Como pendurar quadros sem precisar furar as paredes

Para além dos móveis, os quadros, fotos, pinturas, molduras, pôsteres e flâmulas ajudam a dar mais personalidade aos espaços. Porém, mesmo que eles representem uma forte tendência na decoração, algumas pessoas têm certa resistência a investir nesses itens. Muitas vezes, em função de o imóvel ser alugado ou ter paredes recém revestidas ou pintadas, por exemplo. Contudo, algumas dicas sobre como pendurar quadros sem usar pregos ou parafusos podem ajudar a mudar esse cenário. Afinal, além de evitar buracos, essas alternativas também são muito práticas para quem gosta de renovar a decoração com frequência. Aliás, são justamente os pequenos detalhes que contribuem para tornar seu lar mais aconchegante e cheio de estilo.

 

COMO PENDURAR QUADROS COM SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

Saiba como pendurar quadros com fita dupla face da 3MEntre as alternativas mais empregadas para substituir pregos e parafusos em paredes está a fita dupla face. Assim, com diferentes tipos de produtos, para diversas aplicações, a 3M é uma marca que se tornou referência neste mercado. Aliás, as fitas de espuma são as mais indicadas para pendurar quadros. Além de maior fixação, elas oferecem um visual mais limpo à decoração. Afinal, por serem dispostas entre duas superfícies, representam uma solução não aparente. Assim, basta definir o local e ler atentamente as dicas de como pendurar quadros usando a fita. No caso da Fita Scotch Fixa Forte 12 mm, por exemplo, cada 15 cm suportam 500 gramas. Antes de fazer a fixação, certifique-se de que a parede esteja limpa para garantir uma boa colagem.

Fecho 3M CommandGanchos, velcros e fechos metálicos também são opções para quem não sabe como pendurar quadros nas paredes sem furá-las. Diferentemente da fita, os ganchos adesivos de parede são alternativas que ficam mais aparentes. No entanto, é possível disfarçá-los escolhendo os modelos transparentes. Porém, antes de adquirir o produto, veja na embalagem as informações relacionadas ao peso suportado por ele. Outra solução da 3M que fica entre a fita e o gancho são os fechos para quadros da linha Command. Afinal, eles unem suporte para a parede e adesivo para os quadros e outros objetos. Cada par de fechos médios suporta até 1 kg. Já cada par dos fechos pequenos suporta até 500 gramas. Para itens mais pesados, basta calcular a quantidade necessária de pares do produto.

 

OPÇÃO PARA OBJETOS MAIS LEVES E FIXAÇÃO HORIZONTAL

Multi-tak é opção da Pritt

Já para pôsteres e molduras mais leves, uma boa dica é utilizar a massa adesiva. Além de muito versátil, o produto garante boa fixação e remoção fácil. Dessa forma, evita danos às paredes na hora de mudar sua decoração. Atóxica, a massa Multi-tak, da Pritt, é recomendada para colar papéis, pôsteres e fotos em paredes, portas e vidros. Assim, cada quadradinho suporta itens leves de até 250 gramas e pode ser reaproveitado. Enquanto isso, em superfícies horizontais, a Multi-tak também pode ajudar a fixar objetos como calculadoras, telefones, teclados e outros dispositivos.

 

COMO RETIRAR FITA, GANCHOS E FECHOS ADESIVOS SEM DANIFICAR AS PAREDES

Antes de retirar materiais adesivos de superfícies lisas, utilize um secador de cabelo para aquecê-los. Assim que receber os jatos de ar quente, a cola da fita, do gancho ou do fecho deverá começar a derreter. Dessa forma, irá facilitar muito o processo de remoção. Em seguida, no caso da fita, puxe um cantinho dela preso à parede e enrole o restante com a ponta do dedo. Depois, com o auxílio de um algodão ou pano para limpeza, higienize a superfície com álcool isopropílico. Pronto, agora é só redecorar!

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz