Divirta-se e aprenda mais sobre reforma, arquitetura e decoração de ambientes com os reality shows mais populares da TV

5 programas sobre reforma e decoração para “maratonar”

Quem gosta de arquitetura, reforma e decoração está sempre atrás de novas inspirações. Seja para planejar a construção da casa dos sonhos, grande e imponente, ou otimizar os ambientes num apartamento pequeno. Então, para ficar por dentro de todas as dicas e tendências da área, nada como “maratonar” séries sobre esse assunto. São várias as opções disponíveis na TV por assinatura. Abaixo, confira cinco atrações imperdíveis para os amantes de decoração.

 

IRMÃOS À OBRA

Comandado pelos gêmeos Jonathan e Drew Scott, o programa é um dos maiores sucessos do canal H&H no Brasil. A começar pelo trocadilho perfeito no título em português – nem o nome original, Property Brothers, consegue o mesmo impacto. Na série, os irmãos mostram como a aquisição do imóvel dos sonhos pode ser muito cara. Assim, sugerem a seus clientes que comprem uma casa mais barata e façam uma reforma para deixá-la perfeita. As transformações mostradas no programa são incríveis, e contam sempre com muito bom humor por parte dos apresentadores.

 

AME-A OU DEIXE-A

Este é outro reality show bastante popular no canal H&H (Home & Health). A cada episódio, é mostrado um casal que está divido entre se mudar ou reformar a própria casa. É aí que entram em cena os apresentadores do programa – um corretor de imóveis e uma arquiteta. Ao longo do episódio, eles precisam competir para ver quem apresentará melhores opções para os clientes. Enquanto a arquiteta faz reformas para convencê-los a ficar na casa, o corretor tenta encontrar o imóvel perfeito para a mudança. O programa possui três versões em exibição no Brasil. Uma é gravada nos Estados Unidos; uma se passa em Vancouver, no Canadá; e outra tem a Austrália como locação.

 

REFORMA À VENDA

Um pouco diferente das outras séries de arquitetura e decoração, esta não tem clientes ou moradores envolvidos. Isso porque o programa é focado na reforma de casas vazias e abandonadas, muitas vezes em péssimas condições. Os episódios começam com o casal de apresentadores adquirindo os imóveis através de leilões, sem poder ver o interior das residências. Depois, eles precisam encontrar uma forma de revitalizar a casa que foi comprada e vendê-la por um bom valor. O programa também é exibido no Brasil pelo H&H.

 

CASA BRASILEIRA

Nesta produção nacional, transmitida pelo GNT, a ideia é mostrar aos expectadores a riqueza e a versatilidade da arquitetura brasileira. Para tanto, cada episódio visita uma cidade ou região do país em busca das casas mais belas e inspiradoras. O programa entrevista os arquitetos responsáveis pelos projetos, apresentando os conceitos de design utilizados em cada obra. Assim, dá para ficar por dentro de todas as tendências do momento nas áreas de arquitetura, construção e decoração de ambientes. Além disso, os próprios donos das casas contam suas experiências como moradores, conferindo toque intimista ao programa.

 

DECORA

Também exibido pelo GNT, o Decora é um programa focado nas pequenas reformas e arrumações que podemos fazer em casa. A cada episódio, o arquiteto Maurício Arruda visita pessoas que estão com dificuldade para organizar ou decorar seus lares. Então, analisa as necessidades dos moradores para sugerir soluções práticas, criativas e elegantes. Como não poderia deixar de ser, o arquiteto sempre leva em conta as preferências dos clientes. Dessa forma, o programa acaba trazendo dicas sobre diferentes estilos, da decoração moderna e minimalista àquela mais vintage e rebuscada.

 

Foto: iStock/Feverpitched