Se a tarefa de organizar roupas é sempre um dilema para você, veja dicas e atitudes simples que podem ajudar a resolver essa questão!

Como organizar roupas (e fazer o bem ao doar algumas delas)

Observado em 19 de julho, o Dia Nacional da Caridade tem o intuito de reforçar o altruísmo e a solidariedade. Aliás, nos últimos meses, tais sentimentos têm sido aflorados diante da pandemia do covid-19. Afinal, iniciativas como distribuição de alimentos e produtos de higiene ou consultas gratuitas nas mais diversas especialidades têm se multiplicado. E, com a chegada dos dias mais frios, as tradicionais campanhas do agasalho devem ampliar essas ações de generosidade. Ao mesmo tempo, a troca de estação também é propícia para organizar roupas e renovar as peças do seu visual. Logo, nada mais oportuno do que reavaliar o seu vestuário e liberar espaço no closet, não é mesmo? Inclusive, assim como organizar o quarto, manter o guarda-roupa arrumado pode garantir mais bem-estar, praticidade e satisfação. Por isso, confira logo abaixo algumas dicas para facilitar esse processo e colocar em prática alguns gestos de caridade!

 

7 TRUQUES PARA ORGANIZAR ROUPAS

  1. ESVAZIE GAVETAS, PRATELEIRAS E CABIDES

O primeiro passo para organizar roupas é desocupar e limpar seus armários com um paninho levemente umedecido. Em seguida, cheque minuciosamente as peças que possam estar ficando velhas. Para isso, avalie o estado de costuras internas e externas, de forros e bolsos. Além disso, veja se a cor da roupa ainda está uniforme, especialmente nas mangas e costas. Logo, chega o momento de pensar se você quer investir em possíveis reparos em determinadas roupas. Então comece a selecionar o que não está em condições de uso e o que pode ser destinado a doação.

  1. SIMULE A REALIZAÇÃO DE UM BRECHÓ

Antes de começar a guardar as roupas novamente, tente imaginar que está num brechó. Assim, avalie se cada uma de suas peças passaria no teste de qualidade para compra. Para tanto, coloque-se no lugar de um(a) cliente e pense se você investiria seu dinheiro naquele item. Porém, nesta fase é preciso agir com máxima sinceridade, critério e desapego. Afinal, trata-se de um importante exercício para liberar espaço no closet. Outra maneira de tomar decisões mais acertadas e livres de sentimentalismo é pedir ajuda de outras pessoas. Dessa forma, amigos ou familiares podem opinar sobre o que ainda combina ou não com seu estilo atual.

  1. INICIE A REORGANIZAÇÃO PELOS CABIDES

Separe os cabides por tipo e cor, caso não sejam todos iguais. Além disso, na hora de guardá-los, coloque todos os ganchos virados para a parte de dentro. Dessa forma é possível garantir uma aparência mais agradável, bem como facilitar a visualização das peças no armário. Aliás, para pendurar, dê prioridade às roupas que amassam. Pois, as demais podem ser dispostas em gavetas e prateleiras. Outra dica para pendurar camisas, camisetas, casacos e jaquetas é dispor as mangas para a frente. Com isso, nenhuma peça irá se enroscar e você ainda conseguirá economizar espaço ao compactar a peça.

  1. AGRUPE SUAS PEÇAS POR TIPOS E MODELOS

Além de setorizar as roupas por estação, ordene as roupas por tipo, de modo que façam sentido para você. Por exemplo: blusas, camisetas, calças, saias; roupas de cima, roupas de baixo; as curtas, as longas; ou por tecidos: dos leves aos mais pesados. Afinal, é possível reunir diferentes looks, deixando mais próximas aquelas peças que combinam entre si.

  1. INVISTA EM EMBALAGENS APROPRIADAS

As peças que você usa ocasionalmente não precisam ficar disputando espaço com itens mais essenciais no dia a dia. Por isso, tire-as de vista e guarde-as com cuidado. Afinal, é preciso preservá-las de situações como manchas e mofo. Para tanto, sacos de TNT são ótimas opções, assim como caixas com pequenas aberturas. Assim será possível garantir alguma ventilação às peças, afinal.

  1. MANTENHA ROUPAS DOBRADAS NUM PADRÃO

Ao dobrar suas peças no mesmo tamanho, você consegue formar pilhas e ganhar espaço no guarda-roupas. Assim, além de favorecer a visualização, você garante mais agilidade para escolher o que vestir.

  1. DESAPEGUE

Você já deve ter ouvido falar em “guarda-roupa cápsula” ou em projetos “minimalistas” de pessoas que buscam viver com menos. Afinal, além de sustentável, um closet com roupas adequadas e de boa qualidade facilita a escolha do que vestir. Assim, é possível (e até mais fácil) montar um guarda-roupa funcional com poucas peças. Afinal, quanto maior a quantidade de roupas, mais provável se perder entre elas.

Ao mesmo tempo, a sensação de doar o que lhe sobra para quem tanto precisa é algo muito recompensador. Então, ao comprar algo novo, priorize o que é capaz de combinar com pelo menos outras três peças que você já tem. Além disso, dê preferência a peças básicas e atemporais, que combinem com você e com seu estilo de vida. Sobretudo aquelas que valorizam seu tipo físico e levem as cores que mais harmonizam com seu tom de pele.

Então… Que tal aproveitar a inspiração do Dia da Caridade e começar a desapegar? 🙂

 

Foto: iStock/Mariakray