Como guardar vinho em casa: 5 dicas para conservar a bebida

Como guardar vinho em casa: 5 dicas para conservar a bebida

Certos detalhes são essenciais para fazer de um novo imóvel um verdadeiro lar. Assim, para muitas pessoas, contar com um espaço especialmente dedicado a guardar vinho é um desses pré-requisitos. Afinal, quando apreciada com a devida moderação, a bebida torna-se o acompanhamento ideal para relaxar e celebrar bons momentos. Contudo, indo além de rótulos e classificações, certas minúcias são particularmente relevantes para assegurar a qualidade do vinho. Portanto, atente-se a estes cinco critérios para evitar que ele sofra alterações de sabor e aroma ao longo do tempo:

 

  1. Escolha o melhor local para guardar vinho

Diferentemente de outras bebidas que costumam ficar expostas no bar, o vinho precisa ser preservado da luz. Tanto do sol, quanto da iluminação artificial e, especialmente, das lâmpadas fluorescentes. Afinal, garrafas expostas à luminosidade contínua não conseguem conservar as propriedades originais de sabor e aroma da bebida. Por isso, a melhor estratégia para guardar vinho é optar por um lugar mais escuro em sua casa. Assim, caso não possua uma adega, procure estocar o vinho em despensas, armários ou outros compartimentos fechados.

 

  1. Conheça a posição ideal para armazenar as garrafas

Não é à toa que os melhores modelos de adega acomodam as garrafas na posição horizontal. Inclusive, essa é a maneira mais adequada para guardar vinho em casa ou em qualquer outro lugar. Sobretudo porque, desse modo, as rolhas ficam constantemente em contato com a bebida e, assim, se mantêm hidratadas. Além disso, este posicionamento ajuda a inibir a entrada de oxigênio nas garrafas e a consequente oxidação do vinho. Assim, também impede que a bebida tenha sua cor, sabor ou aroma modificados.

 

  1. Procure manter o ambiente na temperatura ideal

Ao escolher o melhor lugar para guardar vinho em sua casa, lembre-se de evitar espaços com temperaturas superiores a 24°C. Afinal, nessas condições, a bebida começará a oxidar e poderá se estragar completamente. Por certo, o ideal é manter a temperatura do ambiente em 12°C. Inclusive, recomenda-se que o armazenamento possa oferecer a temperatura mais constante possível. Isso porque, quanto maior a oscilação, mais prematuro pode ser o envelhecimento do seu vinho.

 

  1. Evite a umidade

Outro fator que costuma afetar uma garrafa de vinho é a umidade. Afinal, se a umidade do ambiente estiver muito baixa, a rolha pode secar e encolher. Consequentemente, a situação permitirá a entrada de oxigênio na garrafa e, assim, o vinho irá se oxidar. Logo, o ideal é buscar manter o nível de umidade entre 65% e 75%.

 

  1. Fique de olho na passagem do tempo

Ainda que se diga que os vinhos ficam melhores com o tempo, praticamente todos eles têm prazo de validade. Consequentemente, para não perder seu exemplar, é de bom tom respeitar estas datas. De modo geral, a maioria dos vinhos tintos pode ser armazenado de 2 a 10 anos. Enquanto isso, os vinhos brancos têm vida mais curta – de 2 a 3 anos.

 

Dito isso, uma boa alternativa para quem quer controlar estes cinco fatores é investir numa adega climatizada. Ou ainda buscar inspirações em projetos de arquitetos e decoradores especializados. Aliás, que tal apostar numa imersão cultural para obter dicas de profissionais que atuam diretamente no Vale dos Vinhedos? Afinal, nada impede que você reproduza em casa o que há de melhor em matéria de estocagem de vinhos! 🙂

 

Foto: iStock/Sviatlana Lazarenka