Conheça a história e os segredos da pizza italiana, bem como uma receita tradicional que é de dar água na boca!

Gastronomia: domine a receita da legítima pizza italiana

Popularizada pelos italianos a partir de Napóles, a pizza hoje é uma comida global. Em qualquer lugar do mundo a que se vá, lá está ela, servida em restaurantes, lanchonetes e barraquinhas de rua. Aliás, em cada lugar ou região, a receita acaba incorporando caraterísticas locais. No Brasil, por exemplo, estamos acostumados a recheios fartos dos mais diversos e criativos sabores. Mas você sabe como é a legítima pizza italiana? Conhece a história por trás dessa iguaria tão deliciosa? Para sanar essas dúvidas gastronômicas, hoje a H.Lar traz um post dedicado exclusivamente à pizza – e com direito a receita! Confira e fique com água na boca!

 

ORIGEM: QUEM INVENTOU A PIZZA?

Embora seja atribuída aos italianos, a invenção da pizza se deu provavelmente entre os egípcios e os hebreus, há mais de 6.000 anos. Todavia, naquela época a receita era bem diferente. Tratava-se de uma massa simples, feita somente com farinha e água, que ganhava o nome de “pão de Abrahão” ou piscea. Foi apenas durante as Cruzadas, milênios depois, que a receita desembarcou em Nápoles. Então começou a ganhar forma a famosa pizza italiana.

No país da bota, a iguaria recebeu o molho de tomate e os primeiros recheios, como toucinho, peixes fritos e queijo. Afinal, esses eram ingredientes baratos – o que fazia a comida ser muito consumida entre as pessoas mais humildes. Mais tarde, no século XIX, a pizza italiana conheceu seus sabores clássicos, como marinara e Marguerita. Assim, ganhou fama e popularidade, sendo inclusive levada a outros países. No Brasil, a pizza chegou pelas mãos dos imigrantes italianos que se estabeleceram em São Paulo no início do século XX.

 

DIFERENÇAS: PIZZA ITALIANA X BRASILEIRA

Ao longo dos anos, a receita da pizza brasileira começou a se distanciar daquela original vinda da Itália. Hoje, é comum encontrarmos por aqui pizzas com massa mais grossa e bordas recheadas de queijo catupiry ou cheddar. Além disso, os recheios das pizzas tupiniquins são tão variados e criativos quanto a mente do povo brasileiro. Isso tudo faz da nossa pizza um prato muito versátil e delicioso, mas bem diferente da receita original.

A pizza italiana possui massa fininha, com bordas sequinhas e crocantes. Os recheios também tendem a ser mais simples, evitando a confusão de sabores. Assim, a receita italiana sempre utiliza matérias-primas de ótima qualidade, fazendo com que seja possível identificar e degustar cada ingrediente. Outra diferença é o tamanho. No Brasil, estamos acostumados a compartilhar uma pizza grande entre várias pessoas. Já na Itália, a pizza normalmente é servida em porções individuais.

 

RECEITA: A LEGÍTIMA PIZZA MARGUERITA

A Marguerita é provavelmente a mais famosa das pizzas italianas. Surgiu em Nápoles, em 1889, pelas mãos do padeiro Rafaelle Esposito. Para servir o rei Umberto I e a rainha Margherita, ele criou um sabor que contivesse as cores da bandeira da Itália. Assim, utilizou manjericão (verde), queijo (branco) e tomate (vermelho). A rainha gostou tanto da pizza que seu nome acabou sendo escolhido para batizar a receita.

A seguir, confira como preparar em casa essa deliciosa pizza italiana, desde a massa até o recheio.

 

Preparando a massa

Ingredientes:

– 250g de farinha de trigo;
– ½ colher (chá) de sal;
– 1 tablete de fermento biológico fresco ou ½ envelope (5g) de fermento biológico seco;
– 125ml de água morna;
– ¼ colher (chá) de açúcar;
– 5 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Numa tigela, adicione a farinha de trigo e o sal. Misture-os e faça um buraco no meio. Reserve. Então, em outro recipiente, dissolva o fermento na água morna e adicione o açúcar. Despeje essa mistura no meio da farinha de trigo e deixe descansar por 30 minutos, em local morno. Depois, acrescente o azeite de oliva e misture tudo com as mãos. Por fim, sove a massa por cerca de 20 minutos e deixe-a descansar por uma hora, coberta com um pano.

 

Montando a pizza

Ingredientes:

– 400g de tomates pelados;
– 4g de sal;
– Manjericão;
– Azeite de oliva;
– 60g de muçarela de búfala;

Modo de preparo:

Numa tigela, coloque os tomates pelados, o sal, algumas folhas de manjericão e um fio de azeite. Esprema tudo com as mãos até que se forme um molho homogêneo. Reserve. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com as mãos, até que fique bem fininha. Na receita da pizza italiana, o ideal é não utilizar rolo ou outro utensílio semelhante.

Passe a massa para uma forma levemente untada com azeite e, sobre ela, espalhe um pouco de molho. Adicione também um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido a 250 graus por 10 minutos. Então, retire a pizza e adicione fatias de muçarela de búfala. Retorne ao forno por outros cinco minutos. Antes de servir, acrescente mais algumas folhas de manjericão.

Assim, está pronta sua legítima pizza Marguerita! Agora é só abrir um bom vinho e apreciar o melhor da culinária italiana. Bom apetite!

 

Foto: iStock/monkeybusinessimages