Decoração moderna confere elegância e praticidade ao lar

Decoração moderna confere elegância e praticidade ao lar

Elegante, simples e prática. Com atributos como esses, a decoração moderna conquista praticamente qualquer um. Afinal, quem não quer ter uma casa bonita, leve e funcional? O estilo, bastante popular atualmente, na verdade já existe há um bom tempo. Surgiu ainda na primeira metade do século XX, contrapondo a decoração rebuscada típica dos anos 1800.

Desde então, espaços modernos costumam trazer elementos como linhas retas, cores neutras, materiais naturais e detalhes em aço. Tais características podem ser implementadas tanto no projeto de uma nova construção quanto na hora de renovar um ambiente. Pensando nisso, a H. Lar apresenta algumas dicas de como você pode abrir as portas de casa para a decoração moderna.

 

ADOTE A SIMPLICIDADE

O estilo moderno guarda várias semelhanças com o minimalismo. Ou seja, adota o mote “menos é mais”. Nesse sentido, ambientes com decoração moderna devem ser simples, práticos e sem acúmulo de objetos desnecessários. Observe sua casa e avalie quais móveis de fato são funcionais. Talvez seja hora de se desfazer daquela poltrona que ninguém usa, por exemplo. O mesmo vale para itens decorativos – preserve apenas os que refletem a personalidade dos moradores, como os porta-retratos. Na sala, dê preferência a estantes baixas, sem prateleiras que ocupem toda a parede. Assim, o ambiente fica mais iluminado e leve.

 

PREFIRA MATERIAIS NATURAIS

Implementar uma decoração moderna na sua casa significa também dar preferência a materiais naturais, discretos. Os mais utilizados para superfícies são com certeza a madeira sem tratamento e o cimento cru. Com esses dois elementos é possível criar ambientes incríveis, ao mesmo tempo simples e sofisticados. Nos estofados e acessórios, como sofás e almofadas, prefira as fibras naturais. Já nas áreas frias – cozinha, banheiros, lavanderia –, o aço inoxidável nunca falha em levar aspecto moderno. Especialmente quando aplicado em eletrodomésticos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, assegurando belo impacto visual.

 

ESCOLHA UMA COMBINAÇÃO DE CORES

Em espaços modernos, as paredes e móveis pedem cores neutras – principalmente branco, cinza, bege, marrom e preto. Porém, isso não significa que todo o ambiente deva se restringir a esses tons. É possível trazer personalidade ao cenário com pontos de cor em destaque. Assim, vale experimentar tonalidades vibrantes em almofadas, tapetes ou mesmo numa parede. Outra maneira de trabalhar as cores e ainda incorporar um toque de natureza é com o plantas e folhagens. Aliás, existem várias espécies que se adaptam muito bem aos ambientes internos. Já para quem gosta de arte, a personalização dos espaços pode vir também com quadros e pinturas coloridas sobre superfícies neutras. Uma boa dica para compor a decoração moderna é apostar em arte abstrata ou com padrões e formas geométricas.

 

Foto: iStock/FollowTheFlow