Itens muito usados na sala de estar, sofás e poltronas devem ser protegidos e limpos com frequência para que durem mais tempo

Pequenos cuidados mantêm sofás e poltronas como novos

A sala de estar é provavelmente o ambiente da casa onde passamos mais tempo. Afinal, ali estão vários itens que nos trazem diversão e conforto, como TVs, videogames, sofás e poltronas. O uso frequente do cômodo, porém, pode acabar acelerando a deterioração dos estofados. Assim, é sempre importante tomar alguns cuidados de higiene e conservação para manter esses móveis como novos por mais tempo. Pensando nisso, trazemos hoje uma série de dicas que vão lhe ajudar a cuidar melhor de seus sofás e poltronas. Confira!

 

PREVENINDO MANCHAS NOS ESTOFADOS

É bastante comum ver TV na sala enquanto se faz um lanche. Assim, são altas as chances de que, eventualmente, alguma bebida ou comida acabe pingando nos estofados. Por isso, é melhor prevenir do que remediar: considere impermeabilizar os tecidos de sofás e poltronas. O serviço costuma ser prestado por estofarias e lojas especializadas. Outra opção é utilizar uma camada extra de proteção, como as capas feitas de sarja. Menos eficientes, mas ainda úteis, são as mantas para sofá. Porém, mesmo protegendo apenas contra pequenos respingos, elas também ajudam a decorar o ambiente. Além disso, vale lembrar que os estofados não devem pegar sol diretamente, pois a luz solar desbota os tecidos.

 

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES

Mesmo quando o tecido é impermeável, é importante agir rapidamente em caso de acidentes com bebidas em sofás e poltronas. Nessas situações, o ideal é secar a área imediatamente com um pano seco. Caso o líquido tenha penetrado no tecido, pressione folhas de papel absorvente sobre o estofado para tentar retirar a substância. Depois, proceda à limpeza propriamente dita, que pode variar conforme o tecido do móvel. De modo geral, a recomendação é utilizar apenas um pano úmido e produtos específicos para este fim.

 

LIMPEZA DOS SOFÁS E POLTRONAS

Para manter os estofados bem conservados também é essencial que limpezas sejam feitas periodicamente. Isso porque, mesmo que não ocorram acidentes e imprevistos, a mobília acumula pó, que pode acabar impregnando a trama dos tecidos. Assim, o ideal é passar o aspirador pelo menos uma vez a cada duas semanas. Aspire tanto o assento e o encosto quanto os cantinhos. Se for possível remover as almofadas, melhor ainda. Inclusive, caso você tenha pets em casa, considere utilizar aqueles adesivos desenvolvidos especialmente para retirar os pelos deixados pelos bichinhos.

 

Com esses cuidados, seus sofás e poltronas vão se manter conservados e você poderá usufruí-los por muito mais tempo!

 

Foto: iStock/LSOphoto