Veja quais são os itens indispensáveis para garantir mais praticidade e eficiência para realizar as tarefas de limpeza em sua casa.

Hora da limpeza: escolha dos utensílios define a praticidade

Para além da higiene, aquele “cheirinho de limpeza” é capaz de despertar o bem-estar de qualquer pessoa. Porém, saber quais produtos e materiais devem ser utilizados é essencial para garantir mais praticidade e eficiência em sua casa. Ainda mais em tempos de quarentena, em que as tarefas domésticas e as atividades profissionais frequentemente disputam o mesmo espaço. Aliás, mesmo quando esse não é o caso, conhecer os utensílios é fundamental para disponibilizar aos encarregados os itens ideais. Da mesma forma, as dicas deste artigo certamente serão valiosas para quem está morando sozinho pela primeira vez. Portanto, veja a seguir como reconhecer os itens essenciais ao encarar prateleiras repletas de produtos destinados à limpeza.

 

OS PRINCIPAIS UTENSÍLIOS DE LIMPEZA

Aspirador de pó

O aspirador de pó está entre os equipamentos mais úteis ao dia a dia. Afinal, é responsável por facilitar muito a remoção de poeira, sujeira e pó do chão de sua casa. Sobretudo com os novos modelos disponíveis no mercado, que são verdadeiros robôs da limpeza, controlados e programados à distância.

Balde

Outro item indispensável para uma boa faxina é o balde. Aliás, ter mais de um desse recipiente pode ser bastante útil, ainda mais se for possível variar entre tamanhos. Basicamente, ele é utilizado para colocar água para higienizar toda a casa. Assim, é útil na hora de passar pano e dissolver produtos de limpeza como desinfetantes, sabão e água sanitária.

Escova

Para remover manchas mais agressivas e impregnadas em roupas e superfícies, a escova é a melhor aliada. Afinal, pode ser utilizada com qualquer produto de limpeza. Porém, o mais comum é combiná-la ao sabão ou detergente. Para isso, basta aplicá-los nas superfícies e esfregar com firmeza.

Borrifador

Um borrifador pode facilitar muito a limpeza de locais mais específicos, como azulejos de banheiro e cozinha. Da mesma forma, agiliza qualquer necessidade de higienização rápida diante de possíveis imprevistos. Assim, ele é ideal para receber produtos de limpeza dissolvidos com água e, então, aplicá-los em qualquer superfície.

Panos semidescartáveis

Geralmente feitos de tecido sintético, os panos semidescartáveis são indicados para a limpeza de pias de cozinha e banheiro. Além disso, podem ser aplicados para tirar o pó de armários e estantes, assim como de objetos de decoração. Após alguns usos, podem ser jogados fora.

 

PRODUTOS DE LIMPEZA

Removedor de manchas

Para livrar-se das manchas em qualquer superfície, tenha sempre em casa um removedor de uso geral. Assim, pode ser aplicado tanto na lavagem de utensílios da cozinha, quanto em paredes, pisos e outras superfícies lisas.

Álcool

Aclamado em tempos de epidemia, o álcool é um desinfetante ideal para limpar locais sujeitos a bactérias. Além disso, é muito útil para higienizar vidros, metais e espelhos. Outra dica é usar uma tampinha do produto para lavar sua roupa. Contudo, tenha cuidado ao aplicar o álcool em sua casa, pois ele pode manchar alguns móveis e objetos.

Limpa-vidros

Outro produto muito eficiente para a limpeza de vidros é o limpa-vidros. Afinal, é capaz de remover manchas ou sujeiras com facilidade. Logo, pode ser aplicado em vitrines, janelas, para-brisas, espelhos ou boxes de banheiro, entre outras superfícies. Além de esfregar para que a sujeira saia do vidro, é preciso enxaguar depois.

Detergente e sabão em barra

Muito utilizado para lavar louça, o detergente possui ação antigordura e sua apresentação neutra pode ajudar a limpar paredes.

Desengordurante

Enquanto isso, o desengordurante é um utensílio especial para a limpeza de superfícies engorduradas, especialmente na cozinha. Isso porque é capaz de quebrar as moléculas de gordura e manter limpos os locais em que é aplicado. Logo, pode ser usado diretamente nas áreas afetadas pela gordura, como azulejos, fogões, pias, micro-ondas e geladeiras.

Sabão em barra

Assim como o detergente líquido, o sabão em barra é um desengordurante muito utilizado para lavar louça. Além disso, é útil para limpezas em geral. Por exemplo: o sabão neutro pode ser usado em qualquer situação, pois não mancha e limpa com uma potência maior. Enquanto isso, o sabão de coco é adotado principalmente na limpeza de roupas brancas.

Sabão em pó

Apesar de parecer básico, é importante ter muito cuidado com o sabão em pó. Pois trata-se de um produto alcalino que pode agredir a pele e causar alergias. Ao mesmo tempo, ele é muito empregado para lavar roupas e calçados, especialmente em máquinas de lavar.

Amaciante

O amaciante é essencial para lavar roupas, pois adere à fibra do tecido e faz com que fique macio e cheiroso. Assim, o ideal é aplicá-lo às peças quando são deixadas de molho.

Água sanitária

Outro produto bastante eficaz na limpeza pesada é a água sanitária. Esse tipo de alvejante só deve ser utilizado diluído em água e com o uso de luvas, pois é corrosivo. Assim, exige muito cuidado em sua manipulação, pois pode causar queimaduras na pele ou lesão nos olhos.

Sapólio

O sapólio é um sabão mineral que retira sujeiras e gorduras, principalmente em panelas ou na pia da cozinha. Também pode ser utilizado em vasos sanitários e é excelente para a limpeza de inox ou o polimento de metais. Aliás, o produto pode ser encontrado em pó ou líquido. Assim, pode ser aplicado diretamente no local ou com a ajuda de um pano ou esponja. Depois, basta retirar o excesso com água e pano seco.

Desinfetante

Finalmente, este é o principal responsável por aquele cheirinho de limpeza em casa. Afinal, o desinfetante é justamente o encarregado por deixar o ambiente com um odor mais agradável. Além disso, possui capacidades esterilizantes e pode ser aplicado em qualquer superfície ou dissolvido na água. Os desinfetantes são capazes de destruir microrganismos, por isso recomenda-se aplicá-los no local e deixá-los agir por uns 15 minutos.

Aromatizador de ambientes

Depois da limpeza, os aromatizadores de ambiente podem ajudar a prolongar a sensação de frescor em sua casa. Aliás, existem diversos modelos no mercado, como os de varetas e em spray, os eletrônicos e os automáticos. Basta eleger o modelo e suas fragrâncias favoritas para ter ambientes sempre cheirosos e agradáveis de se estar.

 

Foto: iStock/nortonrsx