu nicho. Logo, um corretor especializado provavelmente terá mais facilidade para apresentar opções adequadas ao perfil do cliente. Ainda mais para quem busca imóveis com características específicas, como determinadas conveniências ou localizados nos bairros mais valorizados da cidade.

 

  1. ESCOLHA ALGUÉM QUE CONHECE A REGIÃO

Um bom corretor de imóveis é aquele profissional capaz de oferecer as melhores opções baseadas no perfil dos clientes. Por isso, ele deve conhecer muito bem a região do imóvel envolvido na negociação, assim como suas particularidades. Ou seja, precisa estar por dentro da movimentação na área e das taxas de crescimento. Como o trânsito local e os pontos de acesso ao bairro, por exemplo. Também deve conhecer o comércio local e os serviços disponíveis aos moradores. Além disso, precisa acompanhar a valorização dos imóveis e a expectativa de valorização para os anos vindouros.

 

  1. AVALIE SUA REPUTAÇÃO NO MERCADO

Tão importante quanto a qualificação é a experiência e a reputação de um profissional em seu mercado. Por isso, avalie a forma como o corretor de imóveis interage com seus clientes e divulga seu trabalho. Em outras palavras, observe se o profissional pode ser encontrado facilmente em ambientes digitais, como sites e redes sociais. Além disso, avalie se os imóveis que ele oferece combinam com suas expectativas. Afinal, a agilidade no atendimento é um dos pontos mais valorizados por quem está ansioso para realizar um sonho.

 

  1. PRIORIZE RELAÇÕES DE CONFIANÇA

Confiança é a base de qualquer negócio. Sobretudo em áreas que envolvam questões burocráticas, decisões grandes e planejamento de longo prazo. Diante disso, sinceridade, honestidade e transparência são características essenciais a se buscar em um bom corretor de imóveis. Para tanto, é possível sondar seus próprios contatos em busca de indicações que já cheguem com esse “selo de confiança”.

 

Seja na hora de comprar uma casa para morar ou vender uma sala comercial, fique atento! Aproveite as dicas da H.Lar e encontre o profissional mais adequado para transformar seus planos em realidade!

 

Foto: iStock/Drazen Zigic