COMO A INTERNET DAS COISAS VAI TRANSFORMAR AS CASAS DO FUTURO

COMO A INTERNET DAS COISAS VAI TRANSFORMAR AS CASAS DO FUTURO

Inovação, sustentabilidade e muita tecnologia embarcada. Essas são as características que devem orientar o ramo imobiliário nos próximos anos. E muito disso se deve ao avanço da Internet das Coisas, conceito que promete revolucionar as casas do futuro. Isso porque, com os recentes adventos tecnológicos, será possível transformar as residências em verdadeiros espaços inteligentes. Instrumentos e eletrodomésticos serão cada vez mais práticos, funcionais e, inclusive, autossuficientes. Quer saber como? Então nos acompanhe neste artigo para descobrir como será a realidade do futuro.

 

CONECTANDO-SE À INTERNET DAS COISAS

Hoje já é possível usufruir de benefícios da automação residencial, mas isso geralmente se dá por projetos complexos e caros. A Internet das Coisas (IoT), em contrapartida, promete trazer para as casas do futuro tecnologia a custos mais acessíveis. E de forma mais prática também. Isso porque, no conceito IoT, modernizar a residência passa mais pela aquisição de equipamentos que o próprio morador possa instalar. E isso se aplica desde a lâmpadas e fechaduras até a cafeteiras, máquinas de lavar e aparelhos de ar-condicionado. Via wi-fi e bluetooth, todos os equipamentos poderão ser comandados remotamente por aplicativos. Assim, além da praticidade, a Internet das Coisas proporcionará mais economia. Afinal, o controle à distância de equipamentos permite um uso mais otimizado e sustentável, com menos consumo de energia elétrica.

 

COMO SERÃO AS CASAS DO FUTURO?

Versões modernas e tecnológicas de itens domésticos tradicionais já estão, aos poucos, aparecendo no mercado. E essa tendência irá se acentuar ainda mais nos próximos anos. Confira alguns dos itens já existentes que, em breve, devem estar presentes em nossas residências:

Lâmpadas inteligentes: serão controladas por aplicativos em smartphones, tablets ou computadores. Assim, com apenas poucas lâmpadas será possível criar diferentes cenários de iluminação, mudando cores e intensidade da luz. Além disso, poderão ser programadas para acender a apagar em horários pré-definidos ou para adaptarem-se à luz natural.

Fechaduras digitais: alimentadas por bateria e conectadas à internet, irão oferecer muitos recursos de praticidade e segurança. Da mesma forma que as lâmpadas, as fechaduras das casas do futuro poderão ser controladas à distância. Logo, pelo celular será possível destrancar portas para permitir a entrada de alguém quando o dono estiver ausente, por exemplo. Da mesma forma, um alerta poderá ser enviado pela internet em caso de tentativa de arrombamento.

Eletrodomésticos conectados: aquecedores, geladeiras, fornos, máquinas de lavar… Em breve, tudo virá em versões que poderão ser controladas e programadas à distância. “Encomendar” um café para sua cafeteira ainda antes de chegar em casa, por exemplo, poderá ser trivial. Com a automatização dos aparelhos domésticos, as casas do futuro prometem ser mais confortáveis e funcionais.

Espelhos eletrônicos: ao mesmo tempo que refletem sua imagem, também conseguirão analisar sua aparência e dar dicas de beleza. Se equipados com um software voltado à saúde, podem inclusive fazer pré-diagnósticos de doenças de pele e indicar a consulta a um médico especialista.

 

O FUTURO MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA

Enquanto a Internet das Coisas não chega com tudo em nossas vidas, cabe a nós ir preparando o terreno. E é exatamente isso o que a H.Lar já faz em empreendimentos como o Esplêndido Residências. Localizado na área mais nobre de Novo Hamburgo, o edifício é equipado com cabeamento óptico em todos os apartamentos. Assim, cada unidade é entregue pronta para a instalação de centrais de automação. Além disso, possui infraestrutura para dimerização da iluminação, cenarização de ambientes e acionamento remoto de persianas. Tudo o que você precisa para abrir as portas para o futuro.

 

Foto: iStock/AndreyPopov